Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas, preciso de esclarecer um assunto.
    Queria pôr aquecimento central, visto já ter a pré-instalação com tubagem de cobre, e gostaria de saber o mais económico instalação versus consumo.
    Vivenda de R/C e 1º andar, sem lareira, com águas sanitárias a gás.
    Apenas preciso do aquecimento central, pois este inverno tive permanentemente 4 aquecedores ligados 24 sobre 24 horas e tenho para pagar 372€ de electricidade......
    Gás, gasóleo, electrico, biomassa.....cada vendedor puxa a brasa à sua sardinha e acabo por não saber o que escolher...
    Agradecia comentários, experiências etc.
    Abraço
  2.  # 2

Nota: Não preciso de frio no verão....só aquecimento para o inverno...
  3.  # 3

A melhor solução será Biomassa ou Elétrico (bomba de calor) uma vez que estes sistemas conseguem produzir 1 unidade de potencia térmica muito económica, face ao gasóleo/gás.

Agradecia comentários, experiências etc

não se trata de experiências, uma vez que o custo real de produção é bem explicito.
    Cumprimentos.
  4.  # 4

Devo -lhe dizer que prefiro o ar condicionado (Daikin) foi o equipamento que acabei de colocar em minha casa. Também lhe digo que tenho aquecimento central a gasóleo e que deixei de utilizar porque como sabemos o gasóleo esta a subir cada vez mais e que para aquecer a casa e sentir-me à vontade, ou seja ter a casa quente, teria que gastar em gasóleo sensivelmente cerca de 2000 euros por inverno. Por isso não compensa. Mas também pode-me dizer que vou gastar com a electricidade. Pois temos que fazer algumas contas; se eu gastar 100 euros por mês de electricidade, gastarei sensivelmente 600 ou 700 euros por inverno por isso compensa perfeitamente.
  5.  # 5

se eu gastar 100 euros por mês de electricidade, gastarei sensivelmente 600 ou 700 euros por inverno por isso compensa perfeitamente.

e será que só gasta 100 de electricidade ??? eu este mês tenho 372eur de electricidade para pagar (2 meses)...tenho 4 aquecedores 24 sobre 24h sempre ligados para poder andar em casa...
    Só preciso de calor, frio no verão não preciso...por isso não sei se no meu caso compensa o ar condicionado....
    • mafgod
    • 8 março 2010 editado

# 6

Colocado por: Pauloacrochatenho 4 aquecedores 24 sobre 24h sempre ligados para poder andar em casa...
    E é mesmo necessário 4 aquecedores ligados 24h?!?
    Está numa zona muito fria? A casa está bem isolada? Quer ter temperaturas acima dos 20º?
    Estou num apartamento e, somente tenho o da sala ligado (e apenas umas 4 horas por noite).
    E tenho-o ligado porque a cara metade é friorenta e aproveitamos também para ir secando uma roupita.
    Tenho duas filhas pequenas e não se queixam do frio (apenas no banho e ao vestirem-se, que facilmente se resolve com um aquecedor a ventoinha).
  6.  # 7

o problema é que a casa é muito grande R/c e 1 andar ligados por escadas muito grandes e cada hall tem cerca de 26m2....com as escadas faz um pé alto de 5,60....e como ainda nao está totalmente mobilada, com carpetes, quadros, moveis cortinados etc....tornma-se muito fria....no quarto da minha filha sem aquecedor chegaram a estar 13 graus....com o aquecedor...anda nos 18/19..outro para o meu quarto....outro na sala e outro no hall....por isso é que quero por o aquecimento, pelas informações que me deram...a PELLets.... parece-me o mais económico...a nível de consumo!
  7.  # 8

pelas informações que me deram...a PELLets.... parece-me o mais económico...a nível de consumo!

Viva Pualo,

Não tenha a menor duvida da afirmação que fez. A nível de caldeiras são as mais económicas, e afastam de longe qualquer caldeira a gás ou a gasóleo.

