Vou construir uma cerca em madeira no jardim e surgiu me uma duvida no planeamento para execução da obra, que ficaria agradecido se me pudessem ajudar. A minha duvida esta ligada à instalação dos postes em madeira.
Para criar a cerca comprei postes em madeira tratada class4 de 10*10*250cm. Agora, para instala-los vou fazer buracos com 30cm de diâmetro, 1m de profundidade, no fundo irei colocar no mínimo 5cm de brita e espaçar os pilares de 2m em 2m. A cerca será de 150cm de altura.
A minha duvida está no enchimento a usar nos buracos para fixar o poste. Que racio de areia e cimento devo usar para esse efeito, 2 de areia e 1 de cimento é correto? Devo usar brita na mistura?
Nunca tinha equacionado essa essa hipótese, faz sentido, até porque aumentava a longevidade da madeira.
O meu receio em colocar só brita a agarrar o poste é que com o tempo, ventos, terras que cedam uns centímetros, a cerca entorte e caia. Ainda pra mais o solo é algo arenoso e tende a suavizar com as chuvas de inverno. São 20m de cerca e vai ser ripada na horizontal de cima a baixo.
A minha ideia inicial era que talvez uma mistura de areia, cimento e talvez brita conseguisse ancorar bem os postes. Mas não sei ao certo e não tenho experiencia no assunto.