Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos. Para construir um muro exterior de vedação de um terreno, o que aconselham? tijolo de barro ou bloco de cimento? cumps :)
  2.  # 2

Boas

Bloco de cimento

Cumps
  3.  # 3

Colocado por: PauloCorreiaBoas

Bloco de cimento

Cumps

...já agora gostaria k argumentassem as vossas respostas... obrigado :)
  4.  # 4

Os muros de vedações, geralmente destinam-se a ter vedações, e para a sua fixação, os blocos proporcionam um maior apoio ao prumo, porque como têm mais peso e mais espaço interior, consegue-se colocar mais argamassa, segurando-o melhor.

Consegue-se ainda fazer um travamento muito bom da seguinte maneira. Vira o bloco de cima do muro ao contrário, parte os topos e coloca 4 ferros de 8mm ou 10mm e a seguir mete lá betão ou argamassa, ficando com um lintél de coroamento de forma barata eficaz.

Além disso o tijolo cerâmico dá-se mal se for encostado a terras e receber muita humidade. Aquilo é barro. Não é por acaso que as caixas de visita não devem ser feitas em tijolo cerâmico mas sim com blocos

Em termos de preço o custo é superior em 1€, mas justifica-se pelas vantagens

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rgss, mafgod, nunogouveia
  5.  # 5

Boa tarde,
    Também vou iniciar esta sexta-feira um trabalho de reforço/reconstrução de um muro de vedação nas minhas casas. Podem ver aqui:

Embora não esteja visível na foto este muro tem continuidade para o lado direito. A minha ideia é homogeneizar a sua altura por toda a sua extensão (que pretendo que seja de cerca de 1,20 m) e reforça-lo o suficiente para poder colocar uma rede de vedação.
  6.  # 6

Que tipo de vedação?

É que se for rede, tem menos problemas com os ventos, mas se for chapa, então terá de reforçar com uns pilaretes, afastados ai uns 3 ou 4 metros entre si.

agora o muro pelo fotografia parece muro de pedra argamassada e que já já que não terá muita resistência. Estando aberto por cima,a água já lavou muita argamassa entre as pedras no interiore, reduzindo a resistência do muro

Se não me engano esse muro já deu o que tinha a dar, e repará-lo é muito caro, seria necessário fazer injecções de argamassa. No entanto se optar por o reparar, não use argamassa de cimento cinzento, que com a retracção, vai partir. Use uma argamassa à base cal, que embora demora mais tempo a secar (os pedreiros detestam-na por isso), tem maior flexibilidade e compatibilidade com o existente. É um erro recorrente abusar do cimento que torna as estruturas demasiado rígidas e com o comboio a passar ai perto e vai vibrar bastante

Uma boa argamassa para para as juntas: traço 1:0.5:2:3
    317C001 Areia rio___________________________15.00/m3/1000*30lt ___________= (3 baldes)
    317C006 Areia amarela ______________________15.00/m3/1000*20lt____________= (2 baldes)
    317A007 Cimento Portland Branco BR1 - 32,5Mpa 0.19/kg*1150/1000*5___________= (1/2 balde)
    317B001 Cal hidráulica____________________ 0.09/kg*900/1000*10___________= (1 balde)
    352G004 Água______________________________1.40/m3/1000*17,5lt____________= 0.490€
    117z001 MO Fabrico argamassas ________________________24.12/m3 ___________= 24.12€

Uma boa argamassa para para o reboco: traço 1:1:2:4
    317C001 Areia rio___________________________15.00/m3/1000*40lt ___________= (4 baldes)
    317C006 Areia amarela ______________________15.00/m3/1000*20lt____________= (2 baldes)
    317A007 Cimento Portland Branco BR1 - 32,5Mpa 0.19/kg*1150/1000*10lt_________= (1 balde)
    317B001 Cal hidráulica____________________ 0.09/kg*900/1000*10___________= (1 balde)
    352G004 Água______________________________1.40/m3/1000*17,5lt____________=
    117z001 MO Fabrico argamassas ________________________24.12/m3 ___________=

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rgss
  7.  # 7

Colocado por: PauloCorreiaQue tipo de vedação?

