Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tal como o assunto indica, por motivos de orçamento - ou falta dele - tenho de pintar cerca de 14 m2 de um tecto de quarto com muitas manchas de condensação. Infelizmente sou total iniciante nisto.
    Comprei uma tinta Robialac Anti-Fungos, e as ferramentas necessárias, mas tenho dúvidas quanto à preparação.
    Tentei limpar com UHU anti-fungos, e não resultou, apenas espalhou o sujo preto.
    Antes de pintar aconselham algum processo de limpeza - quais? Um primário - qual? Arrancar a tinta que lá está?
    Agradeço qualquer sugestão! Anexo imagens do local.
      Screenshot_20240709-143208.jpeg
      Screenshot_20240709-143119.jpeg
  2.  # 2

Passe lixivia pura (sem diluição) com ajuda de um pano e uma vassoura, na zona das manchas e é vê-las a desaparecer quase como por magia.
    Atenção, mantenha o local bem ventilado e use mascara, luvas e proteção ocular.

Deixe secar e depois pinte.
  3.  # 3

Obrigado pela sugestão. Alguma ideia quanto a produtos a aplicar antes de pintar?
  4.  # 4

Um primário e uma tinta adequada. Qualquer marca de tinta tem opções válidas.
    Quanto à condensação, não se esqueça igualmente de resolver o problema da mesma (ventilação).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Xiribu
  5.  # 5

Para os que passaram pelas mesmas dificuldades que eu, e dada a ausência de uma estratégia clara propriamente dita para limpar este tipo de condensação, fica aqui o meu breve testemunho.
    O que se passa é que toda a gente diz o mesmo "basta passar UHU anti-bolor ou lixívia". Mas não, não é "passar", não é esfregar o produto, pelo menos o UHU tem de ficar a atuar! Ou seja, depois de aspergir para o teto tem de se ter muita paciência de espalhar bem a espuma e deixar actuar uns minutos antes de limpar. Claro que tem de se gastar grandes quantidades para criar uma película de produto suficientemente espessa para que fique agarrada ao tecto a actuar. E sim, a gravidade vai fazer com que cai ao chão um pouco também, por isso há que proteger o chão. Mas só assim remove o bolor escuro. Caso contrário aplicando e esfregando logo de seguida só se espalha a porcaria. Ninguém me conseguiu explicar isto nas lojas que vendem estes produtos, enfim. Ah, e o azul não funciona. Só o vermelho.
    Concordam com este comentário: ffteixeira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sognim, fadadolar
  6.  # 6

Tenho um quarto na mesma situação e vou limpa-lo quando tiver mais tempo, portanto obrigada pelo post. Em termos de prevenir isto no futuro, o que é que é possível fazer? O quarto em questão tem janelas de um só vidro e já tentei utilizar um desumidificador mas não notei que funcionasse. Portanto, está na altura de investir em vidros duplos? Há alguma coisa que se possa instalar em janelas/portas para ventilar?
  7.  # 7

Colocado por: anonymageTenho um quarto na mesma situação e vou limpa-lo quando tiver mais tempo, portanto obrigada pelo post. Em termos de prevenir isto no futuro, o que é que é possível fazer? O quarto em questão tem janelas de um só vidro e já tentei utilizar um desumidificador mas não notei que funcionasse. Portanto, está na altura de investir em vidros duplos? Há alguma coisa que se possa instalar em janelas/portas para ventilar?

