Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

mas está tudo ok o quê, se a obra não está terminada
    qual foi o procedimento desse processo, comunicação previa? processo de obras inacabadas?
    quem vai fechar a obra com os termos e certificados que eventualmente vão ser necessários?
    • vania1
    • 15 julho 2024 editado

# 2

Colocado por: marco1mas está tudo ok o quê, se a obra não está terminada
    qual foi o procedimento desse processo, comunicação previa? processo de obras inacabadas?
    quem vai fechar a obra com os termos e certificados que eventualmente vão ser necessários?

A casa não foi mexida exteriormente. A única coisa que foi substituída foi o telhado,janelas mantendo os tamanhos originais, foi arranjado o reboco que estava danificado e foi pintada. Nada disto precisa de licença apenas comunicação prévia que foi feito.
    O que me disseram na câmara foi que tudo o que for feito dentro da casa não precisa de comunicação ou licenciamento. Apenas o que alterar a fachada.
  2.  # 3

Ainda nao consegui entender onde fica o norte. A porta para o pátio serve de entrada para a casa?
  3.  # 4

Pegar nesse polígono e fazer divisões aleatoriamente qualquer um faz. Uns melhor que outros. Otimizar os espaços de acordo com as suas vivências, o agregado familiar e o que pretende para as suas rotinas é trabalho para precisar de mais informação como lhe disse. Tente partilhar fotos da casa e envolvente e pode ser que alguém lhe faça uns rabiscos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vania1
  4.  # 5

Colocado por: arturandresilvaAinda nao consegui entender onde fica o norte. A porta para o pátio serve de entrada para a casa?

Não. A entrada de casa será no r/c onde está a garagem, arrumos e os dois quartos.
    O pátio é no primeiro andar.
  5.  # 6

O seu desenho até não parece mal tendo em conta todos os requisitos e condicionantes. Tendo em conta que diz que precisa de 5 quartos na casa, eu começava por adicionar um wc. Acho que a vivência pode ser melhorada logo ai.
  6.  # 7

Colocado por: arturandresilvaO seu desenho até não parece mal tendo em conta todos os requisitos e condicionantes. Tendo em conta que diz que precisa de 5 quartos na casa, eu começava por adicionar um wc. Acho que a vivência pode ser melhorada logo ai.

Sim, somos uma família de 8, cinco quartos até não é muito.
    Sim estava a pensar tentar reduzir os arrumos e fazer um WC pequeno em baixo.
    Já pedi a um amigo para amanhã ver se me consegue ver o norte.
  7.  # 8

Vânia, basta instalar uma aplicação bússola, das várias existentes no Google play (gratuitas) e já fica a saber a orientação 😉
  8.  # 9

Colocado por: Rui_MendesVânia, basta instalar uma aplicação bússola, das várias existentes no Google play (gratuitas) e já fica a saber a orientação 😉

Sim, isso sei fazer :) referia-me à possibilidade de poder fazê-lo online, com a morada, visto que a casa ainda fica um pouco longe de onde vivemos actualmente e não nos deslocamos lá frequentemente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui_Mendes
  9.  # 10

Tem aqui duas situações diferentes. Gosto mais da sua versão original. Atenção que o wc não cumpre as acessibilidades. O que fizer no r/c teria de cumprir creio.

Nota de rodapé: Isto sou eu a passar tempo! Não dispensa a consulta de um profissional com habilitações :)
      vania v1.2.jpg
      vania v1.1.jpg
  10.  # 11

Colocado por: arturandresilvaTem aqui duas situações diferentes. Gosto mais da sua versão original. Atenção que o wc não cumpre as acessibilidades. O que fizer no r/c teria de cumprir creio.

