Iniciar sessão ou registar-se
    • LVM
    • 10 julho 2024

# 1

Comprei um frigorifico à Castro Eletrónica, incluindo um serviço "premium" de entrega no domicilio e instalação.
    Como o frigorifico embalado não cabe no elevador (com capacidade para 6 pessoas) e o apartamento fica no 8º andar, os funcionários da transportadora (a empresa Logic), dizem que têm que desembalar o frigorifico e desmontar as respectivas portas no hall de entrada do prédio no r/c, de modo a conseguirem metê-lo dentro do elevador.

Acontece que os referidos funcionários informaram-me que não desembalariam o frigorifico no r/c sem que eu assinasse previamente um termo de responsabilidade do transporte desde esse momento até à sua definitiva instalação.
    Que têm instruções que o dono têm que se responsabilizar pelo equipamento assim que ele é desembalado.

Na verdade existe uma alternativa que é subir a embalagem monstruosa pelas escadas o que acho desumano e desnecessário.
    Mas que existe uma alternativa para o transporte, existe.

A minha questão é:
    Tendo eu comprado um serviço de entrega no domicilio com instalação, não deveria apenas assinar a guia de entrega após o frigorifico estar em correcto funcionamento e ser a transportadora a responsável por todo o processo?
    Se paguei por entrega no domicilio e instalação, por que razão tenho que me responsabilizar por eventuais danos provocados no equipamento e/ou no próprio elevador no transporte desde o r/c até à minha casa e dentro desta até à cozinha, onde terá que passar por 2 portas?

A exigência da transportadora é correcta?
    A Castro Eletrónica pura e simplesmente não responde às mensagens que ando a enviar desde ha 3 dias através do formulário do site para apoio ao cliente.
    Ou seja, apoio ao cliente, zero.

A verdade é que estou sem frigorifico e a transportadora já voltou para trás com o equipamento uma vez porque eu não assinei o termo de responsabilidade.

Que fazer?
  1.  # 2

Colocado por: LVMA exigência da transportadora é correcta?

Embora possam existir opiniões contrárias, eu diria que sim. A transportadora não é responsável por não existirem as condições necessárias para movimentar o objeto. Aliás, muitas transportadoras deixam o objeto na entrada e o resto já não é com eles.

Colocado por: LVMTendo eu comprado um serviço de entrega no domicilio com instalação, não deveria apenas assinar a guia de entrega após o frigorifico estar em correcto funcionamento e ser a transportadora a responsável por todo o processo?

Mas é uma transportadora ou uma equipa técnica? É que são duas coisas diferentes. Quem transporta não tem de realizar instalações.

Colocado por: LVMA Castro Eletrónica pura e simplesmente não responde às mensagens que ando a enviar desde ha 3 dias através do formulário do site para apoio ao cliente.
    Ou seja, apoio ao cliente, zero.

Acho que o problema está deste lado. A Castro Eletrónica tem um serviço miserável na minha opinião, falha em muita coisa, incluído a gestão de stocks (e principalmente a informação que é passada ao cliente, pouco claros). Portanto, eu acredito que nem você será o/a culpado/a, nem a transportadora. O vendedor é que deve fazer um jogo manhoso em que o cliente pensa que tem um serviço completo, e a transportadora é confrontada com situações que estão para lá do seu serviço contratado (e como tal, procuram proteger-se como podem).

Insista com a loja mas por telefone, esqueça as mensagens. Tente esclarecer quem se responsabiliza afinal até que o produto esteja no local e instalado? Se assinar o termo de responsabilidade e alguma coisa correr mal, a CE assume isso? A garantia fica de alguma forma comprometida?
  2.  # 3

Boa tarde,

Trabalho numa transportadora e é um caso bicudo, tudo depende do que está contratualizado com a Castro. Leia o contrato do serviço de entrega que contratou e o que indica lá, lá deverá indicar as condições e será isso que a transportadora deve honrar.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • hangas
    • 10 julho 2024 editado

# 4

Colocado por: RuikodeMas é uma transportadora ou uma equipa técnica? É que são duas coisas diferentes. Quem transporta não tem de realizar instalações.

A Logic é uma transportadora, mas também tem essa oferta de serviço para os comerciantes. Por isso fica a questão se não deveriam acautelar pelo menos a questão de o cliente assinar a entrega depois da instalação. O divisão das responsabilidades é entre eles e o comerciante.

Para o cliente faz sentido que so assine depois da "engrega premium" concluída. Como lá se chega, é irrelevante para o cliente.

