Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, o meu senhorio recusa-se a passar os recibos de renda a que tenho direito. Tenho legitimidade para parar de pagar até ele resolver a situação? Caso contrario, como posso fazer a denúncia nas finanças para os obter? Sabem em quanto tempo ficam disponíveis no portal?
    • size
    • 18 julho 2024

# 2

Qual o motivo que senhorio argumenta ?
    Como paga as rendas ? Transferência Bancária ?
  2.  # 3

se pagar as rendas por transferência bancárias é declarar esses valor no IRS e depois o senhoria que se entenda com as finanças.

o deixar de pagar nunca é boa politica. passa a dar argumentos ao outro lado.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  3.  # 4

Colocado por: sizeQual o motivo que senhorio argumenta ?
    Como paga as rendas ? Transferência Bancária ?

Sinceramente, nenhum. Faz-se de esquecido. Eu não queria nada entrar em conflito com ele mas já esperei de mais para perceber que ele sem pressão não o vai fazer e não sei como agir. Nem percebo porque não o faz... Sim, transferência bancária
    • Soliva
    • 19 julho 2024 editado

# 5

Colocado por: Ritasol

Sinceramente, nenhum. Faz-se de esquecido. Eu não queria nada entrar em conflito com ele mas já esperei de mais para perceber que ele sem pressão não o vai fazer e não sei como agir. Nem percebo porque não o faz... Sim, transferência bancária

Nunca deixe de pagar a renda …nunca
    Tem a sua cópia do contrato ? …
    Reúna sempre os comprovativos de transferência , e declare os valores no IRS .
    O seu senhorio que se resolva com as finanças .
    • smst
    • 19 julho 2024

# 6

Nunca deixar de pagar, deixará de ter razão.
    Quando iniciou o contrato de arrendamento?
    O contrato está registado nas finanças? Se não estiver ameace o senhorio que vai declarar as rendas pagas no IRS e que ele vai ter problemas com as finanças. Se por outro lado o contrato está devidamente registado, existem senhorios (principalmente mais idosos) que optam por emitir um recibo único no final do ano civil. Os recibos electrónicos ficam disponiveis no portal das finanças no momento em que são emitidos https://imoveis.portaldasfinancas.gov.pt/arrendamento/
  4.  # 7

Colocado por: Ritasol

Provavelmente o contrato não está registado nas finanças...
  5.  # 8

Colocado por: AlexMontenegro

Provavelmente o contrato não está registado nas finanças...

Não tenho a certeza , mas não foi criada a hipótese de o arrendatário registar o contrato , caso o senhorio não o fizesse ?
  6.  # 9

Colocado por: Soliva

Não tenho a certeza , mas não foi criada a hipótese de o arrendatário registar o contrato , caso o senhorio não o fizesse ?

Não quem tem que registar o contrato é o senhorio até porque esse registo só serve para o Estado sacar impostos, de resto não tem qualquer utilidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soliva
  7.  # 10

Obrigada pelas respostas.

É uma longa história mas resumindo eu não tenho contrato escrito. Na altura eu aceitei entrar sem contrato, com a condição de ter na mesma o recibo para poder usar no meu irs. o senhorio garantiu-me que não havia problema e disse que podia perfeitamente passar o recibo sem ter o contrato por escrito.
    Como eu não percebia nada do assunto e o que queria ira mudar-me o mais rápido possível, acreditei nele. Não sei se fui ingénua. Já saí prejudicada no irs do ano anterior, que não pude declarar esse gasto,e perdi com isso. Este ano já la vão 7 meses pagos e recibos nem vê-los. Estou no apartamento há 1 ano e 2 meses. Nao queria que o senhorio se tornasse vingativo em relação a mim, como não tenho o contrato, mas também preciso dos recibos e sinto-me enganada.

Já pensei em mudar-me várias vezes, mas neste momento está complicado.
    • Soliva
    • 19 julho 2024 editado

# 11

Colocado por: RitasolNao queria que o senhorio se tornasse vingativo em relação a mim,

Infelizmente isso não vai evitar , pois ao declarar as rendas ele vai ter um belo berbicacho com as finanças .
    Especialmente porque vai ter de apresentar os comprovativos das rendas e dizer ás finanças quando se iniciou o arrendamento, e isso vai implicar acertos no IRS do ano passado e multas por não haver registo do contrato.

Meu conselho … tenha uma alternativa de habitação ( procure nova casa ) caso ele apresente oposição á renovação, pois ele não vai achar piada , quando se iniciar os problemas com as finanças .

