Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Á pouco falava com um conhecido que me disse algo que fiquei em considerar.

Segundo ele é possível construir e legalizar a moradia sem apresentar faturas.

As contas sao fáceis, se tiver de Faturar os 400K com Iva , fica muito mais caro que pagar 50% em sede de irs das mais valias...

Nota: Sei que de futuro o valor numa futura venda é sobre o VPT tambem.

É que quase 80K de iva , é muito mais caro que 50% de 140K (70K) em sede de irs com 2 títulares (para os nossos rendimentos).

Segundo ele nao é obrigatório apresentar faturas de auto construção ás finanças.

Ou seja, com a construção pode se jogar de muitas formas
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  2.  # 2

Colocado por: joseobraÁ pouco falava com um conhecido que me disse algo que fiquei em considerar.

Segundo ele é possível construir e legalizar a moradia sem apresentar faturas.

As contas sao fáceis, se tiver de Faturar os 400K com Iva , fica muito mais caro que pagar 50% em sede de irs das mais valias...

Nota: Sei que de futuro o valor numa futura venda é sobre o VPT tambem.

É que quase 80K de iva , é muito mais caro que 50% de 140K (70K) em sede de irs com 2 títulares (para os nossos rendimentos).

Segundo ele nao é obrigatório apresentar faturas de auto construção ás finanças.

Ou seja, com a construção pode se jogar de muitas formas

Tá a ver que aos poucos vai entendendo como funciona???
    Há várias maneiras de se matar pulgas com as mais valias no processo de construção...
  3.  # 3

Sem dúvidas, é fazer contas!

Já agora, nas mais valias podem ser descontados electrodomésticos de cozinha?

Tipo, maquina lavar roupa e loiça, frigorífico, microondas etc?
  4.  # 4

E a tristeza de tudo isto, é que se for às finanças informar-se e for atendido em três dias diferentes por três profissionais, com sorte tem três opiniões diferentes.

Colocado por: joseobraTemos tido varias opiniões
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  5.  # 5

Deparei-me com este tópico e tenho exatamente a mesma questão.

Vendi o meu apartamento em 2022 por 131k que me tinha custado 56500 em 2018.

Após pagamento do crédito habitação em falta (51760€) e as comissões da imobiliária (7144€),gerei mais valia na ordem dos 72k.

No IRS aparece que tenho que reinvestir sem recurso a crédito cerca de 79k.

Neste momento já tenho faturas da obra a rondar os 73k e terei ainda que fazer mais 6k em faturas, tudo com IVA, para comprovar o reinvestimento.

O restante da obra tenciono fazer sem faturas (pelo menos a mão de obra) para "fugir" ao IVA.

Acontece que o dinheiro já acabou e agora terei que pagar esses 6k que faltam com dinheiro do crédito... Como é que eles sabem que estou a usar dinheiro do crédito ou não?

Isto tudo faz-me imensa confusão
  6.  # 6

Mas contratou um crédito de 6k?

Todo o valor que fizer de crédito vai descontar no seu reinvestimento..

Ou seja, para não pagar mais valias, tem que comprovar despesa (faturas de 72k [contas suas] + o valor do crédito que contratou).
  7.  # 7

Colocado por: xaninhowDeparei-me com este tópico e tenho exatamente a mesma questão.

Vendi o meu apartamento em 2022 por 131k que me tinha custado 56500 em 2018.

Após pagamento do crédito habitação em falta (51760€) e as comissões da imobiliária (7144€),gerei mais valia na ordem dos 72k.

No IRS aparece que tenho que reinvestir sem recurso a crédito cerca de 79k.

Neste momento já tenho faturas da obra a rondar os 73k e terei ainda que fazer mais 6k em faturas, tudo com IVA, para comprovar o reinvestimento.

O restante da obra tenciono fazer sem faturas (pelo menos a mão de obra) para "fugir" ao IVA.

Acontece que o dinheiro já acabou e agora terei que pagar esses 6k que faltam com dinheiro do crédito... Como é que eles sabem que estou a usar dinheiro do crédito ou não?

Isto tudo faz-me imensa confusão

Essas contas (do crédito contraído agora) só vão interessar numa próxima venda desse imóvel.
  8.  # 8

Colocado por: Bragas VMas contratou um crédito de 6k?

Ou seja, para não pagar mais valias, tem que comprovar despesa (faturas de 72k [contas suas] + o valor do crédito que contratou).
    Concordam com este comentário:diouf_matos

Bragas, sem querer tirar-lhe razão, essas contas acho que não são bem assim.
    O homem até pode ter contraído um crédito para outra obra/imóvel que não o que está neste momento a construir.
    Como vai o fisco saber que o empréstimo refere-se ao imóvel que gerou as mais valias?
    Penso que essas contas apenas entram se esse imóvel for vendido à no futuro.
  9.  # 9

Colocado por: PJ2022
    Penso que essas contas apenas entram se esse imóvel for vendido à no futuro.

No futuro não tem nada a ver..

Partindo do princípio que o reinvestimento funciona em aquisição/construção de HPP, o crédito conta agora e o fisco sabe.

Esse cenário de ter pedido o crédito para outra obra não faz muito sentido..

A única forma seria pedir um financiamento multifunções com hipoteca de outro imóvel, mas não é disso que estamos a falar..
  10.  # 10

Colocado por: Bragas VMas contratou um crédito de 6k?

Concordam com este comentário:diouf_matos

Não amigo, eu fiz um crédito de 140k, crédito esse de construção.

