Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Sei que o número do Certificado Energético deve constar obrigatoriamente no Contracto de Arrendamento, mas o número da licença de utilização também é obrigatório?

Ou é suficiente incluir simplesmente a linguagem abaixo?

Fim de Utilização do Local: Fim Autorizado - Habitação
  2.  # 2

se o imovel for anterior a 1951 não necessita de licença de
    utilização, se vai arrendar em teoria precisa do certificado , na pratica nem o inquilino nem as finanças lho pedem, se fosse vender aí é que não fariam a escritura sem o certificado ene. e sem o comprovativo da camara municipal da isençao da licença util.
  3.  # 3

Colocado por: carlosj39se fosse vender aí é que não fariam a escritura

Agora com o Simplex já nem pedem a licença de Habitação. O certificado energético sim.
  4.  # 4

Colocado por: Palhava

Agora com o Simplex já nem pedem a licença de Habitação. O certificado energético sim.

Os bancos não emprestam se não tiver isso
    Concordam com este comentário: Palhava
    • NLuz
    • 11 julho 2024

# 5

Sim é obrigatório um imovel ter licença de utilização para celebrar um contrato de arrendamento.
    • NLuz
    • 11 julho 2024 editado

# 6

Colocado por: xiripiti

Os bancos não emprestam se não tiver isso

Uma coisa é comprar com capitais proprios, e ai não precisa de LU.
    Se precisar de financiamento bancário não compra sem LU, porque os bancos não emprestam.
    Mais simples não há.
  5.  # 7

Colocado por: NLuzUma coisa é comprar com capitais proprios, e ai não precisa de LU.
    Se precisar de financiamento bancário não compra sem LU, porque os bancos não emprestam.
    Mais simples não há.

Se for comprar uma casa nova, que remédio tem os bancos senão emprestar sem autorização de utilização, eles não podem exigir um papel que não existe.
  6.  # 8

isso é a regra, mas todas as regras teem excepções, pelo que já li algures que nem todos os bancos pedem a l.u.

claro que se for pedir um montante de 40 mil para uma casa avaliada em 500 ou 600 mil isso certamente ajuda, o que não seria o caso se fosse antes pedir 200 ou 300 mil...

Colocado por: NLuz

Uma coisa é comprar com capitais proprios, e ai não precisa de LU.
    Mais simples não há.
    • NLuz
    • 12 julho 2024

# 9

Colocado por: carlosj39isso é a regra, mas todas as regras teem excepções, pelo que já li algures que nem todos os bancos pedem a l.u.

claro que se for pedir um montante de 40 mil para uma casa avaliada em 500 ou 600 mil isso certamente ajuda, o que não seria o caso se fosse antes pedir 200 ou 300 mil...

Quando encontrar um banco que faça financiamento para um imovel sem LU, agradeço que me diga...
    Mas não é de "ler" é caso concreto.
  7.  # 10

A minha pergunta original não tem nada a ver com "compra" do apartamento.

Quero saber se é obrigatório por o número da licença de utilização no contrato de arrendamento ou se é suficiente incluir simplesmente a linguagem abaixo?

8.  # 11

O sr Senhorio leu o que lhe responderam acima?!

O Carlos ja lhe respondeu, mas como o sr não lhe agradeceu pode não ter visto.
  9.  # 12

Colocado por: marizeO sr Senhorio leu o que lhe responderam acima?!

E depois eu é que ando nesta vida a arranjar forma de ter passagem VIP para o caldeirão do azeite.
    ...
    Kabruta!
  10.  # 13

ahahahhahahahahahaha 😂😂😂😂😂 estou a ver que a boina serviu a alguém! e eu nem estaBa a falar da família 🩷
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
    • NLuz
    • 12 julho 2024

# 14

Colocado por: SenhorioLA minha pergunta original não tem nada a ver com "compra" do apartamento.

Quero saber se é obrigatório por onúmeroda licença de utilização no contrato de arrendamento ou se é suficiente incluir simplesmente a linguagem abaixo?

Eu respondi em cima....
  11.  # 15

Colocado por: NLuzQuando encontrar um banco que faça financiamento para um imovel sem LU, agradeço que me diga...

Todos fazem, mas é para apartamentos concluídos depois de março 2024.
    • NLuz
    • 12 julho 2024

# 16

Colocado por: Pickaxe

São coisas distintas
  12.  # 17

Colocado por: Pickaxe

E não há nada que substitua a LU?

Acabou mesmo?
    • NLuz
    • 13 julho 2024

# 18

Colocado por: Palhava

E não há nada que substitua a LU?

Acabou mesmo?

Não acabou nada, mudaram-lhe o nome.
    Enfim...
  13.  # 19

Colocado por: NLuzNão acabou nada, mudaram-lhe o nome.
    Enfim...

Acabou.
    Agora existe outra coisa, mas não tem nada a ver com a AU.
    A AU é um documento da responsabilidade dos municípios, tinha a assinatura do presidente ou de um vereador, o que existe agora é da responsabilidade do diretor de obra ou do diretor de fiscalização, cujas assinaturas se compram por 100 paus.
  14.  # 20

Para arrendamento não precisa de colocar no contrato nenhum nº nem da licença de Utilização nem do CE. Até porque ao colocar o contrato no site da AT não tem lá nada disso. Claro que se houver um contencioso com o inquilino no futuro é bom que que casa tenha a LU e o CE á data do arrendamento.
    Concordam com este comentário: carlosj39

0.0199 seg. NEW