Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

É um trabalho de **** mas convenhemos que há muita instalação pior (certamente centenas de milhares) a funcionar sem queixas por esse Portugal fora.

Não aceitava esse trabalho tendo pago por ele, mas não sei se me motivava a gastar dinheiro a substitui-lo. Certamente nada nos milhares de euros.
  2.  # 42

Esqueça em mudar apenas o quadro, toda a instalação tem de ser substituída
    • HFSF
    • 14 julho 2024

# 43

Que há muitos iguais ou pior não tenho a minima duvida mas não tinha a menor duvida também em, pelo menos, assegurar que não tinha fio de 2,5 a passar 32A.

Acho que tudo não deve ter de mudar, vai ter de refazer o quadro e passar fio terra para todo o lado mas se foi uma remodelação deve ter tomadas e interruptores novos
  3.  # 44

Colocado por: zemvpferreiraÉ um trabalho de **** mas convenhemos que há muita instalação pior (certamente centenas de milhares) a funcionar sem queixas por esse Portugal fora.

Não aceitava esse trabalho tendo pago por ele, mas não sei se me motivava a gastar dinheiro a substitui-lo. Certamente nada nos milhares de euros.

Há muitas instalações elétricas a funcionar em Portugal cumprindo as regras técnicas em vigor na data da construção.

Nenhuma entidade obriga a remodelar instalação elétrica, mas quando se remodela, convém ficar melhor do que estava.

Neste caso ainda está pior.
  4.  # 45

Colocado por: Polymnie

Foi para ficar lindo.

Pois. Já fizemos vir um eletricista e nem sabe dizer pq levaram tanto trabalho para fazer coisa tão ruim.

O prédio de origem não tem terra, deve ser anterior a 1975.

Se levou coluna montante no prédio, se esse eletricista está inscrito na DGEG, pede desselagem à eredes e troca a introdução desde a caixa de coluna juntamente com o condutor terra.

A instalação deve deve PMA de 6.9kva é o mais comum.
  5.  # 46

Colocado por: HFSFQue há muitos iguais ou pior não tenho a minima duvida mas não tinha a menor duvida também em, pelo menos, assegurar que não tinha fio de 2,5 a passar 32A.

Acho que tudo não deve ter de mudar, vai ter de refazer o quadro e passar fio terra para todo o lado mas se foi uma remodelação deve ter tomadas e interruptores novos

O eletricista que fiz vir hoje disse que podia queimar tudo se aumentasse a potência contratada (está no mínimo). Disse algo parecido.
  6.  # 47

Colocado por: VarejoteA instalação deve deve PMA de 6.9kva é o mais comum.
    o mais provável é ser de 3.45Kva
  7.  # 48

Colocado por: Varejote

Se levou coluna montante no prédio, se esse eletricidade está inscrito na DGEG, pede desselagem à eredes e troca a introdução desde a caixa de coluna juntamente com o condutor terra.

Foi engano. Fomos verificar o fio terra do vizinho de cima e é falso : não está ligado a nada. Ninguém tem terra neste edifício.
  8.  # 49

Colocado por: jorgealveso mais provável é ser de 3.45Kva

Também é possível, mas o mais comum é 6.9kva.

Se tiver 3.45kva está tramado.
  9.  # 50

Se levou coluna montante no prédio, se esse eletricidade está inscrito na DGEG, pede desselagem à eredes e troca a introdução desde a caixa de coluna juntamente com o condutor terra.

Foi engano. Fomos verificar o fio terra do vizinho de cima e é falso : não está ligado a nada. Ninguém tem terra neste edifício.

Também é possível, mas o mais comum é 6.9kva.

Se tiver 3.45kva está tramado.

Mas isto não se pode arranjar/modificar ?
  10.  # 51

Mas isto não se pode arranjar/modificar ?

Amanhã com o CPE da fatura, telefona para a eredes e esclarece qual a PMA desse CPE, em princípio deve ser 6.9kva, mas pode ser 3.45kva.
  11.  # 52

Amanhã com o CPE da fatura, telefona para a eredes e esclarece qual a PMA desse CPE, em princípio deve ser 6.9kva, mas pode ser 3.45kva.

Liguei. É 3,45kva.
  12.  # 53

Liguei. É 3,45kva.

Resumindo venderam-lhe 1 apartamento com tudo(forno, placa) eléctrico que a PMA máxima é de 3.45?? É 1 estúdio??

Quem fez a remodelação está de 👏👏
    • HFSF
    • 15 julho 2024

# 54

A boa noticia é que rapidamente muda isso quando alterar o quadro já que deve ter de passar cabo de montante do contador como disse o Varejote
  13.  # 55

Colocado por: HFSFA boa noticia é que rapidamente muda isso quando alterar o quadro já que deve ter de passar cabo de montante do contador como disse o Varejote
    se tiver que mexer na coluna do prédio será menos fácil e rápido.
  14.  # 56

Colocado por: HFSFA boa noticia é que rapidamente muda isso quando alterar o quadro já que deve ter de passar cabo de montante do contador como disse o Varejote

Para aumentar para 6.9kva, carece de projeto elétrico ao prédio e a instalação elétrica da fração tem de ser certificada pelas regras técnicas em vigor. €€€€.
  15.  # 57

Há algum texto de lei que conheçam sobre a obrigátoriedade de ter terra numa remodelação ? Não encontro nada.

Vou procurar um advogado mas queria ter uma ideia.
  16.  # 58

Se é uma remodelação convém adaptar a instalação remodelada à legislação atual, neste caso RTIEBT.
  17.  # 59

Duvido fortemente que consiga imputar seja o que for a quem lhe vendeu a casa, a não ser que tenha sido a uma empresa com um CAE específico. Se a casa cumpre o projecto de quando foi construída (se existe tal coisa) e teve a oportunidade de inspeccionar aquando a compra, está tudo dito e feito. Nunca é mau consultar um advogado claro.

0.0223 seg. NEW