Após várias pesquisas ainda não encontrei nenhum testemunho fidedigno para repelir moscas e mosquitos no exterior, no caso em concreto numa zona de jardim com piscina.
Pela pesquisa do fórum também não encontrei nada, só para interior.
Eu tenho e mesmo assim há melgas e mosquitos. Também ando com esse problema, mas depois fica o dilema, com aplicação de inseticida, se calhar também desaparecem borboletas e joaninhas
Morcegos, sapinhos, aspirador e raquetes elétricas.
É verdade que os morcegos só trabalham de noite, mas se eles não trabalhassem estaria bem pior.
Nós temos verdadeiras infestações de moscas (melgas até ao momento só o normal) e temos em acção daquelas fitas tenebrosas (em que ficam coladas), a raquete, a daisy e o inti que de onde a onde tb as caçam, os morcegos e os sapos.
Não está fácil! Mas como uma vez me disseram, preocupemo-nos quando deixarmos de ver insectos
Em casa usamos disto e resulta. O dum dum é aceitável. Compramos o do continente, tem a vantagem de ter botão de ligar e desligar mas fica um cheiro na casa.
Eu fujo destes aparelhos dentro de casa... os meus pais sempre usaram e nunca vi mosquitos mortos, porque isso os repele (a eles e a nós).
Se há ligação de determinados aromas artificiais (condicionador de rou9a, produtos de limpeza, perfumes) a determinados tipos de doença, imagino isso..
Infelizmente não há ervas, plantas ou produtos naturais que expulsem esses insetos devidamente.. mesmo os químicos também só o fazem mais ou menos, e também trazem malefícios para nós que os inalamos. Há alguns repelentes para aplicar na pele/roupa que funcionam melhorzinho, anda é a melhor opção. Vivi 8 anos numa zona onde eram aos milhares.. e não consegui milagre nenhum com os diversos produtos.
Já vi em Centros Hípicos onde existem moscas às centenas. A primeira vez até foi no Centro Hípico de Maputo em Moçambique. É muito usado na África do Sul.
O que lhe posso dizer é que os sacos chegavam a cair com o peso de tanta mosca. Elas não resistem ao cheiro da pasta que é lá metida dentro. Depois ficam presas e acabam por morrer afogadas.
Eles penduram num ramo de uma árvore, pelo que até acaba por ficar meio escondido.