A vedação será em rede.
    Já comprei uma carrinha com 4 m3 de areia (não sei o tipo, mas é denominada por olho de formiga), que me ficou por 80 € com transporte incluído (2 kms). Água tenho do poço do terreno, falta comprar a argamassa, vou propor ao artista que me vai fazer o trabalho o uso da argamassa à base cal, seguindo a sugestão do Paulo, que muito agradeço.
  8.  # 8

Tem outra opção de picar todo o muro retirando a argamassa antiga, depois fazer vários roços na vertical para colocar uns pilares de reforço (não necessita de furar o muro de um lado ao outro) no muro com uma viga de fundação para ligar todos os pilares e por cima fazer um lintel com 20cm de altura de betão. Posteriormente dar um salpisco de areia e cimento, depois colocar a chamada rede galinheira e rebocar com a argamassa que o Sr. Paulo Correia descreveu(ficando a rede parcialmente coberta pela argamassa), e finalizar com um novo reboco areado e esponjado.

Já fiz isto é alguns edifícios antigos.

Bom trabalho
    • kami
    • 6 março 2010 editado

# 9

Boas

Alguém sabe o preço médio de 1 bloco de cimento (daqueles que são usados nas caves) e as várias dimensões?

Cumps
  9.  # 10

O preço dos blocos de cimento depende muito da quantidade e do poder negocial com o vendedor, no entanto para quantidades pequenas e no Allgarve, os valores são os seguintes:

bloco cimento 10x20x50cm 0,66€ + IVA
    bloco cimento 15x20x50cm 0,89€ + IVA
    bloco cimento 20x20x50cm 1,12€ + IVA

Para fazer um muro deve usar no minimo blocos de 15x20x50cm, os de 10cm são muito estreitos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kami, Skill
  10.  # 11

Olá a todos!!

Sou novo nestas andanças e estou a ponderar a construção dum muro, e como não estou dentro do assunto prefiro perguntar antes de errar.
    É necessário projecto e/ou licença? existem medidas máximas/mínimas?

Desde já obrigado.
  11.  # 12

Colocado por: SkillOlá a todos!!

Sou novo nestas andanças e estou a ponderar a construção dum muro, e como não estou dentro do assunto prefiro perguntar antes de errar.
    É necessário projecto e/ou licença? existem medidas máximas/mínimas?

Desde já obrigado.

Depende da Cãmara municipal. Tem que consultar o regulamento municipal, ou ir à câmara.
    • PASA
    • 20 agosto 2011

# 13

Uma boa argamassa para para as juntas: traço 1:0.5:2:3
    317C001 Areia rio___________________________15.00/m3/1000*30lt ___________= (3 baldes)
    317A007 Cimento Portland Branco BR1 - 32,5Mpa 0.19/kg*1150/1000*5___________= (1/2 balde)
    352G004 Água______________________________1.40/m3/1000*17,5lt____________= 0.490€
    117z001 MO Fabrico argamassas ________________________24.12/m3 ___________= 24.12€

Boas. Gostaria de saber se este traço é adequado para preencher juntas em paredes de pedra (granito) interiores.
    Obrigado.
  12.  # 14

Ese traço é para o preenchimento de juntas por injecção, isto é, para preencher juntas de paredes existentes. Até pode usar um cone de pasteleiro
  13.  # 15

Colocado por: korpys

...já agora gostaria k argumentassem as vossas respostas... obrigado :)
  14.  # 16

ola boa noite gostava de alguma ajuda se fosse possível , tenho um muro para fazer em santarem Almoster com trinta metros lineares com um metro gostava de saber valores para fazer com blocos de 20cm , e firmas disponíveis na zona .
  15.  # 17

boas gostava que alguém me desse umas dicas de valores para fazer um muro de 30m lineares em bloco de 20cm[pub][/pub]
  16.  # 18

e para zona de santarem casal do paul, e gostava de contactos firmas da zona
  17.  # 19

gostava de ter valores para vedação em paus tratados com rede ovelheira 520m lineares com 160 m altura
    também em santarem
  18.  # 20

boas, estou a pensar eu mesmo fazer um piso em cimento para montar uma estrutura metálica para arrumos.
    para isso vou abrir os rasgos no solo, que actualmente está relvado, vai ficar 6 metros por 9, e vou fazer o retângulo com duas fiadas de blocos de 20 de largura, onde vou deixar praticamente uma fiada e meia enterradas, não quero aquilo muito alto do restante relvado. vou fazer a moldura com os blocos sem fazer vigas visto que só vai ficar meio bloco a espreitar do solo. depois vou retirar areia do seu interior e colocar entulho, tubenam e malha sol, depois sera montada a estrutura metálica.
    para fazer a ligação dos blocos de cimento pensei em um balde de cimento mais três de areia. quando vim pesquisar antes de postar li que utilizam a cal.
    já tenho o material e comprei a areia amarela lavada que é utilizada nos pisos, esta areia serve para unir os blocos? recomendam adicionar cal ao cilmento e qual?

0.0221 seg. NEW