Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,
    Tenho uma questão sobre taxação de mais valias de investimentos financeiros que deve certamente já ter afetado alguém. Vendi algumas acções com uma perda significativa (em %, felizmente apenas umas centenas de €, tendo estado a ganhar mais de 2x a dada altura 😭). Por outro lado, tenho uns ETFs que me estão a render quase 40% e quase anulam as menos valias. Em termos de taxação, para "aproveitar" as menos valias em termos de IRS, imagino que a melhor estratégia seja de vendar os ETFs para que as menos valias sejam subtraídas ao lucro e comprar de novo os ETFs? Ou? Li algures que se podem declarar as menos valias num prazo de 2 anos, mas imagino que não deduzam as menos valias do IRS em geral? Ainda ando a apalpar terreno nestas coisas e agradecia input. Também só soube até ano que era preciso declarar contas estrangeiras como revolut, imagino que a degiro também? Estou em falta nisso, espero não receber penalização no próximo ano...
    Bom domingo!
    • HFSF
    • 14 julho 2024

# 2

Mas quer vender os ETFs realmente?
    É que se não quiser assuma a perda e siga. É improvável ganhar em todas as posições que tem.
  2.  # 3

Não quero vender, a ideia era recomprar de novo e "apagar" a mais via com eles usando a menos valia com as ações. Mas provavelmente não funciona assim...
  3.  # 4

Podes declarar menos-valias e as mesmas podem ser utilizadas para abater mais-valias de exercícios posteriores. Ou, claro, declaras tudo no mesmo período e as valias tributáveis serão o líquido entre essas menos e mais-valias.

De notar que para esse efeito as menos-valias apenas podem ser “somadas” a mais-valias da mesma categoria de rendimento (por exemplo, não podes abater as menos-valias a dividendos). Isto significa também que as menos-valias não vão reduzir por si só o rendimento tributável de outras categorias (por exemplo, rendimentos por conta de outrem, rendimentos prediais).

Quanto à estratégia que referiste, podes fazê-lo, tens é de perceber se realmente vale a pena fechares parte da posição e fazeres a reciclagem do investimento.

Finalmente, sim, contas bancárias sediadas no estrangeiro deverão ser declaradas no IRS.
    • Iko
    • 14 julho 2024 editado

# 5

O que eu faço nesses casos, é se as ações são boas e eram para manter a longo prazo… teria vendido as mesmas antes do final de ano e voltar a comprar logo de seguida. E dessa forma utilizava as menos valias geradas dessa venda para abater nas possíveis mais valias. Tenho a ideia que para fazer isso é preciso englobar os ganhos das ações.
  4.  # 6

Colocado por: IkoO que eu faço nesses casos, é se as ações são boas e eram para manter a longo prazo… teria vendido as mesmas antes do final de ano e voltar a comprar logo de seguida. E dessa forma utilizava as menos valias geradas dessa venda para abater nas possíveis mais valias. Tenho a ideia que para fazer isso é preciso englobar os ganhos das ações.

Sim, a ideia era apenas alavancar a perda nas ações (que já vendi e ainda bem) para anular teoricamente os ganhos nos ETF. E partir do zero, se é que isso é possível. Vendi as ações em janeiro deste ano, pelo que ainda não declarei nada. Se vender os ETFs no final deste ano, para efeitos de ganhos para IRS é como se não os tivesse tido porque tive perdas nas ações, certo? E no início de 2025 comprava de novo as posições nos ETFs. Perco uns trocos com taxas de transações, mas "apago" os ganhos com eles. Estou a raciocinar correcto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nalotil
  5.  # 7

Colocado por: HFSFMas quer vender os ETFs realmente?
    É que se não quiser assuma a perda e siga. É improvável ganhar em todas as posições que tem.

???
    é uma prática comum vender e recomprar a mesma coisa para abater menos valias com mais valias. eficiencia fiscal.
    • Iko
    • 14 julho 2024

# 8

Sim mas geralmente faz-se ao contrário, ao realizar as mais valias é que se vende o que está negativo para abater nas mais valias. Agora imagine que o seu ETF cai 30% até ao final do ano, e só depois vende o ETF, aí só terá percas, e se subir e continuar a subir, que interesse tem em vender? Geralmente ETF’s até costuma ser para manter a longo prazo.

Colocado por: pcspinheiro

Sim, a ideia era apenas alavancar a perda nas ações (que já vendi e ainda bem) para anular teoricamente os ganhos nos ETF. E partir do zero, se é que isso é possível. Vendi as ações em janeiro deste ano, pelo que ainda não declarei nada. Se vender os ETFs no final deste ano, para efeitos de ganhos para IRS é como se não os tivesse tido porque tive perdas nas ações, certo? E no início de 2025 comprava de novo as posições nos ETFs. Perco uns trocos com taxas de transações, mas "apago" os ganhos com eles. Estou a raciocinar correcto?
  6.  # 9

Mas não vai dar ao mesmo em termos de evitar pagar impostos?... parece-me que a ideia é a mesma mas ao contrário. Claro que se os ETF desvalorizarem, não vale a pena. Mas neste momento estou com quase 40% de ganhos. E se vender na última semana de dezembro e comprar de novo na primeira de janeiro, qual é a probabilidade de subirem muito?
    • HFSF
    • 14 julho 2024

# 10

Colocado por: palmstroke

???
    é uma prática comum vender e recomprar a mesma coisa para abater menos valias com mais valias. eficiencia fiscal.

Como disse o IKO normalmente faz-se ao contrario porque só há ganhos quando vender.
    Pode efectivamente vender mas disse para assumir a perda porque me parece cedo para fazer esses movimentos. Normalmente Esta optimização fiscal faz-se no final do ano, não venderia agora uma posição para dar reset de nada.
    Concordam com este comentário: Iko
  7.  # 11

Ok, percebi. Não vou vender nada agora, seria no final do ano, sim. Só queria saber se o meu raciocínio fazia sentido porque seria como começar os ETF em 2025 sem ganhos.
    • zed
    • 14 julho 2024

# 12

Colocado por: pcspinheiroNão vou vender nada agora, seria no final do ano

Se as menos valias já se realizaram e os ganhos não realizados já igualam as perdas é tratar já disso. No fim do ano sabe-se lá se ainda será o caso. Pode sempre fazer outras vendas futuramente se tiver mais ganhos por cima desses.

Colocado por: Ikoe se subir e continuar a subir, que interesse tem em vender

O interesse é ter mais valias que não são tributadas, "só" isso. Pois a ideia é comprar de novo os mesmos títulos já com um preço de aquisição mais alto.
    • Iko
    • 14 julho 2024

# 13

Vai dar ao mesmo, e o Zed, já explicou o que tem a fazer. Eu só teria feito isso em dezembro, pois nessa altura é ideal para fazer essas avaliações.

0.0162 seg. NEW