Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ola a todos

Vou construir uma cerca em madeira no jardim e surgiu me uma duvida no planeamento para execução da obra, que ficaria agradecido se me pudessem ajudar.
    A minha duvida esta ligada à instalação dos postes em madeira.

Para criar a cerca comprei postes em madeira tratada class4 de 10*10*250cm. Agora, para instala-los vou fazer buracos com 30cm de diâmetro, 1m de profundidade, no fundo irei colocar no mínimo 5cm de brita e espaçar os pilares de 2m em 2m. A cerca será de 150cm de altura.

A minha duvida está no enchimento a usar nos buracos para fixar o poste.
    Que racio de areia e cimento devo usar para esse efeito, 2 de areia e 1 de cimento é correto? Devo usar brita na mistura?

Fico agradecido pelas vossas sugestões.
    •  
      marco1
    • 19 julho 2024 editado

# 2

meta só brita, isso de cimento e madeira não tem nada a ver
    se vai espetar os postes com 1m de profundidade é o suficiente

https://pt.wikihow.com/Instalar-um-Pilar-para-Cerca-de-Madeira
  2.  # 3

Nunca tinha equacionado essa essa hipótese, faz sentido, até porque aumentava a longevidade da madeira.

O meu receio em colocar só brita a agarrar o poste é que com o tempo, ventos, terras que cedam uns centímetros, a cerca entorte e caia. Ainda pra mais o solo é algo arenoso e tende a suavizar com as chuvas de inverno. São 20m de cerca e vai ser ripada na horizontal de cima a baixo.

A minha ideia inicial era que talvez uma mistura de areia, cimento e talvez brita conseguisse ancorar bem os postes. Mas não sei ao certo e não tenho experiencia no assunto.
  3.  # 4

Sendo arenoso, basta um bate estacas no poste e pronto. sem brita sem nada. já que vai inserir 1m no solo.

0.0097 seg. NEW