Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Sei que este assunto já foi discutido em outros tópicos, mas queria fazer uma questão específica em relação à minha situação:

Tenho um terraço nas traseiras, assente numa lage aligeirada. Não sei os pormenores de construção, apenas os que estão "à vista". Pela garagem parece-me que as vigotas distam cerca de 60cm umas das outras e estão apoiadas em vigas a cerca de 5,5m.

Eu gostaria de colocar uma pequena piscina (2.6x1.6x0.6) mas estou com receio pela carga que ela cria (cerca de 500kg/m2).

A especificidade do meu caso é que tenho um pilar e uma viga mesmo por baixo do local onde penso instalar a mesma. Sei que a carga é distribuída uniformemente e não vai "cair" apenas no pilar, mas penso que será uma zona mais "resistente" que colocar a carga no meio da laje, certo?
  2.  # 2

Não sei se é relevante, mas é um terraço revestido com tela asfáltica impermeabilizante, placas de roofmate e depois placas de cimento 60x40 apoiadas nos 4 cantos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaomgf
  3.  # 3

Colocado por: a38855cerca de 500kg/m2)
    as lages aligeirada são tipicamente calculadas para uma carga de 300kg/m2
    • snob
    • 16 julho 2024

# 4

Atenção que depois as pessoas ao movimentarem-se na piscina vão provocar pressões de forma desigual na lage e pode provocar fissuras na tela asfáltica.
    Não sou técnico, contudo conheço um caso em que colocaram piscinas num terraço que era simultaneamente cobertura de lojas e desconfia-se que originou várias fissuras nas telas asfálticas instaladas sob o pavimento cerâmico.
  4.  # 5

Colocado por: a38855Eu gostaria de colocar uma pequena piscina (2.6x1.6x0.6) mas estou com receio pela carga que ela cria (cerca de 500kg/m2).

Não são 500, mas sim 2500kg...esqueça isso.
    • hangas
    • 16 julho 2024 editado

# 6

Colocado por: PickaxeNão são 500, mas sim 2500kg...esqueça isso.

2500kg é o total, mas sobre uma area 4.1m2, o que dá uns 600kg/m2.
    Mas sobre a lage iria estar o peso da piscina (e das pessoas) e ainda o peso das lagetas de 60x40.
    Concordam com este comentário: a38855
  5.  # 7

Colocado por: hangasMas sobre a lage iria estar o peso da piscina (e das pessoas) e ainda o peso das lagetas de 60x40.

Durante pouco tempo...
    Concordam com este comentário: hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12, a38855
  6.  # 8

Colocado por: hangas

2500kg é o total, mas sobre uma area 4.1m2, o que dá uns 600kg/m2.
    Mas sobre a lage iria estar o peso da piscina (e das pessoas) e ainda o peso das lagetas de 60x40.
    Concordam com este comentário:a38855

Certo, mas (isto na opinião de um "leigo"), grande parte da carga é descarregada diretamente no pilar/viga. Se estivesse a falar colocar a carga a meio do vão, seria bem pior, não?
  7.  # 9

Colocado por: a38855grande parte da carga é descarregada diretamente no pilar/viga

Mas esse pilar faz parte da estrutura e é calculado em conformidade. A laje aguenta uma determinada carga por m2, e não é por carregar em cima do pilar que este vai aguentar tudo, até porque esse pilar (e os primos dele) já estão a suportar a laje propriamente dita, mesmo sem nada em cima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: a38855
  8.  # 10

Colocado por: a38855Se estivesse a falar colocar a carga a meio do vão, seria bem pior, não?

Sim, nesse caso caía antes de encher a piscina

0.0144 seg. NEW