Da pagina deles:
    "Entregas ao Domicílio de Eletrodomésticos e Eletrónica com instalação na divisão pretendida"

Mas esta "instalação" na realidade não vai alem de meter no local e fazer as ligações basicas. J
    á comprei vários eletrodoméstico online entregues por eles, mas em todos eles foi a entrega básica à porta de casa. Por isso não sei se me instalavam um termo-acumulador por exemplo. (Mas uma vez perderam um Termo Híbrido.)
    Uma coisa é ligar um frigo, ou uma MLL, outra já requer canalização.

Alguns comerciantes no acto da compra têm um formulário sobre a entrega, acessos, etc. No caso em questão como essas questões são dúbias acho que só lá vai mesmo com o apoio ao cliente do comerciante.

Mas eu se comprasse um frigo americano e vivesse num 10 andar com um unico elevador estreito, iria pelo menos fazer o exercício mental de como é que ele ia chegar lá acima, se me passava nas portas, etc. E informar o comerciante dessas condicionantes.
    A tranportadora com pre-aviso poderia usar uma equipa com equipamentos adequados, por exemplo.
  3.  # 5

Colocado por: RuikodeMas é uma transportadora ou uma equipa técnica? É que são duas coisas diferentes. Quem transporta não tem de realizar instalações.
    Depende do contrato, Ainda há pouco tempo recebi em casa do meu filho através de transportadora um frigorifico e maquina de lavar fornecidas pela Castro eletrónica e os funcionários desembalaram e instalaram. Mas já se estavam a despedir sem fazer esse serviço. Chamei â atenção e confirmaram que na guia/fatura estava mencionado o desembalamento e instalação.
    • LVM
    • 10 julho 2024

# 6

Colocado por: SanevesBoa tarde,

Trabalho numa transportadora e é um caso bicudo, tudo depende do que está contratualizado com a Castro. Leia o contrato do serviço de entrega que contratou e o que indica lá, lá deverá indicar as condições e será isso que a transportadora deve honrar.

O único contrato que tenho é o comprovativo da minha encomenda, onde consta o tal serviço premium de entrega no domicilio e instalação.
    Podia ter optado por entrega no r/c e não tinha pago qualquer valor adicional ao preço do equipamento.
    Desta 2ª vez a transportadora irá enviar uma equipa que faz instalações. A que veio da 1ª vez não faz isso e nem que fosse por este aspecto, o frigorifico não seria entregue.
    E a questão muito simples é que se eu não assinar o termo de responsabilidade para os riscos de transportarem o equipamento desembalado não o desembalam e vão embora.
    Quer serviço de entrega ao domicilio e instalação é este, que corre sob minha responsabilidade?
  4.  # 7

Colocado por: LVM
    O único contrato que tenho é o comprovativo da minha encomenda, onde consta o tal serviço premium de entrega no domicilio e instalação.
    Podia ter optado por entrega no r/c e não tinha pago qualquer valor adicional ao preço do equipamento.
    Desta 2ª vez a transportadora irá enviar uma equipa que faz instalações. A que veio da 1ª vez não faz isso e nem que fosse por este aspecto, o frigorifico não seria entregue.
    E a questão muito simples é que se eu não assinar o termo de responsabilidade para os riscos de transportarem o equipamento desembalado não o desembalam e vão embora.
    Quer serviço de entrega ao domicilio e instalação é este, que corre sob minha responsabilidade?

Tirei do site deles na parte de entrega premium.

É da total responsabilidade do cliente garantir que a tipologia e dimensões dos artigos adquiridos são compatíveis com os acessos até ao local de entrega/instalação. Em caso de dificuldades na entrega devido aos acessos do local impossibilitarem a deslocação do artigo, a Castro Electrónica declinará qualquer responsabilidade e imputará quaisquer custos inerentes à deslocação ao cliente.

Hora condições existem, ir de escadas são largas o suficiente? Se sim é inglório mas dá. Creio que deve contactar a Castro a informar do que lhe foi proposto. Eu não assinaria o termo de responsabilidades.
  5.  # 8

Colocado por: SanevesHora condições existem, ir de escadas são largas o suficiente? Se sim é inglório mas dá.

Pode não ser. Se não estiverem reunidas as condições de segurança no trabalho para o fazer, por exemplo.
    ex. os homens resolvem subir as escadas com o mono as costas, um escorrega, magoa-se e no processo ainda danifica o frigo. Ia ser interessante ver como é que as varias seguradoras se safavam.

Não é uma questão de força/jeito/vontade.
    • LVM
    • 10 julho 2024

# 9

Colocado por: SanevesHora condições existem, ir de escadas são largas o suficiente? Se sim é inglório mas dá. Creio que deve contactar a Castro a informar do que lhe foi proposto. Eu não assinaria o termo de responsabilidades.