Repare

1 kg de pelletes custa aproximadamente 0,18€
    1Kg de pelletes consegue produzir até 5KW

ora 0,18€ / 5Kw = 0,036€/kw ou seja o custo de produção de 1 Kw ronda os 0,036kw.

Para uma moradia de 200m2, tendo em conta uma necessidade de instalação de potencia na ordem dos 90w/m2 necessitava de uma produção de potência
    total na ordem dos 18KW, ou seja, teria um custo hora de 0,648€/200m2 (0,036€/kw x 18KW= 0,648€/hora)

Agora se tiver o aquecimento ligado 8 horas dia terá um custo de 5,184€/dia(0,648€ x 8h)

Fazendo as contas aos custos mensais gastará em pelletes 160€ (5,184€ x 31dias)

Consumo Anual 960€ (160€ x 6 meses)

cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pauloacrocha
  8.  # 9

Gásoleo

ora
    1 litro de gasóleo consegue produzir até 11 kW (10200Kcal)

O litro do gasóleo ronda os 0,85€( julgo eu não?)

ora o custo de produção 1KW é de 0,077€. Fazendo contas

0,090KW x 200m2 x 8h x 31 dias x 0,077€ = 343,72€/mês

Ou seja, em pé de igualdade, gastará por mês cerca de 343,72€ estando o equipamento ligado 8 horas/ dia

Consumo Anual 2062€ (343,72 x 6)

cumprimentos
  9.  # 10

Gás

ora
    1 kg de gás de garrafa (GPL) consegue produzir até 13kW (11.500 KCal)

Kg do gás natural ronda os 1,35€

ora o custo de produção 1KW é de 0,103€. Fazendo contas

0,090KW x 200m2 x 8h x 31 dias x 0,103€ = 459,79€/mês

Ou seja, gastará em gás por mês cerca de 459,79€/mês

Consumo Anual 2758€ (459€ x 6meses)

cumprimentos
  10.  # 11

Gás Natural

1kg Gás natural consegue produzir até 10kW (9500 KCal)

(1 m3 de gás = 2,5kg / 1 m3 de gás = 1,38Kg / ou seja 1 Kg de gás natural custa 1,38€/2,5= 0,552)

Kg do gás natural ronda os o,55€

ora o custo de produção 1KW é de 0,055€. Fazendo contas

0,090KW x 200m2 x 8h x 31 dias x 0,055€ = 245,52€/mês

Ou seja, gastará em gás por mês cerca de 245,52€/mês

Consumo Anual 1470€ (245€ x 6meses)

cumprimentos
  11.  # 12

Referência

1 Kg GLP 11.500 KCal
    1 m³ Gás Natural 9.400 KCal
    1 Kg Diesel 10.200 KCal

Sr. Paulo
    Agora é fazer contas e ver em quantos anos a diferenças de gasto de consumo paga a diferença do investimento do equipamento e ter uma noção de poupança efectiva anual.
    Espero que esta informação lhe tenha sido útil

Cumprimentos
  12.  # 13

Colocado por: Pauloacrocha
    se eu gastar 100 euros por mês de electricidade, gastarei sensivelmente 600 ou 700 euros por inverno por isso compensa perfeitamente.

e será que só gasta 100 de electricidade ??? eu este mês tenho 372eur de electricidade para pagar (2 meses)...tenho 4 aquecedores 24 sobre 24h sempre ligados para poder andar em casa...
    Só preciso de calor, frio no verão não preciso...por isso não sei se no meu caso compensa o ar condicionado....

Boas,

Acredite que é possivel. Eu tenho 4 maquinas de AC ligadas 24 horas/dia desde Outubro e paguei nestes dois meses que passaram (os mais frios) cerca de 160€/mês. Este custo inclui o normal consumo de uma familia de 3 pessoas, frigorifico, televisoes, computador, luzes, etc...

