Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Precisava da vossa ajuda para interpretar o esquema do sistema de esgotos do meu prédio. Em baixo encontra-se o esquema que se refere ao sistema que, segundo a legenda, se encontra por baixo do R/C:

Capturar-3
    Captura-2

Tenho algumas questões:

1) O que é uma boca de limpeza? A legenda faz referência a vários pontos onde estão "bocas de limpeza". No entanto no exato sitio onde supostamente deveriam existir foram colocadas caixas completamente fechadas (Refiro-me por exemplo às caixas que estão na primeira e na segunda imagem):

20240712-144048
    20240712-144031
    20240712-144008

Sabem me dizer o que são estas caixas? Se são as chamadas bocas de limpeza, não era suposto terem uma abertura para se aceder?

2) Os tubos de queda de águas pluviais têm que estar dentro do prédio? Eu pergunto isto pelo seguinte. O prédio tem tubos exteriores à vista que escoam a água do telhado (ver imagem acima). Mas, olhando para o esquema, parece que a legenda indica que os tubos são interiores, porque fazem ligação a uma caixa que presumo esteja debaixo do R/C. Se os tubos de queda estão ligados a essa caixa, como é possível os tubos de queda que estão instalados no prédio sejam exteriores e estejam a escoar a água para fora do prédio? Quer isto dizer que fizeram algo diferente do projetado? Ou é suposto ser assim?

Obrigado.
  2.  # 2

As bocas de limpeza aplicam-se nas prumadas dos esgotos das casas de banho e cozinhas e são visiveis com uma tampa de sifão de chão servem para no caso de entupimento da prumada serem retiradas e permitirem o seu desentupimento.
    Embora conste no projeto nem sempre são efectuadas, antigamente eram obrigatórias hoje em dia de uma maneira geral não se pratica.

Os tubos de queda pluviais devem ser exteriores mas também há quem pratique no interior depende do projeto são sempre independentes dos esgotos residuais, as caixas de recepção deviam estar no exterior.
  3.  # 3

Mas essas bocas de limpeza situam-se sempre dentro das frações, ou é possível serem colocadas no exterior?

Não me consegue dizer qual a razão da existência daquelas saliências que estão nas fotos? É que estão situadas justamente onde passam os tubos de queda, quer pluviais, quer residuais.
    • SrR
    • 15 julho 2024

# 4

Colocado por: SquireMas essas bocas de limpeza situam-se sempre dentro das frações, ou é possível serem colocadas no exterior?

Não me consegue dizer qual a razão da existência daquelas saliências que estão nas fotos? É que estão situadas justamente onde passam os tubos de queda, quer pluviais, quer residuais.
    essas saliencias provavelmente sao para ocultar a passagem das tubagens do andar superior para o tecto do andar inferior.

0.0131 seg. NEW