Colocado por: JCoimbraEspero nas próximas semanas ter mais valias para reinvestir (tenho casa a venda e CPCV assinado...) e estou em inicio de construção da futura casa.
Digam-me, o reinvestimento das mais valias tem que ser após a venda da HPP ou posso ir buscar faturas antes da data de escritura de venda? (já fiz um pagamento ao empreiteiro)
Colocado por: diouf_matosXaninho... vendi a minha hpp ppr 325k, ainda tinha 100k de credito e paguei 20k à imobiliaria.
Precisava reinvestir 205k.
Comprei terreno que conta para reinvestimento no valor de 72,5k.
Logo ainda preciso reinvestir 132,5k.
Pedi ao banco 200k para construção, passei a ter que apresentar 332,5k de faturas de construção para nao pagar mais valias.
Espero ter sido claro.
Colocado por: xaninhow
O emprestimo bancário não entram nas contas das mais valias, logo você não precisa de faturar os 200k de empréstimo bancário ( a não ser que o seu banco assim o exija ).
.
Colocado por: Dias12Será o empreiteiro a comprar todos os equipamentos da casa? Sistema de AQS, caixilharias, carpintarias, cozinha, eletrodomesticos da cozinha?
Colocado por: Bragas V
Outra vez arroz?
Além de eu achar que não faz muito sentido você dizer “a partir daqui vai ser tudo sem fatura”, acho que se sabia tanto do assunto, não vinha pra cá perguntar.
Você está errado e quem lhe dizer que está certo… está errado também..
Se soubesse obviamente que não teria cá vindo perguntar. Mas a contra informação é tanta, que joguei pelo seguro e fui-me informar com quem percebe do assunto, tendo ficado esclarecido.
Colocado por: jpmassena
Pode ter despesas até dois anos antes da venda
Colocado por: Bragas V
E o que lhe disseram foi que o credito bancário não conta?
Colocado por: JCoimbra
O projeto de arquitetura e especialidades, licença na CM, ramais, dão para abater nas mais valias?
O projeto de arquitetura e especialidades, licença na CM, ramais, dão para abater nas mais valias?
Empréstimo bancário é uma coisa
Mais valias são outra
São coisas totalmente distintas que não devem ser juntas no mesmo bolo.
As mais valias são provenientes do lucro que se faz com a venda de um imóvel.
O empréstimo bancário é feito com uma entidade bancária particular.
Para as finanças o que interessa saber é se as mais valias foram ou não reinvestidas. Como é que se prova que as mais valias foram reinvestidas?
Na compra de um novo imóvel, terreno ou construção.
Sendo que as mais valias podem ser reinvestidas na totalidade ou apenas parcial, ninguém é obrigado a reinvestir todo o lucro que gerou, no entanto, se não o fizer, está sujeito a tributação.
O crédito bancário aqui não interessa para nada.
Se você gerou 100k de mais valias, se não quer pagar irs, tem que reinvestir a totalidade desses 100k. Logo terá que ter faturação desses 100k, com IVA, para provar às finanças o reinvestimento. Mais, adianto que as faturas têm que conter a morada da obra sob pena das faturas não serem aceites.
Agora, em relação ao crédito, você não é obrigado a comprovar o que está a gastar, a não ser que o banco assim o exija. Há bancos que exigem faturas e outros que não. No meu caso particular o meu banco financiador não exige faturas.
Cada vez que necessitar de mais uma tranche, peço uma vistoria ao perito e consoante a percentagem de obra feita, é libertado capital.
Tal como disse acima, já tive a primeira vistoria na obra e foi libertado a primeira tranche que corresponde a 30% do capital financiado.
Agora, quando necessitar novamente de dinheiro, marco nova vistoria e o perito logo atribui uma percentagem aos avanços da obra para disponibilizar novamente capital.
Reforço, não é preciso apresentar faturas ao banco a não ser que tal o exija.
No meu caso, os 80k de mais valias que gerei de lucro com a venda do meu imóvel, está tudo faturado, inclusive com morada da obra.
Os 140k do empréstimo bancário não preciso de faturas.
Mas obviamente nem tudo é doce... Se um dia quiser vender a moradia, para as finanças, o que conta é o valor que foi declarado xl, logo os 80k + o valor atribuído ao terreno.
Os 140k do empréstimo bancário que foram utilizados para a construção é como se para as finanças não tivesse existido, logo não conseguirei vender a moradia por exemplo pelo preço de mercado.
Obviamente que a ideia não será vender a moradia mas nunca se sabe o dia de amanhã e é um risco que aceito correr.
Penso que não amigo,
Terá que ser reinvestimento num novo imóvel, terreno ou construção.
O que entra é despesas com a imobiliária, certificado energético, imposto municipal sob transmissões onerosas de imóveis e despesas com registos e escrituras.
O que entra é despesas com a imobiliária, certificado energético, imposto municipal sob transmissões onerosas de imóveis e despesas com registos e escrituras.
Obrigado pela sua partilha,
No entanto, continuo sem perceber essas contas.
Você antes de pedir o empréstimo, só lhe faltava apresentar faturas no valor de 132,5k para ter as mais valias totalmente investidas.
O emprestimo bancário não entram nas contas das mais valias, logo você não precisa de faturar os 200k de empréstimo bancário ( a não ser que o seu banco assim o exija ).
Fui-me informar sobre o assunto com uma pessoa que trabalha nas finanças e as mais valias são apenas e só sobre o montante total do lucro que obteve na venda de um imóvel.
Eu no meu caso, desde a minha ultima mensagem, já pedi ao empreiteiro para adjudicar mais uma fatura de 8k... Assim já tenho as mais valias totalmente investidas porque o que tinha que investir eram 80k, que foi o lucro que gerei da venda do meu apartamento.
Daqui para a frente, toda a obra será sem IVA, utilizando o emprestimo bancário que é no valor de 140k. O banco não me exige faturas nenhumas, apenas lhe interessa o desenvolver da obra. Já tive inclusive a primeira vistoria à obra e já me foi libertado a primeira tranche, 30% do valor do emprestimo.
Contras de fazer a construção sem IVA? Logicamente que se quiser vender a moradia vai ser mais dificil de prestar contas depois com as finanças, mas como isto não será para vender, logo avançaremos assim, sem IVA, que no fim das contas ainda dará uma poupança na casa dos 25k que poderá ser utilizado para melhorar mais um ou outro ponto na construção.