Colocado por: mariapalmeida64Olá a todos bom dia, inscrevi-me neste forum de modo a poder ter ajuda de quem tenha conhecimento sobre este assunto e agradeço desde já toda a atenção dispensada pois estou numa situação complicada e não sei como sair dela. Passo a explicar a minha situação:
Eu vivo num apartamento t2 com o meu filho e os nossos animais de estimação (2 gatos), eu há cerca de 2 anos e meio e o meu filho está lá há 5 anos. este apartamento é de um ex cliente meu, do meu antigo estabelecimento comercial que arrendou ao meu filho na altura mas sem contrato e recibos de arrendamento bem como as contas da luz/gás e água sempre estiveram em nome do senhorio e nunca nos facultou quaisquer faturas somente nos envia os valores por mensagem ao fim do mês para se efetuar o pagamento de tudo junto. Tanto as rendas como as contas sempre foram pagas a tempo e horas e por transferência bancária e enviamos sempre o comprovativo ao senhorio para confirmar. Entretanto eu estou a trabalhar, mas não tenho contrato de trabalho e o meu filho ficou desempregado e está no iefp e ainda não conseguiu novo trabalho. O senhorio em Março decidiu que precisava vender o apartamento e propor-nos comprar o mesmo mas infelizmente não temos condições para o adquirir, nem o banco empresta na nossa situação. Gorada a proposta de compra fez nos outra proposta em como iria aumentar o valor da renda em 125€ e esse novo valor de renda pagaríamos 2 anos "á cabeça" para podermos ficar a viver lá mais esse tempo e depois teríamos que sair, isto baseado num "contrato em word" feito pelo mesmo e assinado por nós 3. como também não dispomos do valor pretendido pelo senhorio para esse tal acordo, decidiu então avançar para a venda do imóvel através de pessoas conhecidas dele e estamos constantemente a receber visitas em casa que ele próprio as marca e nos avisa posteriormente isto para não falar que todos os dias telefona e manda mensagens whatsapp a pressionar para sairmos.
Em Maio marcou reunião pessoal connosco e deu nos um prazo (verbal) de 90 dias para abandonarmos o apartamento pois precisa de o vender e connosco lá dentro não consegue e que o apartamento sem gente vale mais dinheiro e após várias visitas diz o mesmo que já o vendeu e que irá assinar o cpcv na próxima semana e que temos que sair dentro do prazo ou ele pagará multa e nós seremos os responsáveis. A minha questão após esta exposição é no sentido de entender como posso conseguir ajuda, pois ninguém me aluga casa sem contrato de trabalho e já com 60 anos feitos, e o meu filho mesmo com o comprovativo do iefp ninguém nos aluga. temos fiador com toda a documentação que é o meu companheiro e está tudo certo mas eu e o meu filho sem os documentos ninguém nos aluga e não sei a quem recorrer de modo a poder conseguir solucionar este problema. obrigada desde já pela atenção e ajuda. um bem haja.
Maria Almeida