Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva,

Estou a remodelar uma casa aproveitei que revesti tudo a pladur para refazer a parte eléctrica. Todos os tubos vão para o sótão, não existe derivações para entre tomadas.
    Eletricidade não de todo o meu forte, apenas tenho as noções básicas. Passei 1,5 nos interruptores, 2,5 tomadas excepto maquina de lavar, forno, fogão.

A minha duvida é os fios que vão para o quadro são iguais aos das derivações? Isto é, tenho 3 tomadas num quarto, 9 fios 2,5 ao total no sótão, ligo todos a 3 fios 2,5 e vai até ao quadro?
    Existe uma norma a seguir quanto aos circuitos, se é por divisão, por finalidade (tomadas, luzes, forno, etc..)?

Vou chamar um eletricista para fazer o quadro e os testes do aterramento, mas queria adiantar serviço para poupar uns trocos.

Desde já obrigado malta ;)
  2.  # 2

Boas.

Quantos circuitos dedicados de tomadas é que fez? Apenas um e depois derivou para todas as tomadas da casa?

Cada circuito de tomadas, por regra, deve alimentar 8 tomadas no máximo. São feitas em 3 cabos de 2,5mm2 (fase, neutro e terra), entubados em tubo isogris de 20mm ou mais, e partem do quadro, protegidas com disjuntor de 16A.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ffteixeira
  3.  # 3

Colocado por: harsousaBoas.

Quantos circuitos dedicados de tomadas é que fez? Apenas um e depois derivou para todas as tomadas da casa?

Cada circuito de tomadas, por regra, deve alimentar 8 tomadas no máximo. São feitas em 3 cabos de 2,5mm2 (fase, neutro e terra), entubados em tubo isogris de 20mm ou mais, e partem do quadro, protegidas com disjuntor de 16A.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ffteixeira

Não fiz, neste momento tenho a saída dos tubos no sótão com os 3 fios.
    Como o sótão vai ficar vazio, passei todos os tubos para cima em vez de ligar os tubos entre caixas. As ligações vão ser feitas lá em cima.

Então a regra é ser circuitos por finalidade e não divisão. Fica então no quadro Tomadas 1, Tomadas 2, etc..
    Ligo a fiação 2,5 das tomadas (max 8 tomadas) a fio 2,5 que vai ao quadro, correcto?
  4.  # 4

Até 8 tomadas de serviço por circuito, não para tomadas de uso dedicado e de carga.

Primeiro faz a obra, depois é que chama o eletricista para "ligar" o quadro. 👌
  5.  # 5

Colocado por: ffteixeiraEntão a regra é ser circuitos por finalidade e não divisão. Fica então no quadro Tomadas 1, Tomadas 2, etc..

Eu não diria que essa é a regra... As regras indicam que deverá ter circuitos dedicados para elementos especiais como placa, fogão, bomba de calor ou similar, etc. Sendo os condutores adequados a essas cargas.
    Para as restantes tomadas genéricas não haverá uma regra absoluta (com exceção das 8 tomadas por circuito como já foi referido), mas sim boas práticas. Um dispositivo de proteção para cada tomada seria uma loucura, mas em instalação nova o mínimo que se exige, para mim é um circuito por divisão (o mesmo para iluminação). Para além disso, quando necessita de ir ao quadro desligar uma zona especifica, fará mais sentido ler "sala", "suite", "escritório" ou "tomadas 1", "tomadas 2"?.
    Será ainda necessário observar a separação de alguns circuitos por diferenciais apropriados (com especial atenção em zonas húmidas, AQS, exteriores, etc). Quem quer poupar tostões, aplica um ou dois diferenciais nas remodelações, e depois quando atuar a proteção fica com os circuitos todos em baixo sem necessidade. Atenção à seletividade.
    Numa casa relativa pequena com poucas divisões torna-se fácil essa gestão. Gastará um pouco mais de fio, disjuntores e IDs mas fica com mais controlo e melhor distribuição de cargas.
    Um circuito por tubo apenas.
  6.  # 6

Colocado por: harsousaSão feitas em 3 cabos de 2,5mm2

Cabos não, fios. São coisas diferentes.

Colocado por: harsousaprotegidas com disjuntor de 16A

Depende... habitualmente é o que se vê, é a receita para tudo. Mas isso teria de ser validado com cálculos, tendo em conta fator de agrupamento, coeficiente de temperatura, coeficiente de resistência por distâncias, etc.
    Mas pronto, "bota" 16A curva C. 😅
    • eu
    • 22 julho 2024 editado

# 7

Se tem um tubo independente por tomada, então até pode colocar um disjuntor por tomada, os disjuntores são baratos.
  7.  # 8

Colocado por: VarejoteAté 8 tomadas deserviçopor circuito, não para tomadas de uso dedicado e de carga.

