Colocado por: Bragas VIsso não interessa nada para o tema..
O que conta é que contratou o credito, logo, para as finanças (e não para o Banco), tem que ter faturas desse montante, ou então não concretiza o reinvestimento..
O reinvestimento é a aplicação dos capitais próprios ganhos na venda.. se fizer crédito não aplica capitais próprios aplica capitais alheios..
Pode dar as voltas que der..
Colocado por: diouf_matosXaninho... vendi a minha hpp ppr 325k, ainda tinha 100k de credito e paguei 20k à imobiliaria.
Precisava reinvestir 205k.
Comprei terreno que conta para reinvestimento no valor de 72,5k.
Logo ainda preciso reinvestir 132,5k.
Pedi ao banco 200k para construção, passei a ter que apresentar 332,5k de faturas de construção para nao pagar mais valias.
Espero ter sido claro.
Colocado por: Bragas VHum.. creio que para o averbamento da construção e a mudança da morada, o prazo sejam 5 anos não?
Para o reinvestimento é que são 3.
Eu teria até novembro deste ano (vendi em novembro de 2021), mas com a alteração passei a ter até 31 de dezembro.
Colocado por: PJ2022
Tá a ver que aos poucos vai entendendo como funciona???
Há várias maneiras de se matar pulgas com as mais valias no processo de construção...
Colocado por: JCoimbra
E as finanças depois não pedem explicações ao empreiteiro? Como é possível nos dias de hoje, ser feita uma casa com apenas 100mil faturados?
Colocado por: xaninhowDeparei-me com este tópico e tenho exatamente a mesma questão.
Vendi o meu apartamento em 2022 por 131k que me tinha custado 56500 em 2018.
Após pagamento do crédito habitação em falta (51760€) e as comissões da imobiliária (7144€),gerei mais valia na ordem dos 72k.
No IRS aparece que tenho que reinvestir sem recurso a crédito cerca de 79k.
Neste momento já tenho faturas da obra a rondar os 73k e terei ainda que fazer mais 6k em faturas, tudo com IVA, para comprovar o reinvestimento.
O restante da obra tenciono fazer sem faturas (pelo menos a mão de obra) para "fugir" ao IVA.
Acontece que o dinheiro já acabou e agora terei que pagar esses 6k que faltam com dinheiro do crédito... Como é que eles sabem que estou a usar dinheiro do crédito ou não?
Isto tudo faz-me imensa confusão
Colocado por: JoseMBOliveira
Isso de quereres não pagar IVA da construção, no teu caso...vai correr muito mal
Colocado por: joseobraTopico aberto por mim...
Estou na mesma situação.
Nao quer pagar 23% de Iva certo?
Facil, pague as mais valias, é mais barato que pagar 23% de 300 ou 400mil euros.
Mais valias dificilmente vai ser tributado a 23% no seu Irs, e lembre-se que também só entra 50% do que ganhou.
E nesses 50% pode meter muitas despesas para abater.
Depois arranje as faturas que conseguir, de materiais etc, para a casa nova, e numa venda futura ter algumas despesas e abater.
Contas feitas, infelizmente entre pagar iva e pagar 50% das mais valias, compensa NAO pagar iva!
Se fosse 6% ai a história mudava.