Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Venho pedir uma opiniao neste forum. Tenho o projeto de arquitectura praticamente finalizado, mas como sou nova nestas coisas tenho receio de me arrepender.

O projeto é para uma moradia térrea com 3 quartos e escritorio. Tem boa exposição solar o terreno, sol nasce no canto superior direito e põe-se no canto inferior esquerdo.

A sala e o escritório estão assim posicionados porque a vista da casa é melhor desse lado. Garagem na parte inferior, será subterrânea.

Acham boas as áreas? Estou a considerar pedir para reduzir um pouco tendo em conta o preço da construção hoje em dia (no total estao cerca de 170m2 area habitável).

Agradeço as vossas opiniões e dicas para minimizar custos. Ainda não pedi orcamentos a empreiteiros, mas estou com receio.
      Screenshot_20240712_155546_PDF Reader - Hi Read.jpg
  2.  # 2

Se é terrea para que servem as escadas, uma cave?

diz que tem boa exposição solar no entanto a sala , o escritório e a cozinha a maior parte do dia não entra uma pinga de sol sobretudo no inverno.
  3.  # 3

Ana boa noite, não percebo muito de áreas mas percebo de custos e manutenção dos espaços, daí pergunto-lhe se precisa mesmo de 4 wc nessa casa tão pequena. Os 4 têm o tamanho da cozinha.
    Concordam com este comentário: Dias12
  4.  # 4

As wcs sem janelas? A casa não apanha luz nenhuma… lamento opinar mas, parece que não tem ponta por onde se pegue…o arquitecto já finalizou e vocês aprovaram? Ou foi feito à vossa medida e o coitado do arquitecto não tem culpa nenhuma?
  5.  # 5

Está relativamente contida no que toca a áreas, mas 4 wcs também me parece demasiado (se está preocupada com o custo, são daquelas coisas que pesam no final), e o facto de não terem janelas é incompreensível. Podia ter uma wc de serviço (sem janela se ficasse nesse lugar), e mais duas wcs (uma para a suite + 1 para os dois quartos), ambas com janelas.
    Ainda sobre os wcs, qual a razão para a porta para a sanita da suite? Para ficar ainda mais claustrofóbico? Se é para privacidade, é colocar uma porta na entrada dessa wc, porque de noite também evita a luz para quem já estará a dormir... E a moda de eliminar por completo os bidés, enfim, isso já irá na definição de higiene de cada um...
    Até compreendo o argumento da vista, mas será que não poderia ter aproveitado mais a exposição sul? É que vai ficar com uma casa muito sombria, e se tivesse janelas para o sul, mesmo não gostando da vista, sempre entrava mais vida nessa casa.
    O facto do escritório quase parecer fazer parte da cozinha é um pouco estranho, e se esse conjunto fosse redefinido, possivelmente conseguiria encaixar tudo em separado mantendo a funcionalidade.

Boa sorte.
  6.  # 6

Uma moradia terrea destas é brincadeira para que valor?
  7.  # 7

é um valor não é brincadeira nenhuma :)
    ainda por cima com cave.
  8.  # 8

Boa noite,
    Obrigada pelos inputs. Respondendo a algumas das questões, as escadas são para a garagem que será subterrânea. Os wc não têm janelas pois terão uma claraboia que abre (foi aconselhado pelo arquiteto por motivos estéticos, mas ainda estou a considerar porque imagino que aumente os custos). Em relação à disposicao da casa, a sala terá mesmo de ficar virada para aquele lado pois a vista para aquele local é bonita e a dos quartos é para a estrada.
    Irei cortar aos wc's, ao início achamos boa ideia mas contas feitas o custo benefício nao compensa.
    Este é o primeiro esboco do arquiteto, ainda nao finalizado. Com base nos vossos comentários penso que irei pedir as alterações da imagem (não liguem à falta de qualidade, foi o que consegui fazer no paint).
    Mais uma vez obrigada pelas opiniões.
      Planta alterada.png
  9.  # 9

Colocado por: anaribeiro156foi aconselhado pelo arquiteto por motivos estéticos

A forma deve seguir a função. Quando se tomam decisões estéticas ignorando a funcionalidade, alguma coisa está a ser mal pensada. Não significa isto que uma janela de cobertura não cumpra a função de levar luz natural ao espaço, o que no wc de serviço pode ser a solução devido ás condicionantes. Nas outras, não sei se será a melhor opção, pelo menos não existe nenhum motivo que obrigue a isso.
  10.  # 10

-Rampa e zona de circulação do carro no lado oposto à porta de entrada. Ou seja, ou entra sempre pela cave ou tem de contornar meio terreno para entrar em casa.
    -Aceder ao escritório passando pela cozinha...? Uma das zonas mais ruidosas da casa.
    -Apenas uma janela à sul, e é da lavandaria.
    -A sala não vai ter um raio de sol no inverno, e no verão tem o sol às 6h da manhã.
    -Aquela janela centrada na fachada dos quartos, fica de facto recauchutada para os cantos dos quartos; vai dar uma sensação triste e sombrea no interior.
    -Casa de banho de serviço num ponto tão nobre e central plantada no meio do open space? Isto é para proporcionar uma experiência sensorial a todos os ocupantes, quando alguém a utilizar?

et cetera et cetera

Honestamente, espero que a vista seja mesmo de rasgar, ao ponto de condenar o resto do projecto todo.
  11.  # 11

Talvez então a zona da sala deva ser invertida com a da cozinha/escritório, a exposição solar é das coisas mais importantes numa casa para mim.
  12.  # 12

Colocado por: anaribeiro156Os wc não têm janelas pois terão uma claraboia que abre (foi aconselhado pelo arquiteto por motivos estéticos, mas ainda estou a considerar porque imagino que aumente os custos)

eu nem ia pelos custos, mas para as chatisse de uma má execução. se eu podesse evitar uma claraboia, eu evitava-a
  13.  # 13

As clarabóias só devem ser usadas como último recurso.
  14.  # 14

Garagem na cave porquê?
    O terreno obriga a isso?
  15.  # 15

Se ainda for a tempo de mudar de arquitecto, aconselho!

0.0165 seg. NEW