Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,
    Estou a remodelar um apartamento e em ambas as casas de banho queria fazer um nicho para guardar os shampôs e afins.
    Porém, toda a gente nos diz que é um enorme erro e que vai ser um ponto para infiltrações fáceis, vai causar humidades na parede oposta, eventualmente nos vizinhos de baixo. Portanto até já estou com receio e pondero fazer ou não fazer.

Tinhamos pensado fazer com tela e membrana imperbializante da schluter, e revestir com a cerêmica igual à parede.

Qual a vossa opinião? Alguém que tenha e que possa dar feedback?
  2.  # 2

Colocado por: CASA RABoa tarde a todos,
    Estou a remodelar um apartamento e em ambas as casas de banho queria fazer um nicho para guardar os shampôs e afins.
    Porém, toda a gente nos diz que é um enorme erro e que vai ser um ponto para infiltrações fáceis, vai causar humidades na parede oposta, eventualmente nos vizinhos de baixo. Portanto até já estou com receio e pondero fazer ou não fazer.

Tinhamos pensado fazer com tela e membrana imperbializante da schluter, e revestir com a cerêmica igual à parede.

Qual a vossa opinião? Alguém que tenha e que possa dar feedback?

Se bem feito, tal como tudo nas obras, não causa qualquer problema. Actualmente já vai 1 ano de nicho na parede entre a sala e a wc, zero inflitrações e vão 6 de nicho entre parede da fachada do prédio e wc, zero infiltracoes, motivo: foi bem feito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rubenfilipelopes1996, CASA RA
  3.  # 3

Colocado por: desofiapedro

Se bem feito, tal como tudo nas obras, não causa qualquer problema. Actualmente já vai 1 ano de nicho na parede entre a sala e a wc, zero inflitrações e vão 6 de nicho entre parede da fachada do prédio e wc, zero infiltracoes, motivo: foi bem feito.

A empresa que nos vai fazer a obra não disse nada contra o nicho, pelo contrário, até concordou e disse ser uma boa ideia, o que para nós demonstrou confiança e sabedoria no trabalho...
    Porém cada vez que falamos a alguém, todos alertam para as infiltrações e todos nos dizem ser um problema...
    De tal forma que nos questionamos fazer ou não fazer...
  4.  # 4

A minha experiência até agora foi positiva. A impermeabilização do local é de extrema importância e depois também depende do uso. Cá em casa por exemplo não se atira a água na direção do nicho, pra evitar que fique com pocinhas e afins, há os salpicos normais do banho e algum acumular em baixo das embalagens mas nada de mais, mesmo a limpar eu evito colocar demasiada água em demasia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CASA RA
  5.  # 5

4 anos e zero problemas, basta garantir a impermeabilização e a pendente.
    Não é nenhum bixo de 7 cabeças.
    •  
      marco1
    • 22 julho 2024 editado

# 6

tem sempre a hipotese de nichos embutidos já completos tipo caixa.
    https://bernstein-badshop.com/pt/moveis-de-casa-de-banho/armarios-de-casa-de-banho-e-prateleiras/nichos-de-parede/
    Concordam com este comentário: Ruikode
  6.  # 7

Gostamos mais da ideia de forrar a cerâmica, para nós fica mais bonito esteticamente.

E quanto à tela e membrana imperbializante da schluter? Parece-vos bem?
    Eles têm nichos já feitos em que é só encaixar, mas também vendem o material ao rolo para fazermos no tamanho que quisermos...
    Há algum melhor do que o outro?
    Ou há outras marcas que recomendem?
  7.  # 8

O nicho feito em cerâmica fica bem bonito.
    Segue imagem como aplicar a cerâmica, gosto mais da imagem de baixo.
      405807710_1317.jpeg
  8.  # 9

Colocado por: CASA RAE quanto à tela e membrana imperbializante da schluter? Parece-vos bem?

A schluter tem nichos pré fabricados, depois impermeabiliza a zona do duche com a tela kerdi, e não tem que se preocupar com infiltrações.

https://topeca.pt/pt/product/placa-construcao-kerdi-board-n
  9.  # 10

Isto faz-me lembrar a conversa das coberturas: com telhado ou sem telhado... qualquer um dá problemas se for mal feito. Com o nicho é igual, com a base de duche é igual...
    Concordam com este comentário: Na_mouch
    • ypt
    • 29 setembro 2024

# 11

Aproveitando a discussão, qual foi a solução aplicada?

