Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia amigos,

Deparei me com a casa da fotografia na rua e achei que tinha um potencial enorme para fazer um restauro com gosto (não que tenha intenções de comprar). Sendo eu uma pessoa que gosta de "brincar aos arquitetos", tentei imaginar como poderia idealizar uma planta para esta moradia, renovando a sua fachada mas mantendo o seu desenho original. Acontece que, como muitas casas do seu tempo, a cozinha da mesma é no andar superior.

Como é que vocês idealizariam a planta desta casa sendo que "trazer" a cozinha para o andar debaixo deixaria aquela escada "sem propósito"? Manteriam a cozinha no andar superior, trocando a ordem tradicional dos andares? Eu provavelmente optaria pela segunda opção e colocaria algo como isto a revestir o exterior.

Mais uma vez, de referir que isto é apenas a sonhar e um pequeno exercício para a mente. Abraços!
      MSM.png
      MSM2.png
  2.  # 2

meta aqui a localização correta do google maps para que se veja melhor a envolvente.
    quer-me parecer que é uma zona com forte capacidade construtiva ( edificio do lado esquerdo) e nem é algo com interesse arquitetónico muito relevante por isso é mesmo para deitar abaixo e fazer um edificio com mais andares
  3.  # 3

Marco, tem aqui as coordenadas: 41°20'13"N 8°33'45"W.

Realmente é um zona com forte capacidade construtiva, mas para o exercício não penso que seja relevante. Imagine que a casa se encontra num meio mais rural.
  4.  # 4

não é preciso que seja mais rural mas sim numa área com esse tipo de densidade construtiva e tipologia ( habitacional de baixa densidade).
    de resto é um exercicio que não merece perda de tempo por várias razões.
  5.  # 5

Marco, compreendo que seja arquiteto, correto?
    Caso lhe aparecesse um cliente com um casa destas herdada, numa zona habitacional de baixa densidade, o que lhe recomendaria? Dizia para deixar abaixo e fazer nova?

Se o mesmo quisesse manter a fachada completamente original, como faria a distribuição das áreas internas? Manteria a cozinha no andar superior? Reaproveitaria as áreas de outra forma? Eliminaria a garagem?

Penso que seja um exercício engraçado para perder 10 minutos a pensar.
  6.  # 6

monte
    pensar em soluções é o meu trabalho, não precisa de enviusar a conversa, no caso especifico aparentemente pelo que dá para perceber seria a meu ver para deitar abaixo, claro que noutro contexto teria que ser analisado,
    de resto como já disse essa casa não tem grande valor arquitetónico, claro que teria que ser analisada a questão emocional e economica.
  7.  # 7

Neste caso a casa não é minha, não sei quem é o dono, nem está a venda.

Simplesmente moro relativamente perto e soube por familiares que a casa foi feita pelo meu avô e que ele viveu lá alguns anos antes de a vender (as inicias dele ainda se encontram gravadas no portão). Duas casas abaixo nesse sítio encontra-se também uma casa que foi feita (e vendida) pelo meu bisavô e já foi, mais tarde, restaurada por outra pessoa.

Como tal, gosto de sonhar e pensar no que faria à casa para a tornar mais atual por dentro, mantendo o exterior fiel ao aspeto original.
  8.  # 8

Colocado por: monte1romantendo o exterior fiel ao aspeto original.

e pensa ainda assim, na remoção da escada exterior, que a meu ver dá um certo pitoresco a todo o conjunto.
    quanto à intervenção... sem haver plantas fidedignas da casa, não vejo como se possa brincar com o que quer que seja quanto ao seu interior.
  9.  # 9

Eu não penso na remoção, eu pessoal manteria. Mas gosto de ouvir a opinião de quem manteria, e os seus argumentos.
  10.  # 10

Amigo sem um programa, sem um orçamento, sem ter dados do edifício, estado de conservação, plantas do interior, etc...
    É-me dificl sugerir o que quer que seja - Talvez como prioridade, remover todos os anexos adjacentes, ou refazer os mesmos valorizando o conjunto edificado...