Se só precisa de calor, eu apostaria nos pellets que têm bom rendimento. Já se compram pelos 0.12€/Kg se for em grandes quantidades.

Abraço, Pedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pauloacrocha, rodriguesvii
  13.  # 14

Já se compram pelos 0.12€/Kg se for em grandes quantidades.

è verdade, no entanto precisa de comprar mais de 2000kg, ter transporte e estar sujeito a uma multa, a não ser
    que os compre com IVA.

A este preço(0,12€/kg) as caldeiras a pellets apresentam consumos para competir com as bombas de calor.
    As caldeiras a pellets são taxadas a 12% de IVA, podendo ser reembolsado de 30% do valor do equipamento em IRS até o
    valor máximo de 790€.Algumas bombas de calor são taxadas a 20% de IVA sem qualquer beneficio fiscal.

A grande desvantagem das caldeiras a pellets face às bombas de calor é o facto de apenas fazerem modo de aquecimento.

Cup.
  14.  # 15

Colocado por: Ricardo.mrd
    Já se compram pelos 0.12€/Kg se for em grandes quantidades.

è verdade, no entanto precisa de comprar mais de 2000kg, ter transporte e estar sujeito a uma multa, a não ser
    que os compre com IVA.

A este preço(0,12€/kg) as caldeiras a pellets apresentam consumos para competir com as bombas de calor.
    As caldeiras a pellets são taxados a 12% de IVA, podendo ser reembolsado de 30% do valor do equipamento em IRS até o
    valor máximo de 790€.Algumas bombas de calor são taxadas a 20% de IVA sem qualquer beneficio fiscal.

A grande desvantagem das caldeiras a pellets face às bombas de calor é o facto de apenas fazerem modo de aquecimento.

Cup.

Boas,

Exacto, o caso que referi foram 15 Ton (3 amigos que se juntaram) e foi 0.12€/kg em sacos de 15kg, já com Iva, tudo legal. Só não me lembro se incluia o transporte, mas foi tudo legal.

Abraço, Pedro
  15.  # 16

Isso é uma grande verdade Sr. Aprendiz...

Antes de se comprar grandes quantidades convém experimentar os pellets, pois de fabricante para fabricante a qualidade varia. A melhor coisa é começar com pellets de qualidade, e depois à medida que vá conhecendo o equipamento experimentar outras marcas, e depois sim em caso de satisfação negociar preços.

Aqui na zona vai abrir uma fabrica de pellets (está para breve a produção), já tive a oportunidade de falar com a gerência( já têm 3 fábricas em Portugal). Ainda não sabem qual vai ser o preço de venda ao publico, assim que souber informo.

Cumprimentos.
  16.  # 17

Colocado por: aprendiz2tenho aqui um fabricante a menos de 3km.

a quanto consegue os pellets ?
  17.  # 18

Antes de se comprar grandes quantidades convém experimentar os pellets, pois de fabricante para fabricante a qualidade varia. A melhor coisa é começar com pellets de qualidade, e depois à medida que vá conhecendo o equipamento experimentar outras marcas, e depois sim em caso de satisfação negociar preços.

E como é que se mede/vê a qualidade do Pellets...o que é que se tem de ter em atenção ???
  18.  # 19

A qualidade do pellets varia consoante a sua origem e matéria prima. (eucalipto, pinho, oliveira,carvalho etc..)

Existem 2 classes de pellets,

Classe 1 para consumo domestico
    Classe 2 para consumo industrial

O índice de humidade é muito importante, quanto menor humidade melhor o poder calorifico por Kg de pellets.

A melhor coisa será sempre comprar os pellets ao representante do equipamento, pois, caso o poder calorifico
    dos pellets não sejam satisfatórios é a ele que deve pedir satisfação. Mas raramente isso acontece.

Cumprimentos.
  19.  # 20

aprendiz, uma resposta como se lhe vê poucas! :)
    vê como sabe ajudar quando quer?
    Continue...

0.0236 seg. NEW