Nota de rodapé: Isto sou eu a passar tempo! Não dispensa a consulta de um profissional com habilitações :)
      vania v1.2.jpg
      vania v1.1.jpg

Muito obrigada, Artur!
    Também gosto mais da opção de Open space pois permite-nos a possibilidade de nas festas abrimos a mesa toda e estarmos à vontade.
    O WC de baixo será pequeno por isso o do 1°andar terá que ter 250cm. Foi por isso que fiz os quartos mais pequenos,as camas das crianças podem ficar encostadas à parede. E roubando mais uns centímetros ao meu quarto talvez possamos ter um wc acessível.
    Olhando o projeto que fez, se calhar trocava a sala pela cozinha, inicialmente pensei que faria mais sentido por estar perto da churrasqueira mas a casa é tão pequena que talvez não seja problemático e também dará jeito para quando viermos das compras assim que subirmos as escadas está a cozinha. Dessa forma daria para colocar na parede do quarto a TV também e talvez a salamandra/lareira de que me esqueci completamente:/
  11.  # 12

As bases estão ai no seu primeiro desenho que está razoável na minha opinião. Mas os entendidos às vezes dão a volta à coisa.
    Depois é uma questão de jogar com o puzzle como lhe agradar mais. Boa sorte.
      vania v1.5.jpg
      vania v1.4.jpg
      vania v1.3.jpg
  12.  # 13

Uma outra possibilidade que encolhe um pouco os quartos (que já não têm muito por onde encolher diga-se) mas oferece uma pequena wc extra. É uma questão de ver o que lhe seria mais útil no dia a dia. Admiro a coragem de se aventurar com uma família numerosa num espaço mais reduzido do que seria normal. Como diz o ditado.. amor e uma cabana :) no futuro se conseguir tem ai por onde alargar um pouco o open space nesse pátio eventualmente.
      vania v1.6.jpg
    • vania1
    • 16 julho 2024 editado

# 14

Colocado por: arturandresilvaUma outra possibilidade que encolhe um pouco os quartos (que já não têm muito por onde encolher diga-se) mas oferece uma pequena wc extra. É uma questão de ver o que lhe seria mais útil no dia a dia. Admiro a coragem de se aventurar com uma família numerosa num espaço mais reduzido do que seria normal. Como diz o ditado.. amor e uma cabana :) no futuro se conseguir tem ai por onde alargar um pouco o open space nesse pátio eventualmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vania1
      vania v1.6.jpg

É verdade mas compensa o espaço exterior, a horta e pinhal ao redor algo impensável na cidade.
    E a verdade é que sempre se criaram muitos filhos em casas pequenas e a vida fazia-se.
    Vamos ter um Wc no r/c então a do 1° andar pode ser apenas uma com as acessibilidades mínimas para os quartos poderem ser ligeiramente maiores.
    Essa disposição é realmente a favorita cá de casa, só nos debatemos na posição da lareira. Para mim faz sentido colocá-la na parede dos quartos para poder fazer a conduta (não sei se se chama assim) para os quartos.
    O marido diz que fica melhor na zona da TV mas acho muito apertado.
      IMG_20240716_225917.jpg
  13.  # 15

Pode sempre inverter o movel de tv para ganhar mais espaço para a lareira. Seria a disposição ideal a meu ver não ficasse o sofá a tapar um pouco mais a circulação. A nível técnico quanto à posição da lareira não consigo dizer qual a melhor solução.
      vania v1.7.jpg
  14.  # 16

Na minha opinião quando há um pré-existência, tem que se contar com vários aspetos e não dá para andar a rabiscar sem conhecimento de tal, ou seja isso pede um levantamento do existente com algum rigor tanto dimensional como construtivo para ai sim poder "riscar" com fundamento e determinar soluções exequíveis e quantificadas.
    por exemplo que escadas são essa, de onde vem e para onde vão, quantos degraus tem exatamente, e as suas medidas, de que são feitas? aquela porta da frente abre para cima de um degrau?
    vania tanto quer poupar que penso não estar a planear uma construção de forma eficaz o que lhe vai gerar quase pela certa certos dissabores.
    Concordam com este comentário: arturandresilva, CMartin
  15.  # 17