Essa tela apenas se vende em rolos enormes ou consigo comprar em menor quantidade?
  10.  # 12

Eu tenho base e fiz o nicho na parede oposta à torneira. Dessa forma raramente leva com água (só quando é para lavar) e fica arrumado.
  11.  # 13

Minha opinião:

Fica giro, eu fiz.usamos durante 3/4 dias.. ao fim desse tempo percebemos que não era muito funcional ir ao outro lado da base (2 metros), buscar o shampoo, pousar o shampoo e pegar no gel de banho, etc etc..

Resumindo a minha esposa comprou usb frascos bonitos que estão a enfeitar, e o shampo, gel, acessórios, etc, ficam do lado do chuveiro no chão.
  12.  # 14

Colocado por: Bragas VMinha opinião:

Fica giro, eu fiz.usamos durante 3/4 dias.. ao fim desse tempo percebemos que não era muito funcional ir ao outro lado da base (2 metros), buscar o shampoo, pousar o shampoo e pegar no gel de banho, etc etc..

Resumindo a minha esposa comprou usb frascos bonitos que estão a enfeitar, e o shampo, gel, acessórios, etc, ficam do lado do chuveiro no chão.

Eu tenho 1.70m de base, não acho que seja muito incomodo esticar o braço para chegar ao shampoo etc. Mas tenho chuveiro de teto que a esses 1.70m rouba uns 40cm, não estamos propriamente colados à torneira.
  13.  # 15

Colocado por: Bragas Vao fim desse tempo percebemos que não era muito funcional ir ao outro lado da base (2 metros), buscar o shampoo

Esses são aqueles detalhes que devem ser mais estudados e refinados em termos de ergonomia e tal em projeto, mas acabam por escapar... Eu também tento pensar em tudo, mas sei que algo vai falhar, é inevitável.
  14.  # 16

Já agora alguma sugestão sobre a altura da base do duche ao pavimento? 0.90m?
  15.  # 17

Colocado por: rpmmsantosJá agora alguma sugestão sobre a altura da base do duche ao pavimento? 0.90m?

As minhas estão todas pousadas em cima da ceramica, portanto estão à altura que a base tiver, só sei da ultima pq a comprei, tem 2,90cm
  16.  # 18

Colocado por: Pickaxe
    A schluter tem nichos pré fabricados, depois impermeabiliza a zona do duche com a tela kerdi, e não tem que se preocupar com infiltrações.

https://topeca.pt/pt/product/placa-construcao-kerdi-board-n
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CASA RA
    no meu caso foi usado algo parecido. Mas como foi feita a impermeabilização do resto da zona de duche usando o mesmo sistema e a senhora quis medidas diferentes foram feitos os nichos em obra. Foi a única opção que o construtor me deu. A ser feitos era usando o sistema da schluter. Agora tem de garantir que esteja aplicado de maneira correcta.
  17.  # 19

Colocado por: yptAproveitando a discussão, qual foi a solução aplicada?

Essa tela apenas se vende em rolos enormes ou consigo comprar em menor quantidade?

Bom dia, perdi o acesso à minha conta e por isso não tinha visto que tinham colocado mais questões...
    Mas respondo agora pois pode ser útil para mais alguém.

Optamos por colocar membrama liquida impermibilizante.
    A tela ficaria com muito relevo nas sobreposições, e tornaria a aplicação do azulejo mais complexa...
    As nossas bases de duche são de 1,70m e o nicho fica a uma distância de 70cm do chuveiro, por isso não estão propriamente a levar com água direta, por isso pareceu-nos bem. Além disso, os nossos azulejos são de 1,20m por 1,20m o que significa que temos poucas juntas, e não haverá assim tanta possibilidade de infiltração por aí.
    Ainda não estamos lá a viver, mas de qualquer forma acho que só com o tempo é que saberei se foi uma boa opção ou não.

A tela é vendida em rolos de vários tamanhos de largura, e vários tamanhos de comprimento. Também se vende os cantos já feitos.
    As que vimos são da marca schluter.
  18.  # 20

Colocado por: rpmmsantosJá agora alguma sugestão sobre a altura da base do duche ao pavimento? 0.90m?

No nosso caso, optamos por colocar ao nível do pavimento numa das casas de banho. O chão fica todo liso, não havendo níveis.

Na outra wc, colocamos ao nível do chão original. Ou seja, quer o azulejo do chão e a base de duche estão ambos pousados no mesmo nível, mas sendo o azulejo mais fino que a base, a base fica acima do pavimento ~1cm...

0.0200 seg. NEW