Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde.

Tenho dois terrenos, contíguos, com 900m2 no total. Cerca de 450m2 cada na Madalena em Vila Nova de Gaia e procuro saber em que moldes se pode fazer uma parceria com um construtor. Dá para duas moradias. Uma vez que tenho andado a adiar a construção da minha moradia lá, não faz sentido ter um terreno, só pra andar a limpar capim e pagar impostos. Alguém tenha ou conheça e queira partilhar experiências, que tipo de parcerias se faz, ou queira apresentar uma proposta de parceria, agradeço.

Muito Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: Ruben Lopese procuro saber em que moldes se pode fazer uma parceria com um construtor.
    procur um construtor e negoceie com ele.. ve que propostas lhe faz..
    Concordam com este comentário: Ruben Lopes
  3.  # 3

Colocado por: antonylemosprocur um construtor e negoceie com ele.. ve que propostas lhe faz..
    Concordam com este comentário:Ruben Lopes

Pois é isso mesmo que procuro saber. Quem souber ou estiver interessado em partilhar experiências era excelente. E quem queira avançar para uma. Nunca se sabe
  4.  # 4

Tem que contatar construtoras da zona, ou então vender.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruben Lopes
  5.  # 5

em todo o caso reflita no seguinte como ponto de partida:
    um construtor compra um terreno e faz uma moradia para vender
    pense no que lhe poderia oferecer em relação a isso.
  6.  # 6

Colocado por: marco1em todo o caso reflita no seguinte como ponto de partida:
    um construtor compra um terreno e faz uma moradia para vender
    pense no que lhe poderia oferecer em relação a isso.
    Concordam com este comentário:Ruben Lopes
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ruben Lopes

Pois...como sou novo nisto e ao invés de ficar parado passou-me pela cabeça e não me parece descabido. Pode ser que apresentem uma proposta que seja do meu agrado. Tb não tenho pressa na verdade...
  7.  # 7

Com um terreno para 2 moradias, nenhum construtor vai querer fazer parcerias, quer que ele faça as 2 moradias e lhe dê uma? esqueça isso, se tivesse um terreno para 10 moradias talvez isso fosse viável.
    Coloque à venda e venda pelo melhor preço que conseguir, ou venda apenas um terreno e faça a sua casa no outro.
    Concordam com este comentário: Palhava, jorgemlflorencio
  8.  # 8

Colocado por: Ruben LopesTenho dois terrenos, contíguos, com 900m2 no total.

Olá,

Sinceramente não vejo o que de apelativo isto tem para um constructor.

Achava melhor estratégia procurar alguém interessado em construir casa também. Alguém como você, e juntar sinergias para erguer duas moradias geminadas. Ainda assim, a economia de escala é muito reduzida por serem apenas dois fogos.

Se eu fosse constructor, o interesse que poderia ter aí, era unir os lotes, mudar o loteamento (se possivel), e erguer um pequeno bloco de apartamentos, que desse para uns 4 ou 6 fogos... e com jeito lhe vendesse um deles a metade do preço... ou dois terços talvez.

De resto, talvez ganhe mais com tão simplesmente vender o segundo lote... e assunto arrumado.
  9.  # 9

0 potencial construtivo é baixo, em número de fogos.

Só em Tróia-Comprta, Quinta do Lago ou Marinha talvez a construção desses dois fogos com permuta algum construtor aceitasse.

-----
    Conheço bem a zona.
    Tenho família na Rua Trás do Maninho.
    ------
    Colocado por: N Miguel Oliveirae erguer um pequeno bloco de apartamentos, que desse para uns 4 ou 6 fogos... e com jeito lhe vendesse um deles a metade do preço... ou dois terços talvez.

🙈

Nada serve de permuta sem envolver dinheiro?

Francamente...

Nem um T1?
    (Já vi um empreiteiro perder um óptimo negócio do género por ser um sovina! Prédio nas Avenidas Novas)
  10.  # 10

Colocado por: PalhavaNada serve de permuta sem envolver dinheiro?

Talvez.
    Se conhece a zona, diga-nos você.
    Quanto vale um terreno assim nessa zona?
    Quanto vale um apartamento nessa zona?
    Dá ela por ela? Não creio...

Talvez consiga permuta por um T1... será isso que pretende alguém que quer fazer uma casa? O mesmo é válido para um T4. Se calhar o dono de terreno nem nisso teria interesse.

Eu tento ver a perspectiva do empreiteiro também.

Agora, não faltam permutas sem envolver dinheiro. Aliás, se dissesse que o dono dos terrenos ficava com uma de duas moradias geminadas em troca do terreno... aí o sovina era outro, não era?

Caramba, falamos de empreiteiros e as pedras voam logo. Tenha calma, que há gente boa e má de ambos os lados da barricada.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  11.  # 11

Palhava
    acho que não percebeu a ideia que meti no meu post
    mas resumindo, uma moradia vale o mesmo que um terreno?
  12.  # 12

Colocado por: N Miguel Oliveira

Talvez.
    Se conhece a zona, diga-nos você.
    Quanto vale um terreno assim nessa zona?
    Quanto vale um apartamento nessa zona?
    Dá ela por ela? Não creio...