Primeiro faz a obra, depois é que chama o eletricista para "ligar" o quadro. 👌

Sim eu entendi, tudo que é de carga é a parte.
    Isso de "primeiro fazer a obra e depois chamar o eletricista" não corresponde a verdade... como escrevi em cima eu só quero adiantar trabalho, em nenhum momento é feito algo que não pode ser revertido.
    É mais "fácil" ja ter os fios passados do que ter de estar agachado no sótão a passar fio :)

Colocado por: Ruikode
    Eu não diria que essa é a regra... As regras indicam que deverá ter circuitos dedicados para elementos especiais como placa, fogão, bomba de calor ou similar, etc. Sendo os condutores adequados a essas cargas.
    Para as restantes tomadas genéricas não haverá uma regra absoluta (com exceção das 8 tomadas por circuito como já foi referido), mas sim boas práticas. Um dispositivo de proteção para cada tomada seria uma loucura, mas em instalação nova o mínimo que se exige, para mim é um circuito por divisão (o mesmo para iluminação). Para além disso, quando necessita de ir ao quadro desligar uma zona especifica, fará mais sentido ler "sala", "suite", "escritório" ou "tomadas 1", "tomadas 2"?.
    Será ainda necessário observar a separação de alguns circuitos por diferenciais apropriados (com especial atenção em zonas húmidas, AQS, exteriores, etc). Quem quer poupar tostões, aplica um ou dois diferenciais nas remodelações, e depois quando atuar a proteção fica com os circuitos todos em baixo sem necessidade. Atenção à seletividade.
    Numa casa relativa pequena com poucas divisões torna-se fácil essa gestão. Gastará um pouco mais de fio, disjuntores e IDs mas fica com mais controlo e melhor distribuição de cargas.
    Um circuito por tubo apenas.

Pois faz-me mais sentido ter tomadas quarto, iluminação quarto, do que tomadas 1, tomadas 2.

Obrigado pelas dicas ;)
  8.  # 9

Colocado por: ffteixeira

Sim eu entendi, tudo que é de carga é a parte.
    Isso de "primeiro fazer a obra e depois chamar o eletricista" não corresponde a verdade... como escrevi em cima eu só quero adiantar trabalho, em nenhum momento é feito algo que não pode ser revertido.
    É mais "fácil" ja ter os fios passados do que ter de estar agachado no sótão a passar fio :)

Pois faz-me mais sentido ter tomadas quarto, iluminação quarto, do que tomadas 1, tomadas 2.

Obrigado pelas dicas ;)

Não, primeiro fala com o eletricista(caso aceite), para marcar o esquema de tubagem e como passar os tubos, condutores etc., não o contrário.

Depois de estar feito, vai lá e termina o trabalho.

Senão está sujeito a abrir roços de novo.
  9.  # 10

Colocado por: Varejote

Não, primeiro fala com o eletricista(caso aceite), para marcar o esquema de tubagem e como passar os tubos, condutores etc., não o contrário.

Depois de estar feito, vai lá e termina o trabalho.

Senão está sujeito a abrir roços de novo.

Acho que não leu o que escrevi anteriormente. Não existe roços :)
    A única duvida aqui era quantos fios chegam ao quadro, porque é diferente cada tomada chegar ao quadro, ou chegar grupo de 8, por divisão ou por finalidade, etc...
    Mas é passagem de fios, o resto ja foi feito como tinha dito em cima.

Mas obrigado, com o que foram dizendo ja fiquei com uma ideia, o restante do trabalho o eletricista faz. Acredito que já lhe poupei bastante trabalho e dor nas costas xD
  10.  # 11

Ok, mas tenha atenção que as tubagens do piso não podem passar por outros pisos. A tubagem anda entre a laje e o teto
  11.  # 12

O pessoal têm todos medo do gás. Mas depois com a eletricidade brincam todos achando que não há problemas.
    • eu
    • 22 julho 2024

# 13

Colocado por: nielskyO pessoal têm todos medo do gás. Mas depois com a eletricidade brincam todos achando que não há problemas.

Não se deve brincar com nenhum deles, mas o risco de haver um grande problema com a eletricidade é bem mais baixo.
  12.  # 14

Colocado por: nielskyO pessoal têm todos medo do gás

Nem por isso, não tenho medo do gás e é uma exigência para nós. Fun fact: O empreiteiro teve de refazer o orçamento porque simplesmente não contabilizou a instalação da rede de gás, porque assumiu que nós não queríamos uma vez que todos os clientes lhe pedem para não instalar rede de gás.

Sobre a instalação elétrica, em remodelações já se sabe que se inventa muito, ao menos que o user seja minimamente bem encaminhado e tenha supervisão de um profissional credenciado, e no final deverá correr tudo bem.

0.0171 seg. NEW