Novos desenvolvimentos.
    Vieram entregar pela 2ª vez mas o frigorifico mesmo sem portas não cabe no elevador. Tapa ligeiramente o sensor e não deixa as portas fecharem e o elevador andar.
    Vão ter que vir uma 3ª vez com mais homens para o subir pelas escadas.
    Assunto do termo de responsabilidade ultrapassado porque o frigorifico vai subir embalado, como é óbvio.
    • LVM
    • 10 julho 2024

# 10

Colocado por: hangasPode não ser. Se não estiverem reunidas as condições de segurança no trabalho para o fazer, por exemplo.
    ex. os homens resolvem subir as escadas com o mono as costas, um escorrega, magoa-se e no processo ainda danifica o frigo. Ia ser interessante ver como é que as varias seguradoras se safavam.

Se a transportador entender que não estão reunidas condições de segurança podem subir o frigorifico com uma plataforma elevatória exterior pela varanda, como as empresas de mudanças.
    Que o frigorifico embalado cabe nas escadas, cabe. Os próprios funcionários referiram que o fazem várias vezes mas neste caso particular terão que ser mais homens.
    Se o cliente comprou com entrega ao domicilio, terá que ser entregue no domicilio.
    • LVM
    • 10 julho 2024

# 11

Alguém sabe se é possível desligar o sensor das portas do elevador para este transporte específico e voltar a ligá-los logo de seguida?
  6.  # 12

LVM porque nao liga para a empresa que faz a manutenção de elevadores e explica a situação?

E porque não optar pela plataforma elevatória?
  7.  # 13

Colocado por: André CordeiroLVM porque nao liga para a empresa que faz a manutenção de elevadores e explica a situação?

E porque não optar pela plataforma elevatória?

Quem paga a plataforma elevatória?
    Concordam com este comentário: LVM, hangas
  8.  # 14

Colocado por: Varejote

Quem paga a plataforma elevatória?

Qual fica mais barato, a plataforma elevatória ou o custo de X homens a subir 8 pisos pelas escadas a carregar um frigorifico?
    É tudo uma questão de perspectiva.
  9.  # 15

Acho que terá que ver com o vendedor, nao sei bem o que a lei prevê.

Caso contrario também há a possibilidade de devolução, mas resta saber em que condições o produto foi adquirido, se directamente na loja se online.
  10.  # 16

Plataforma elevatória para um 8° andar?

E mesmo que exista, quem é o gajo que vai meter isso às costas para depois o empurrar pela janela, a 30m de altura?

Isso tem de ir pelas escadas, dê por onde der, e é da responsabilidade da empresa equipar-se com material próprio para esse tipo de transportes nas escadas, sem sacrificar os seus trabalhadores.
    Concordam com este comentário: LVM, desofiapedro
  11.  # 17

LVM o frigorifico que tinha anteriormente tinha as mesmas dimensões do mesmo que adquiriu agora?
  12.  # 18

Colocado por: NostradamusPlataforma elevatória para um 8° andar?

https://www.directindustry.com/pt/prod/boecker-maschinenwerke-gmbh/product-212505-2215977.html
  13.  # 19

Eu vi-me lixada para conseguir uma plataforma elevatória para um 4º andar para colocar uns AC's quanto mais um para 8 andar e quiçá se bloquear a rua então é um problemão porque muitos não o fazem se bloquear a estrada..

As equipas de rua saem sempre tipicamente motorista e ajudante, (já o motorista torçe o nariz porque na prática não deveria fazer mais nada a não ser conduzir) e teoricamente só podem ser levantados no máximo 30 kgs e/ou 50 se o físico da pessoa o permitir, existem cintas especificas para este tipo de entregas e teria de ser mais pessoas a fazer.. Possivelmente a empresa de transportes não teve essa comunicação por parte da Loja e não tem ido a equipa mais adequada. Como disse deve reclamar com a loja, indicar que pagou o premium e que seja com 3,4 pessoas o que for o frigorifico tem de subir que a largura de escadas assim o permite que até nem se importa que vá pelo elevador e que desmontem as portas, desde que não tentem colocar a responsabilidade no caso de algo correr mal sobre si.
    • bit0
    • 10 julho 2024

# 20

Ja me aconteceu isso e nao houve solucao nenhuma. As lojas nao querem saber e as transportadoras tambem nao.
    No meu caso tinha 3 opcoes. Ou aceitava a entrega como a transportadora quisesse fazer, ou recusava e mandava para traz um produto qye ja tinha pago.

Note-se que comprei em loja fisica e que tinha no papel a informacao de que o eletrodomestico seria deixado em casa... nao adiantou de absolutamente nada.

0.0250 seg. NEW