Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Vou vender uma habitação secundária e abater todo o lucro em dois créditos habitação que tenho:
    - um da minha casa própria permanente
    - outro dessa mesma habitação que vou vender
    Estava a contar que a isenção das mais valias cobrisse o gasto que vou ter em abater os dois créditos, mas parece-me que afinal só conta o pagamento do crédito da habitação permanente, será assim?
    Ou seja, eu devo 200k euros ao banco (150K da HPP e 50K da outra) e ia vender por 200k para não ter qualquer lucro e não ter que pagar mais valias, mas sendo assim terei que pagar mais valias sobre 50k, certo?
    Muito obrigada.
  2.  # 2

    Pode sempre perguntar às Finanças:

    https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/formularioContacto.action


    Efectivamente não estou actualizado em relação às excepções previstas no pacote +habitação e creio que são apenas válidas durante 2024.

    Se algum user colocasse aqui algum artigo de jornal ou link para a legislação, agradecia muito. É útil para qualquer pessoa se actualizar ou atualizar sem c. 😁

    Pois não sei se o dinheiro pode ser aplicado em vários abatimentos ou apenas num, por exemplo.

    Por outro lado, o cálculo das mais valias diz respeito ao valor de aquisição ou compra(X) e o valor de venda (Y), e não com o valor que se deve ao banco, muito embora este valor entre para os cálculos.
    (E se o bem foi herdado ou doado? Como se calcula o valor inicial?).
  3.  # 3

    As mais-valias são o lucro da venda, ou seja, a diferença entre o preço de venda e o preço pelo de compra. A tributação em IRS é só sobre metade desse valor.
    Em doações ou heranças a 'compra' é pelo valor patrimonial tributário (determinado pelas Finanças).
    Qto às isenções em vigor este ano, vê aqui: https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/impostos/noticias/mais-habitacao-venda-de-segundas-casas-fica-isenta-de-mais-valias-se-amortizar-credito
 
0.0079 seg. NEW