Da foto, é uma pena a "opressão" que essa casinha tem face o enquadramento urbano actual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: monte1ro
  11.  # 11

Amigo, esqueça orçamentos. Considere que o estado estrutural da casa está em bom estado. O que é que você faria, caso herdasse essa casa, tivesse 100k ou 150k no banco para a renovar e a quisesse manter fiel ao seu aspeto atual para habitar nela?

Manteria a cozinha e sala no andar superior e fazia quartos embaixo? Alterava completamente a disposição de todas as áreas? Só removia os anexos e recuperava o aspeto atual?
  12.  # 12

Colocado por: monte1roNeste caso a casa não é minha, não sei quem é o dono, nem está a venda.

Olá,
    Tem que ter um levantamento do existe dentro. Como é a estrutura, em que estado está o interior.
    Se quer comprar a casa, entre em contacto com o dono, provavelmente até encontra o projecto original na câmara.

De resto, só com base numa fotografia, estarmos aqui a debitar ideias é uma perda de tempo. Falta o contexto. Contexto que você parece desconhecer ou não ter acesso. Assim de nada serve.

De que ano é?
    Quanto mede o terreno?
    Para fazer o quê? Airbnb? Para alugar? Para um T2, T6? Escritórios? Comercial, loja em baixo?
    Com que dinheiro?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • SrR
    • 23 julho 2024

# 13

Colocado por: Pedro Barradasuma pena a "opressão" que essa casinha tem face o enquadramento urbano actual.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
      pixar-up-frame1.jpg
  13.  # 14

A casa penso que é de 1952. Em termos de estrutura não faço ideia como estará…
    O terreno de acordo com o Google earth tem cerca de 200 m2 sendo 80 area de implantação da casa. Isto, neste caso imaginário seria para fazer um t3
  14.  # 15

Bump
  15.  # 16

Colocado por: monte1roe achei que tinha um potencial enorme para fazer um restauro com gosto

Olá monte1ro, concordo consigo, tem um potencial enorme para fazer um restauro com gosto.

Colocado por: monte1roComo é que vocês idealizariam a planta desta casa sendo que "trazer" a cozinha para o andar debaixo deixaria aquela escada "sem propósito"?

Diria que sim, se não estou em erro, um arquitecto do antigamente chama-lhes ou chamava-lhes de sobrecozinhas. As cozinhas no piso de cima. Trazer para baixo a cozinha seria, também, despropositar a escada, sim.

Colocado por: Pedro Barradase pensa ainda assim, na remoção da escada exterior, que a meu ver dá um certo pitoresco a todo o conjunto.

Fazer isso, monte1ro, seria com diz o Pedro Barradas, tirar o pitoresco a todo o conjunto.

Colocado por: monte1rotrocando a ordem tradicional dos andares?

Qual ordem tradicional dos andares (?) em que estilo de arquitectura existe a cozinha tradicionalmente em baixo (?), talvez não nesta arquitectura. Em outra.

Colocado por: monte1roa casa foi feita pelo meu avô e que ele viveu lá alguns anos antes de a vender (as inicias dele ainda se encontram gravadas no portão).

Colocado por: monte1ropara a renovar e a quisesse manter fiel ao seu aspeto atual para habitar nela?

Pessoalmente faria isso, restaurava-a mantendo a fidelidade da sua origem. De forma a encontrar nela, se para residência pessoal, uma vivência também confortável e funcional. E neste aspecto, do que é uma vivência confortável e funcional, acho que a variável é enorme, pois muito pessoal.
  16.  # 17

Colocado por: monte1roe colocaria algo comoistoa revestir o exterior.

Até tem interesse estético o género de revestimento para o caso, sim.
    E manteria os portões e gradeamentos ?
    E o que faria de portas e janelas, num revestimento desses ?
    Por outro lado, o revestimento com o telhado como se vê, ficaria, na minha opinião, um conjunto um pouco pesado, nesta casinha. Talvez outro revestimento que poderia ser nessa linha até.
      MSM3.png
      20240724_235606.jpg
  17.  # 18

.
      33.jpg
      23.jpg
  18.  # 19

Existem azulejos muito interessantes, duma cerâmista portuguesa muito actual. Não me recorda agora o nome. Tem trabalhos fabulosos. Se encontrar, ponho aqui no seu tópico.
  19.  # 20

.
      casa_1923_-_fachada_cjoao_mascarenhas.jpg

0.0225 seg. NEW