Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Bragas VIsso não interessa nada para o tema..

O que conta é que contratou o credito, logo, para as finanças (e não para o Banco), tem que ter faturas desse montante, ou então não concretiza o reinvestimento..

O reinvestimento é a aplicação dos capitais próprios ganhos na venda.. se fizer crédito não aplica capitais próprios aplica capitais alheios..

Pode dar as voltas que der..

Antes de mais agradecer-vos a todos pelas vossas respostas.

Bragas, é isso mesmo... Eu neste momento tenho 73k reinvestidos, provenientes da venda do apartamento, está tudo faturado com contribuinte e Morada da obra.

Portanto a maior parte do bolo das mais valias estão reinvestidas... Falta-me só reinvestir 6k, só que eu já não tenho esses 6k de capitais próprios provenientes das mais valias, daí ter que ir buscar esses 6k ao capital alheio (vulgo crédito construção), o empreiteiro passa nova fatura desses 6k, e então aí tenho o total das mais valias reinvestidas e avançar com o resto da obra sem faturar mão de obra (pagando em Cash ao empreiteiro), poupando aqui alguns milhares em IVA.

O banco em questão não me pede faturas de nada, o perito só quer o avanço da obra. Esteve cá a semana passada fazer a primeira vistoria e já tenho 33% obra feita (isto tudo com dinheiro das mais valias).
  2.  # 2

xaninhow, eu não escrevi nada disso..

Repito, se contratar um Crédito Habitação de 140k, além dos 6k que lhe faltam de faturas, ficam a faltar 140k.
    Concordam com este comentário: Apostador
  3.  # 3

Xaninho... vendi a minha hpp ppr 325k, ainda tinha 100k de credito e paguei 20k à imobiliaria.

Precisava reinvestir 205k.
    Comprei terreno que conta para reinvestimento no valor de 72,5k.
    Logo ainda preciso reinvestir 132,5k.
    Pedi ao banco 200k para construção, passei a ter que apresentar 332,5k de faturas de construção para nao pagar mais valias.
    Espero ter sido claro.
  4.  # 4

Colocado por: diouf_matosXaninho... vendi a minha hpp ppr 325k, ainda tinha 100k de credito e paguei 20k à imobiliaria.

Precisava reinvestir 205k.
    Comprei terreno que conta para reinvestimento no valor de 72,5k.
    Logo ainda preciso reinvestir 132,5k.
    Pedi ao banco 200k para construção, passei a ter que apresentar 332,5k de faturas de construção para nao pagar mais valias.
    Espero ter sido claro.

Isto mesmo..

Mais claro impossível..

Só uma nota pra complicar..

Desde que o crédito de 100k que liquidou tivesse sido contratado para adquirir HPP, porque se fosse para construir HPP, essa amortização não era considerada.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  5.  # 5

Um aparte:

Acabei de receber a declaração da câmara equivalente à antiga licença de utilização.

Já posso mudar a morada fiscal?

Ou há alguma data que deva ter em atenção, uma vez que construí com necessidades de reinvestimento para evitar mais valias!

Obrigado
  6.  # 6

Nas Finanças, na altura disseram me que tinha os 3 anos para mudar (os 3 em que podia reinvestir o valor). Mudei o ano passado, embora as facturas deste ano, ainda me contem.
  7.  # 7

Hum.. creio que para o averbamento da construção e a mudança da morada, o prazo sejam 5 anos não?

Para o reinvestimento é que são 3.

Eu teria até novembro deste ano (vendi em novembro de 2021), mas com a alteração passei a ter até 31 de dezembro.
  8.  # 8

Nao fui ver à legislação. Infelizmente no meu caso, como é um sitio sem "ruas". Já tinha uma caixa postal, naqueles aglomerados de caixas e por isso mudei o ano passado para nao me preocupar com isso.
  9.  # 9

Colocado por: Bragas VHum.. creio que para o averbamento da construção e a mudança da morada, o prazo sejam 5 anos não?

Para o reinvestimento é que são 3.

Eu teria até novembro deste ano (vendi em novembro de 2021), mas com a alteração passei a ter até 31 de dezembro.

De que alteração fala?
  10.  # 10

Não lhe sei especificar.. mas foi um pacote de medidas para a habitação.. creio que ainda relacionada com o Covid.. ou seja o prazo para reinvestimento foi alargado para todas as vendas ocorridas num determinado período, até 31-12-2024.. no meu caso só me beneficiou 1 mês.. mais ou menos..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpmassena
  11.  # 11

Sim, eu seria ate julho deste ano, mas estende ate 31 de dezembro de 2024.