Colocado por: marco1Na minha opinião quando há um pré-existência, tem que se contar com vários aspetos e não dá para andar a rabiscar sem conhecimento de tal, ou seja isso pede um levantamento do existente com algum rigor tanto dimensional como construtivo para ai sim poder "riscar" com fundamento e determinar soluções exequíveis e quantificadas.
    por exemplo que escadas são essa, de onde vem e para onde vão, quantos degraus tem exatamente, e as suas medidas, de que são feitas? aquela porta da frente abre para cima de um degrau?
    vania tanto quer poupar que penso não estar a planear uma construção de forma eficaz o que lhe vai gerar quase pela certa certos dissabores.
    Concordam com este comentário:arturandresilva

Tem toda a razão. Reforço o que escrevi no início. Estes desenhos sou eu a passar tempo e sem dúvida que deveria consultar alguém com capacidade para avaliar com algum rigor o que ali tem na propriedade que comprou. O barato muitas vezes sai caro.
  16.  # 18

Colocado por: marco1Na minha opinião quando há um pré-existência, tem que se contar com vários aspetos e não dá para andar a rabiscar sem conhecimento de tal, ou seja isso pede um levantamento do existente com algum rigor tanto dimensional como construtivo para ai sim poder "riscar" com fundamento e determinar soluções exequíveis e quantificadas.
    Concordam com este comentário:arturandresilva

A casa já foi avaliada por um perito e não existem quaisquer problemas estruturais e a reabilitação que foi feita anteriormente está bem feita.
    Existem apenas pequenas coisas que tem que ser reparadas mas nada de significativo.
    Desde de que existe humanidade que as pessoas constroem ou reabilitam as suas casas, eu própria vejo centenas de pessoas a fazê-lo.
    Temos familiares e amigos que trabalham na área e nos vão ajudar, vai ser desafiante mas vai correr bem.
    As escadas são em alvenaria, o número de degraus não sei, mas sei que estão conformes, vêm do r/c, onde fica a garagem, hall e arrumos e os quartos. A porta do quarto abrirá para o piso e não para o degrau uma vez que a escada termina antes do quarto.
    O meu pedido de ajuda foi apenas no sentido da orientação para a disposição das áreas uma vez que neste momento o andar está todo amplo.
    Sei que se contrata-se um arquiteto ficaria tudo perfeito mas não tenho fundos, então irei fazer eu mesma o desenho e a divisão das áreas. Curiosamente a casa onde cresci foi feita exactamente assim os meus pais desenharam e construíram eles mesmos. A canalização e elétrica serão as únicas coisas feitas por técnicos.
    Lamento muito se isso não é o mais correcto mas é o possível.
  17.  # 19

Colocado por: arturandresilva

Tem toda a razão. Reforço o que escrevi no início. Estes desenhos sou eu a passar tempo e sem dúvida que deveria consultar alguém com capacidade para avaliar com algum rigor o que ali tem na propriedade que comprou. O barato muitas vezes sai caro.

E agradeço o tempo que dispôs a ajudar-me a ter uma ideia das possibilidades dentro do espaço e limitações que existem.
    Fico-lhe muito grata.
  18.  # 20

vania
    só posso desejar-lha boa sorte.
    o que tento explicar-lhe, e não se trata ou não de contratar arquiteto, temos noutro topico um caso da marize que está num processo parecido e pegou as coisas com as suas mãos e portanto não é por ai, é que no seu caso a informação que disponibiliza não tem "capacidade ilustrativa" que permita por aqui ( pro-bono ) dar alguma orientação válida a meu ver.
    não basta dizer que a estrutura está válida, sabe que tipo de construção tem ai?
    escadas em alvenaria?
    que tipo de lajes tem neste momento?
    espessura das paredes, exteriores e interiores? ou ainda não tem paredes nenhumas?
    sabe se pode andar no interior a deitar abaixo esta ou aquela parede?
    olhe ainda nem percebi que tipo de casa tem ai, como é o telhado,..., enfim, nem uma foto sequer
    tentei abrir um pouco as suas perspetivas mas parece que ainda não entendeu.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Rui_Mendes

0.0313 seg. NEW