Vou vender uma habitação secundária e abater todo o lucro em dois créditos habitação que tenho: - um da minha casa própria permanente - outro dessa mesma habitação que vou vender Estava a contar que a isenção das mais valias cobrisse o gasto que vou ter em abater os dois créditos, mas parece-me que afinal só conta o pagamento do crédito da habitação permanente, será assim? Ou seja, eu devo 200k euros ao banco (150K da HPP e 50K da outra) e ia vender por 200k para não ter qualquer lucro e não ter que pagar mais valias, mas sendo assim terei que pagar mais valias sobre 50k, certo? Muito obrigada.
Efectivamente não estou actualizado em relação às excepções previstas no pacote +habitação e creio que são apenas válidas durante 2024.
Se algum user colocasse aqui algum artigo de jornal ou link para a legislação, agradecia muito. É útil para qualquer pessoa se actualizar ou atualizar sem c. 😁
Pois não sei se o dinheiro pode ser aplicado em vários abatimentos ou apenas num, por exemplo.
Por outro lado, o cálculo das mais valias diz respeito ao valor de aquisição ou compra(X) e o valor de venda (Y), e não com o valor que se deve ao banco, muito embora este valor entre para os cálculos. (E se o bem foi herdado ou doado? Como se calcula o valor inicial?).