Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou em vias de comprar a minha primeira casa e queria fazer algumas obras na casa, como aumentar etc...

Contactei um arquiteto que após enviar a localização da casa e algumas fotos/vídeos enviou-me uma proposta de honorários de 6500 € + IVA.

Como não percebo nada do que está incluído nos honorários, venho pedir a vossa ajudar para saber se o valor apresentado se enquadra com a média do mercado.

Obrigado
  2.  # 2

dependendo da qualidade dos projetos e da complexidade da moradia em si, até acho que está bastante em conta
    o orçamento segue as linhas correntes que se vê por ai.
    não espere é grandes desenvolvimentos.
  3.  # 3

Inclui 1 reunião preliminar e 1 visita ao local de obra. 🤔
    • MDM
    • 17 julho 2024

# 4

Colocado por: VarejoteInclui 1 reunião preliminar e 1 visita ao local de obra. 🤔

É trabalho que já deve estar adiantado.
  4.  # 5

Colocado por: VarejoteInclui 1 reunião preliminar e 1 visita ao local de obra. 🤔

Isso é bom ou mau? 😁

Falei com um amigo que está a construir casa não muito longe da minha zona e o projeto ficou na casa dos 5500 €, com visitas à obra no fim de etapas por eles estabelecidas.

Penso que isso não está incluído na minha proposta, pois não há menção disso.

Outra dúvida que tenho é:
    - É normal um projeto de restauração ser mais caro que um projeto para construir do 0?

Para vossa informação, alguns pontos que acho que sejam importantes:
    - A casa atualmente está habitável;
    - A casa, embora por fora seja vista como uma, interiormente está divida em 2. (Uma está arrendada aos meus pais há mais de 20 anos)
    - Seriam feitas obras exteriores para isolamento em toda a casa.
    - Seriam feitas apenas obras em uma das casas (Aumentar, Demolir algumas paredes, etc.)
  5.  # 6

Para mim que não percebo nada de projectos e muito menos de arquitecturas, parece pouco.
    O que pode acontecer é depois ter um honorário extra (visita + deslocações) de cada vez que o arquitecto tiver de se deslocar.

Na boa verdade, se não confia sequer nos honorários, como é que vai confiar no serviço?
    Contractar alguém tem de sempre (sempre) ter como base uma relação de boa conexão e confiança.

Como chegou até este profissional? Foi referenciado?

Colocado por: migueltmIsso é bom ou mau? 😁
  6.  # 7

Colocado por: marize
    Para mim que não percebo nada de projectos e muito menos de arquitecturas, parece pouco.
    O que pode acontecer é depois ter um honorário extra (visita + deslocações) de cada vez que o arquitecto tiver de se deslocar.

Na boa verdade, se não confia sequer nos honorários, como é que vai confiar no serviço?
    Contractar alguém tem de sempre (sempre) ter como base uma relação de boa conexão e confiança.

Como chegou até este profissional? Foi referenciado?

Até agora tive 2 referenciados, um não me respondeu ao primeiro email, e o outro disse que ia passar no local mais que uma vez, mas até hoje nada. 😅

Como não estou em Portugal, não tenho possibilidade de me dirigir pessoalmente aos escritórios, dai ter procurado na “internet” algum arquiteto que fosse da zona.

Mas tem razão, se calhar o ideal mesmo, é tentar falar com conhecidos a fim de chegar a mais referências.
  7.  # 8

Colocado por: migueltm- É normal um projeto de restauração ser mais caro que um projeto para construir do 0?
    dá bastante mais trabalho..

mas acho errado havendo possibilidade disso de escolher um arqº apenas com base nos honorários. a diferença de 500 ou 1000€ é uma gota no oceano comparado com o que irá gastar na obra. e é impossível perceber a competência do profissional apenas com base no valor e numa descrição no papel.

deve conhecer a pessoa. reunir-se com ela e averiguar pelos trabalhos já feitos.
    Concordam com este comentário: marize
  8.  # 9

Colocado por: migueltmBoa tarde,

Estou em vias de comprar a minha primeira casa e queria fazer algumas obras na casa, como aumentar etc...

Contactei um arquiteto que após enviar a localização da casa e algumas fotos/vídeos enviou-me uma proposta de honorários de 6500 € + IVA.

Como não percebo nada do que está incluído nos honorários, venho pedir a vossa ajudar para saber se o valor apresentado se enquadra com a média do mercado.

Obrigado

muito baixo...

0.0139 seg. NEW