O orçamento final da obra dado pelo empreiteiro são de 221.400€ IVA incluído, e eu neste momento tenho 73k reinvestidos das mais valias da venda do apartamento. Resta então fazer mais uma adjudicação de 6k com o empreiteiro para fazer o bolo total do reinvestimento que são os 79k, que é o que aparece em IRS e então prosseguir com a restante obra sem IVA, de maneira a conseguir baixar o orçamento dos 221.400€.

Só que eu já não tenho esses 6k de capitais próprios, pois surgiram despesas extra, inclusive uma caução de obra (cerca de 4200€) que tive que pagar à câmara do Seixal, então a minha intenção seria retirar esses 6k aos 140k do empréstimo bancário.

Só que lá no anexo do IRS na parte das mais valias, vem descrito que aquele valor dos 79k tem que ser feito sem recurso a crédito.

A minha dúvida é : como é que as finanças sabe que os 6k que me faltam aplicar, é proveniente do dinheiro do empréstimo ou capital próprio?
  11.  # 11

Colocado por: Bragas V

Partindo do princípio que o reinvestimento funciona em aquisição/construção de HPP, o crédito conta agora e o fisco sabe.

Como é que o fisco vai saber que existe crédito contraído para beneficio da aplicação da construção?
    Você pede o crédito construção, até é viciado em jogo e vai sacando valores desse crédito para alimentar esse vício... o banco não quer saber onde você aplica o dinheiro nem tão pouco necessita de algum comprovativo/fatura sobre a forma como lhe dá uso, ao fazer o seu irs apenas coloca as faturas suficientes para cobrir as mais valias necessárias
    Já falei com pessoas com conhecimento de causa(gabinetes de contabilidade) e sabe a resposta?
    Encolhem os ombros e com riso comprometedor apenas dizem: " ah e tal, pode ter o azar de uma fiscalização e correr mal..."
    Mas acredite que isto é assunto para horas e horas de conversa.
  12.  # 12

"A minha dúvida é : como é que as finanças sabe que os 6k que me faltam aplicar, é proveniente do dinheiro do empréstimo ou capital próprio?"

O fisco se quiser sabe tudo, mas apresente as despesas necessárias para cobrir as mais valias e esqueça o resto.
    É minha opinião :)
  13.  # 13

Não lhe interessa. Nem "quer saber" se você paga com iva ou sem iva.
    Caso futuramente venha a vender a casa a apresentar só 79k de faturas e a vender pelos 250/300k aí sim, o fisco come a sua fatia.

Mas em relação à origem dos 6k está a fezer confusão.
    A partir do momento que você pediu credito você tem acesso a 140k + 79k €.
    Imaginando até que tem o emprestimo no banco A e os capitais próprios no banco B.
    Que interessa a origem do dinheiro para pagar as faturas??
    Até podia ter pago com o dinheiro do emprestimo e não mexer no dinheiro do banco B.
    No fim o dinheiro que sobra é sempre o mesmo.
    Você tem é de apresentar as faturas com esse valor para não pagar mais-valias, como pagou as faturas não quer saber.
  14.  # 14

Colocado por: xaninhow
    A minha dúvida é : como é que as finanças sabe que os 6k que me faltam aplicar, é proveniente do dinheiro do empréstimo ou capital próprio?

O que está em causa não é a proveniência do dinheiro..

É quantidade de capital que comprovou reinvestir..

Se tem faturas de 79k e fez um crédito de 140k, reinvestiu 0 (zero).

Tem que ter faturas desses 79k +140k..
  15.  # 15

Colocado por: PJ2022"A minha dúvida é : como é que as finanças sabe que os 6k que me faltam aplicar, é proveniente do dinheiro do empréstimo ou capital próprio?"
    O fisco se quiser sabe tudo, mas apresente as despesas necessárias para cobrir as mais valias e esqueça o resto.
    É minha opinião :)

Que confusão que vai na sua cabeça.. e está a confundir o xaninhow

Colocado por: PJ2022

Já falei com pessoas com conhecimento de causa(gabinetes de contabilidade) e sabe a resposta?
    Encolhem os ombros e com riso comprometedor apenas dizem: " ah e tal, pode ter o azar de uma fiscalização e correr mal..."

Deve ter colocado mal a questão, porque senão sabiam responder-lhe..

Talvez fosse melhor falar com um fiscalisa..

Se gastar o dinheiro no jogo, a obra não avança e nunca consegue o reinvestimento.. não vá por aí..
  16.  # 16

Colocado por: Dias12.
    Você tem é de apresentar as faturas com esse valor para não pagar mais-valias, como pagou as faturas não quer saber.

Certo, mas a que valor se está a referir?
  17.  # 17

Se gastar o dinheiro no jogo, a obra não avança e nunca consegue o reinvestimento.. não vá por aí..

Ai avança avança... até porque o empreiteiro é um gajo porreiro e vai sendo pago em cash através do dinheiro que pediu ao banco...
    Acredite que não é assim tão claro esse assunto.
  18.  # 18

Mas o dinheiro que pediu ao banco não estava a gastá-lo no jogo?

Esta parte das mais valias é claro como a água..
  19.  # 19

Colocado por: Bragas VMas o dinheiro que pediu ao banco não estava a gastá-lo no jogo?

Pois... afinal não estava a gastar no jogo mas sim a dar em cash ao empreiteiro :)
  20.  # 20

Isso não interessa nada para o tema..

O que conta é que contratou o credito, logo, para as finanças (e não para o Banco), tem que ter faturas desse montante, ou então não concretiza o reinvestimento..

O reinvestimento é a aplicação dos capitais próprios ganhos na venda.. se fizer crédito não aplica capitais próprios aplica capitais alheios..

Pode dar as voltas que der..

0.0213 seg. NEW