Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos.
    Tenho um lote de terreno comprado para construção de uma moradia geminada, com 9m de frente e 22m de profundidade, com uma área de construção de 9m por 9m, que permite 2 pisos + cave em cada moradia/lote no loteamento em causa. Já tenho tudo aprovado e licenciado na Câmara Municipal mas o construtor reparou agora num pequeno/grande problema: numa das laterais de 22m já existe um lote todo murado (há alguns anos) e o construtor não está a ver como pode iniciar a escavação da cave (também com 9m por 9m) sem o muro do vizinho ruir...
    Mesmo que o construtor faça a escavação faseada, sem escavar logo os 9m de uma vez, o risco de o muro desabar vai sempre existir, pois trata-se apenas de um muro de vedação do terreno vizinho, com cerca de 2m de altura, não está enterrado no solo como eu pretendo fazer com a construção da cave, pois o lote vizinho não tem qualquer construção, logo o muro está "apenas" sob o solo e o risco de desabar é grande... Pergunto se alguém sabe como proceder à construção da cave de forma segura sem derrubar o muro do vizinho, o construtor não está a ver uma boa solução...
    Obrigado a todos, um abraço
  2.  # 2

Falar com o vizinho, derrubar o muro e refazer no fim
    Concordam com este comentário: Dias12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  3.  # 3

Primeiro passo, falar com o vizinho expondo a situação, acordar numa data e, depois, convocar por escrito para uma reunião em obra.
    Presenças:
    (1) DO, DTO, DFO e empreiteiro do seu lote.
    (2) Proprietário e de quem este se queira fazer acompanhar
  4.  # 4

Colocado por: RicardoPortoFalar com o vizinho, derrubar o muro e refazer no fim
    Concordam com este comentário:Dias12

É capaz de ser mais barato fazer isto porque andar por aí com invenções para segurar esse muro e pôr trabalhadores a trabalhar por bsixo do mesmo se calhar sai mais caro que fazer um muro meeiro para os 2 lotes.
  5.  # 5

E só agora é que viram o muro? muito estranho.

Quanto ao muro, isso não nada que saber, derrubar o muro e reconstruir no final, ou pode até nem ser necessário reconstruir o muro, porque depois está lá a parede da sua casa. Claro que isto tem que ser negociado com o vizinho.

Não pode permitir que o empreiteiro faça a cave com uma escavação na vertical e com um muro empoleirado no cimo do talude.
  6.  # 6

mais um facilitismo
    por lei a estabilidade devia ter entrado com uma parte que se chama escavação e contenção periférica.
    penso que a engenharia se estiver para ai virada resolve isso sem mexer o muro do vizinho.
  7.  # 7

Com custos que não compensa
  8.  # 8

Ricardo, não tem a certeza disso, nao sabe o que estará a estragar ao deitar abaixo o muro do vizinho, acho portanto que nao pode afirmar isso categoricamente. Outra coisa ainda, ha casos em areas urbanas com prédios antigos às extremas e foi feito um novo edifício com cave...
    Concordam com este comentário: marize
  9.  # 9

Colocado por: marco1penso que a engenharia se estiver para ai virada resolve isso sem mexer o muro do vizinho.

A solução seria estacas prancha, que ia ficar mais caro do que a moradia.
  10.  # 10

Pickaxe

não acha estranho sendo como diz o autor do topico uma moradia geminada a cave ocupar toda a largura do lote?
    é que sendo geminada apenas encosta a um dos lados, pois se encostar aos dois será moradia em banda
    portanto aqui há alguma falta de elementos de analise e essa de demolir o muro do vizinho tambem não me parece a melhor solução (€) face a uma contenção periferica, pois o vizinho pode ter o lado dele todo pavimentado e isso iria tambem ter de ser mexido.
    portanto o autor do projeto e especialidades ao projetar deveria ter em conta isso da cave ir á estrema.
  11.  # 11

Colocado por: marco1não acha estranho sendo como diz o autor do topico uma moradia geminada a cave ocupar toda a largura do lote?

O que eu acho estranho é só agora terem reparado no muro.

Colocado por: marco1portanto aqui há alguma falta de elementos de analise e essa de demolir o muro do vizinho tambem não me parece a melhor solução (€) face a uma contenção periferica, pois o vizinho pode ter o lado dele todo pavimentado e isso iria tambem ter de ser mexido.

Não há outra solução, que o dono de obra não tenha previsto isto, não me admira, mas os projetistas deveriam ter alertado o dono de obra para isto.

Colocado por: marco1portanto o autor do projeto e especialidades ao projetar deveria ter em conta isso da cave ir á estrema.

Antes do autor do projeto de estabilidade, já o arquiteto deveria ter visto isso. Agora já receberam o dinheiro e o dono de obra que se desenrasque.

0.0142 seg. NEW