Isto é tudo muito giro … aceitar arrendamento que recaiem em ilegalidade , mas depois querer usufruir dos benefícios de um contrato dito legal.
    Não pode ter o melhor dos dois mundos … é escolher .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ritasol
  8.  # 12

pois ele não vai achar piada , quando se iniciar os problemas com as finanças .

pois, por isso é que ainda não fiz nada.
  9.  # 13

Sabe qual o valor que pode deduzir no IRS? 15% do valor total. O senhorio se declarar as rendas paga entre 28 a 26%.
    Os contratos de agua e luz estão em nome de quem?
    Consegue um outro alojamento idêntico pelo valor que paga agora com um acréscimo de 15%?
    Vale a pena armar-se em fiscal das finanças? Que eu saiba a AT não tem casas para distribuir aos heróis fiscais.
    Não sei se costuma ir a feiras, mas nunca vá lá porque a maioria dos vendedores não passam faturas.
  10.  # 14

Colocado por: CarvaiSabe qual o valor que pode deduzir no IRS? 15% do valor total. O senhorio se declarar as rendas paga entre 28 a 26%.
    Os contratos de agua e luz estão em nome de quem?
    Consegue um outro alojamento idêntico pelo valor que paga agora com um acréscimo de 15%?
    Vale a pena armar-se em fiscal das finanças? Que eu saiba a AT não tem casas para distribuir aos heróis fiscais.
    Não sei se costuma ir a feiras, mas nunca vá lá porque a maioria dos vendedores não passam faturas.

Esses 15% fazem-me diferença sim. Só não entendo o porquê de me ter mentido no início. Se me tivesse dito que nunca me ia passar o recibo já sabia com o que contar e podia tomar outra decisao. Luz em meu nome...água no do senhorio. Mas sou eu que pago.
  11.  # 15

Outra coisa que eu pensei fazer foi, tentar convence-lo a fazer contrato escrito. Ele a recusar-se, se entrar com advogado será que consigo?
    • Soliva
    • 20 julho 2024 editado

# 16

Colocado por: CarvaiVale a pena armar-se em fiscal das finanças? Que eu saiba a AT não tem casas para distribuir aos heróis fiscais.

Carvai… cada um sabe da sua carteira …
    Confesso que não sei qual a diferença entre os “herois fiscais” e os “senhorios Chico-espertos” que tanta má fama dá á classe e contribui para a selvajaria do mundo do arrendamento.

Se o senhorio não quer pagar impostos … mais vale não alugar o imóvel. Se o inquilino quer deduzir legalmente as suas rendas , terá esse direito.

Uma coisa é dizer que o arrendatário aceitou a situação ilegal ( ao não ter assinado contrato ) e agora querer alterar a situação quando vê que perdeu dinheiro aquando o incumprimento legal , outra coisa é debitar que o “pobre “ do senhorio é um coitado que vai pagar + impostos .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro, Ritasol
    • Soliva
    • 20 julho 2024 editado

# 17

Colocado por: RitasolOutra coisa que eu pensei fazer foi, tentar convence-lo a fazer contrato escrito. Ele a recusar-se, se entrar com advogado será que consigo?

Se insiste nos recibos e ele protela … irá igualmente protelar a formalização do contrato por escrito .
    Meter advogado vai iniciar o mesmo quadro de desconfiança. .

Certamente que para assinar contrato ele irá insistir no aumento da renda ( para compensar as responsabilidades fiscais ) … é ver o quão mais pode pagar e falando com ele calmamente , encontrar um meio termo, mas é imperativo que a situação fique resolvida de forma legal … ambos ficam resguardados .

No entanto prepare-se igualmente para a hipótese de oposição de renovação do contrato verbal (pode ser questionada se uma das partes negar a existência do acordo ou contestar os termos acordados)
  12.  # 18

O valor que eu pago não é baixo, para a minha carteira, acredite! a única vantagem que eu tive com este arrendamento foi ter pago apenas uma caução de um mês adiantado, quando os outros senhorios estavam a pedir 5. Foi só por isso que aceitei. Agora vejo que foi um erro, mas mesmo com contrato não sei estaria sujeita ao mesmo. mas, pelo menos estava dentro da legalidade, eu sempre quis o contrato só não tinha como o obrigar. Se eu eventualmente encontrar um apartamento a um valor que possa pagar e não estejam a exigir meio ano de rendas adiantadas eu mudo-me, mas a oferta está escassa e não acho justo que o senhorio me tenha mentido tao descaradamente, quando eu sempre lhe paguei e cumpri com a minha palavra.
  13.  # 19

… ambos ficam resguardados .

é o que penso. Por isso nem entendo porque não quer.
    • Soliva
    • 20 julho 2024 editado

# 20

Tem duas escolhas :

Forçar a formalização do contrato , ( ou insiste para ele o fazer ou paga a um advogado para o fazer ) e corre o risco de o afrontar e iniciar litigio directamente .

Insistir com a formalização do contrato mas aquando da entrega da declaração de IRS , declara as rendas … iniciando litígio indirectamente.

Ambas vão dar ao mesmo destino … oposição á renovação.
    Independentemente da escolha que tomar … nunca deixar de pagar a renda e as responsabilidades acordadas pois terá impacto num futuro litígio civil.

Só uma questão pertinente … como mudou o titular de electricidade sem um contrato ?

0.0228 seg. NEW