Olá, compre este produto e aplique.
    https://www.continente.pt/produto/remove-bolores-spray-perfect-finish-cif-6507125.html?srsltid=AfmBOop1n6cePb_1EuYjALVjUKG74lT-zD-g_JCHshtgB2eMT9nFWQOT

Depois pode passar um pano seco, sai em segundos.
  8.  # 8

Colocado por: XiribuPara os que passaram pelas mesmas dificuldades que eu, e dada a ausência de uma estratégia clara propriamente dita para limpar este tipo de condensação, fica aqui o meu breve testemunho.
    O que se passa é que toda a gente diz o mesmo "basta passar UHU anti-bolor ou lixívia". Mas não, não é "passar", não é esfregar o produto, pelo menos o UHU tem de ficar a atuar! Ou seja, depois de aspergir para o teto tem de se ter muita paciência de espalhar bem a espuma e deixar actuar uns minutos antes de limpar. Claro que tem de se gastar grandes quantidades para criar uma película de produto suficientemente espessa para que fique agarrada ao tecto a actuar. E sim, a gravidade vai fazer com que cai ao chão um pouco também, por isso há que proteger o chão. Mas só assim remove o bolor escuro. Caso contrário aplicando e esfregando logo de seguida só se espalha a porcaria. Ninguém me conseguiu explicar isto nas lojas que vendem estes produtos, enfim. Ah, e o azul não funciona. Só o vermelho.
    Concordam com este comentário:ffteixeira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fadadolar

Se quer fazer isso mesmo bem feito, então prepare uns euros, a lixívia é só um atuante instantâneo, mas depois da lixívia ainda tem de meter produto anti algas, bolor, etc, etc, depois primário anti cenas outra vez, e depois uma tinta anti cenas outra vez.. existe packs disso, em poucas quantidades.

https://obricor.com/loja/fachadas-e-muros/primarios-fachadas-e-muros/kit-anti-humidade-branco-acetinado/?utm_source=Google%20Shopping&utm_campaign=Obricor&utm_medium=cpc&utm_term=21702&gad_source=1&gclid=Cj0KCQiAwOe8BhCCARIsAGKeD544ihMK0Gz8nBNACbGM-Mtj_nKT-ftVpTUQJcnrf56cvB-IwEnI2j0aAsUUEALw_wcB

um exemplo
  9.  # 9

Colocado por: anonymagetoda a gente diz o mesmo "basta passar UHU anti-bolor ou lixívia". Mas não, não é "passar", não é esfregar o produto, pelo menos o UHU tem de ficar a atuar! Ou seja, depois de aspergir para o teto tem de se ter muita paciência de espalhar bem a espuma e deixar actuar uns minutos antes de limpar. Claro que tem de se gastar grandes quantidades para criar uma película de produto suficientemente espessa para que fique agarrada ao tecto a actuar. E sim, a gravidade vai fazer com que cai ao chão um pouco também, por isso há que proteger o chão. Mas só assim remove o bolor escuro. Caso contrário aplicando e esfregando logo de seguida só se espalha a porcaria. Ninguém me conseguiu explicar isto nas lojas que vendem estes produtos, enfim. Ah, e o azul não funciona. Só o verm

Colocado por: anonymageTenho um quarto na mesma situação e vou limpa-lo quando tiver mais tempo, portanto obrigada pelo post. Em termos de prevenir isto no futuro, o que é que é possível fazer? O quarto em questão tem janelas de um só vidro e já tentei utilizar um desumidificador mas não notei que funcionasse. Portanto, está na altura de investir em vidros duplos? Há alguma coisa que se possa instalar em janelas/portas para ventilar?

Não posso especular qual será a razão que leva ao aparecimento de manchas de condensação no seu quarto, mas explico-lhe o que acontece no meu caso e talvez possa perceber o seu melhor. Este tipo de manchas está relacionado com vários factores, incluindo falta de bom arejamento e grandes diferenças de temperatura. No meu caso, tratava-se de um quarto com wc, sendo que o WC não tem janela, e a janela do quarto dá para uma marquise fechada. Logo, há pouca circulação de ar e muita acumulação de humidade ambiente. Acresce que o teto é em placa simples no último piso do prédio.
    O que fiz, além de aplicar o UHU, foi passar um primário antifungico e de seguida pintei com tinta antifungica. Para já só passou meio ano, tudo ok, veremos no futuro.

0.0163 seg. NEW