Colocado por: joseobraÁ pouco falava com um conhecido que me disse algo que fiquei em considerar.
Segundo ele é possível construir e legalizar a moradia sem apresentar faturas.
As contas sao fáceis, se tiver de Faturar os 400K com Iva , fica muito mais caro que pagar 50% em sede de irs das mais valias...
Nota: Sei que de futuro o valor numa futura venda é sobre o VPT tambem.
É que quase 80K de iva , é muito mais caro que 50% de 140K (70K) em sede de irs com 2 títulares (para os nossos rendimentos).
Segundo ele nao é obrigatório apresentar faturas de auto construção ás finanças.
Ou seja, com a construção pode se jogar de muitas formas
Colocado por: joseobraTemos tido varias opiniões
Colocado por: xaninhowDeparei-me com este tópico e tenho exatamente a mesma questão.
Vendi o meu apartamento em 2022 por 131k que me tinha custado 56500 em 2018.
Após pagamento do crédito habitação em falta (51760€) e as comissões da imobiliária (7144€),gerei mais valia na ordem dos 72k.
No IRS aparece que tenho que reinvestir sem recurso a crédito cerca de 79k.
Neste momento já tenho faturas da obra a rondar os 73k e terei ainda que fazer mais 6k em faturas, tudo com IVA, para comprovar o reinvestimento.
O restante da obra tenciono fazer sem faturas (pelo menos a mão de obra) para "fugir" ao IVA.
Acontece que o dinheiro já acabou e agora terei que pagar esses 6k que faltam com dinheiro do crédito... Como é que eles sabem que estou a usar dinheiro do crédito ou não?
Isto tudo faz-me imensa confusão
Colocado por: Bragas VMas contratou um crédito de 6k?
Todo o valor que fizer de crédito vai descontar no seu reinvestimento..
Ou seja, para não pagar mais valias, tem que comprovar despesa (faturas de 72k [contas suas] + o valor do crédito que contratou).
Colocado por: PJ2022
Penso que essas contas apenas entram se esse imóvel for vendido à no futuro.
Colocado por: Bragas VMas contratou um crédito de 6k?
Todo o valor que fizer de crédito vai descontar no seu reinvestimento..
Ou seja, para não pagar mais valias, tem que comprovar despesa (faturas de 72k [contas suas] + o valor do crédito que contratou).
Colocado por: Bragas V
Partindo do princípio que o reinvestimento funciona em aquisição/construção de HPP, o crédito conta agora e o fisco sabe.
Colocado por: xaninhow
A minha dúvida é : como é que as finanças sabe que os 6k que me faltam aplicar, é proveniente do dinheiro do empréstimo ou capital próprio?
Colocado por: PJ2022"A minha dúvida é : como é que as finanças sabe que os 6k que me faltam aplicar, é proveniente do dinheiro do empréstimo ou capital próprio?"
O fisco se quiser sabe tudo, mas apresente as despesas necessárias para cobrir as mais valias e esqueça o resto.
É minha opinião :)
Colocado por: PJ2022
Já falei com pessoas com conhecimento de causa(gabinetes de contabilidade) e sabe a resposta?
Encolhem os ombros e com riso comprometedor apenas dizem: " ah e tal, pode ter o azar de uma fiscalização e correr mal..."
Colocado por: Dias12.
Você tem é de apresentar as faturas com esse valor para não pagar mais-valias, como pagou as faturas não quer saber.
Que confusão que vai na sua cabeça.. e está a confundir o xaninhow
Deve ter colocado mal a questão, porque senão sabiam responder-lhe..
Talvez fosse melhor falar com um fiscalisa..
Se gastar o dinheiro no jogo, a obra não avança e nunca consegue o reinvestimento.. não vá por aí..
Que confusão que vai na sua cabeça.. e está a confundir o xaninhow
Deve ter colocado mal a questão, porque senão sabiam responder-lhe..
Talvez fosse melhor falar com um fiscalisa..
Se gastar o dinheiro no jogo, a obra não avança e nunca consegue o reinvestimento.. não vá por aí..
Colocado por: Bragas VMas o dinheiro que pediu ao banco não estava a gastá-lo no jogo?