Como tudo parou, deram uma benesse a quem comecou a construir a partir de 2019 ate final de 2021, pois o prazo da malta de 2019 acabava em 2022 e ganharam 2 anos com isso.

Tambem nao me recordo de qual foi a alteração, mas o Bragas tem razão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpmassena
  12.  # 12

Lei nº56/2023 de 6 de outubro com entrada em vigor no dia seguinte
    Capitulo VII , ARTº50 , ponto 6

Foi integrado no + habitação
    Concordam com este comentário: Bragas V
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  13.  # 13

Colocado por: PJ2022

Tá a ver que aos poucos vai entendendo como funciona???
    Há várias maneiras de se matar pulgas com as mais valias no processo de construção...

E as finanças depois não pedem explicações ao empreiteiro? Como é possível nos dias de hoje, ser feita uma casa com apenas 100mil faturados?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  14.  # 14

Colocado por: JCoimbra

E as finanças depois não pedem explicações ao empreiteiro? Como é possível nos dias de hoje, ser feita uma casa com apenas 100mil faturados?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dias12

Se pagar o salário mínimo aos empregados e depois outro salario mínimo fora do recibo de vencimento dá para "derreter" algumas boas dezenas de milhar de euros que os DOs pagam sem fatura
  15.  # 15

Colocado por: xaninhowDeparei-me com este tópico e tenho exatamente a mesma questão.

Vendi o meu apartamento em 2022 por 131k que me tinha custado 56500 em 2018.

Após pagamento do crédito habitação em falta (51760€) e as comissões da imobiliária (7144€),gerei mais valia na ordem dos 72k.

No IRS aparece que tenho que reinvestir sem recurso a crédito cerca de 79k.

Neste momento já tenho faturas da obra a rondar os 73k e terei ainda que fazer mais 6k em faturas, tudo com IVA, para comprovar o reinvestimento.

O restante da obra tenciono fazer sem faturas (pelo menos a mão de obra) para "fugir" ao IVA.

Acontece que o dinheiro já acabou e agora terei que pagar esses 6k que faltam com dinheiro do crédito... Como é que eles sabem que estou a usar dinheiro do crédito ou não?

Isto tudo faz-me imensa confusão

Estás a perceber mal.
    É mais fácil entenderes assim:

No final vais precisar de 79k de faturas + 140k de faturas.
    Ponto final!

Isso de quereres não pagar IVA da construção, no teu caso...vai correr muito mal
  16.  # 16

Colocado por: JoseMBOliveira
    Isso de quereres não pagar IVA da construção, no teu caso...vai correr muito mal

Porque?
  17.  # 17

Topico aberto por mim...
    Estou na mesma situação.

Nao quer pagar 23% de Iva certo?

Facil, pague as mais valias, é mais barato que pagar 23% de 300 ou 400mil euros.
    Mais valias dificilmente vai ser tributado a 23% no seu Irs, e lembre-se que também só entra 50%.

Depois arranje as faturas que conseguir, de materiais etc, para numa venda futura ter algumas despesas e abater.

Contas feitaz, infelizmente entre pagar iva e pagar 50% das .ais valias, compensa NAO pagar iva!

Se fosse 6% ai a história mudava.
  18.  # 18

Colocado por: joseobraTopico aberto por mim...
    Estou na mesma situação.

Facil, pague as mais valias, é mais barato que pagar 23% de 300 ou 400mil euros.
    Mais valias dificilmente vai ser tributado a 23% no seu Irs, e lembre-se que também só entra 50% do que ganhou.
    E nesses 50% pode meter muitas despesas para abater.

Depois arranje as faturas que conseguir, de materiais etc, para a casa nova, e numa venda futura ter algumas despesas e abater.

Contas feitas, infelizmente entre pagar iva e pagar 50% das mais valias, compensa NAO pagar iva!

Se fosse 6% ai a história mudava.
  19.  # 19

Este topico foi aberto por mim.

Mesma situação e já fiz varias contas, é uma questão de matemática...

Mais valias dificilmente vai ser tributado a 23% no seu Irs, e lembre-se que também só entra 50% do que ganhou.
    E nesses 50% pode meter muitas despesas para abater.

Depois arranje as faturas que conseguir, de materiais etc, para a casa nova, e numa venda futura ter algumas despesas e abater.

Contas feitas, infelizmente entre pagar iva e pagar 50% das mais valias, compensa NAO pagar iva!

Se fosse 6% ai a história ja mudava...
  20.  # 20

.

0.0256 seg. NEW