Talvez consiga permuta por um T1... será isso que pretende alguém que quer fazer uma casa? O mesmo é válido para um T4. Se calhar o dono de terreno nem nisso teria interesse.

Eu tento ver a perspectiva do empreiteiro também.

Agora, não faltam permutas sem envolver dinheiro. Aliás, se dissesse que o dono dos terrenos ficava com uma de duas moradias geminadas em troca do terreno... aí o sovina era outro, não era?

Caramba, falamos de empreiteiros e as pedras voam logo. Tenha calma, que há gente boa e má de ambos os lados da barricada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ruben Lopes

Antes demais muito obrigado pelas opiniões e diversas perspetivas demostradas. É possível todo o tipo de negócio, incluindo permutas, dinheiro etc. Eu só quero mesmo ideias e opiniões, para perceber o que se faz, as diversas possibilidades, etc. Óbvio que negócio é para os dois lados. Não se trata de um ser mais esperto ou fazer negócio ás custas de outrém. Uma conjugação de interesses sim, sem dúvida. Pode construir duas moradias quicá 3 e eu pago parte de uma por exemplo. Mas é só uma ideia. Obrigado a todos que possam contribuir e já contribuiram.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  13.  # 13

Na minha opiniao esses acordos dao asneira.
    Construa a sua casa e venda o lote a mais.
    Ainda lhe calha na rifa um artista que promete tudo e você acaba sem nada.
    Concordam com este comentário: Pickaxe
  14.  # 14

Eu percebi tudo.
    Obrigado.

Quem tem de chegar a acordo é proprietário de terreno e construtor.

Talvez iniciar-se o processo com a aprovação de um projecto para o local.
    Já se poupa tempo e já se sabe com mais certezas o que há para negociar.
    -----

Sim.
    Há terrenos que valem uma casa inteira, por exemplo nas localizações que referi.
  15.  # 15

não vejo grande negócio para o construtor. mais vale só vender o terreno. na minha opinião é o que ganharia na mesma. o construtor ia construir a seu próprio risco (com seu próprio capital) . vc apenas está a meter o terreno.

no máximo dá o lote do lado ao construtor e este desconta esse valor na sua construção
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  16.  # 16

Uma das vantagens de envolver um construtor num negócio deste tipo é a urgência em ter a obra terminada para ganhar o seu lucro após a construção acabada.
    Em princípio ele terá mais afinco para não falhar.
  17.  # 17

Colocado por: PalhavaUma das vantagens de envolver um construtor num negócio deste tipo é a urgência em ter a obra terminada para ganhar o seu lucro após a construção acabada.
    Em princípio ele terá mais afinco para não falhar.

Talvez.
    Talvez um constructor em inicio de carreira, abertura de empresa, etc... serve tipo prototipo ou assim.

Acho o terreno demasiado pequeno, para ser apelativo.
    Se for para erguer duas casas, menos ainda.
    Parece um biscate.

Este tipo de conceções podem precisar de muitas reuniões, muito esforço conjunto.

Algo que aconselharia, era realizar uns 4 ou 5 estudos de volumetria junto dum gabinete de Arquitectura, e com isso apalpar terreno junto de empreiteiros. Algo em estudo prévio, muito simples, apenas com áreas, numero de tipologias e assim.

900m²... talvez desse uma "mansão" com 4 fogos (casas), em regime de propriedade horizontal. Tipo 4 quadrados colados que criam um quadradão maior... em que cada casa tinha 2 fachadas... ou melhor, cada esquina do quadradão é uma casa. Com estacionamento corrido junto à rua.

Geralmente um promotor iria querer saber quantos m² de construção os terrenos permitem... e era esse máximo que iriam tentar edificar, não menos. Senão há menor rentabilidade. (Depende obviamente do formato do terreno e das regras urbanisticas).

Em que zona do país é? Talvez possamos ajudar.
  18.  # 18

Colocado por: N Miguel OliveiraTipo 4 quadrados colados que criam um quadradão maior... em que cada casa tinha 2 fachadas...

Só vi disso no bairro de moradias do Arco do Cego em Lisboa. Casas pequeníssimas e muito caras. 600 mil euros ainda sem obras.

Colocado por: N Miguel OliveiraEm que zona do país é? Talvez possamos ajudar.

Pareceu-me ser em VNGaia-Madalena.
    Será que valorizou por ter praia e ser bastante perto do Porto via Arrábida?
  19.  # 19

Se quiser tirar uma mais valia da sua propriedade faça assim, faça projeto para 2 moradias, constrói a primeira e coloca a venda ainda em construção, avance com a construção da 2ª assim que a 1ª estiver vendida. faça as contas e veja se retira mais valias se vender a moradia ou se fica na mesma se vender só o terreno.
  20.  # 20

Como funciona o departamento de Urbanismo da CMVNG?

0.0225 seg. NEW