Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a toda a comunidade!

A minha questão serve exclusivamente para me inteirar um pouco sobre este tema dos tetos falsos e os custos normais destes serviços e também para a forma como os orçamentos são feitos, para perceber se não estou a ser "enganado".

Em primeiro lugar e algo que para mim é logo estranho de raiz é ter recebido um orçamento que não indica quantidades, preços por m2, etc. Apenas tenho a descrição a dizer que inclui o material e aplicação para *locais*. Isto é normal? Não deveria ser usual indicar os m2 da obra, com um valor por m2? Não seria mais transparente?

Para além disso e mais importante é efetivamente perceber o que é um valor razoável. Dado que o orçamento que tenho não me indica bem quais os m2 a ter em conta eu próprio fiz as contas fáceis e dividi o orçamento que recebi pelos m2 o que deu um total de 55,47€ por m2 (valor sem IVA) que inclui placa de gesso, xps 40mm, focos e claro, a mão de obra.

Pelas pesquisas que fiz o intervalo de valores em Portugal para isto está nos 25€ - 55€ e tendo em conta isto o meu orçamento está ali no nível do premium.
    Se me confirmarem que sim, está no limiar do preço premium, de que forma é que eu posso confirmar que aquilo que estou a receber é material premium?

Obrigado a todos que puderem ajudar!
  2.  # 2

o preço por m2 depende do tamanho da obra

uma obra grande normalmente tem um preço m/2 mais baixo

se for um "biscate" de meia duzia de metros de tecto, num décimo andar, numa zona urbana onde é dificil ter um carro estacionado... os preços disparam...

valores ditos "normais"...
    gesso cartonado 18 / 30 € /m2
    xps 40 mm 6 / 10 €/m2
    focos??? não sei que focos são, nem quantos são, mas facilmente arranja preços na internet pra se orientar
    depois será necessário instalação electrica
    barramento
    pintura
    ...
  3.  # 3

Que interessa dizer que está caro ou barato, vai dizer que no fórum da casa disseram que está caro sem ver as condicionantes e que que façam mais barato?

Independentemente do preço, se não forem bons profissionais, Independentemente do material vai ficar uma borrada.
  4.  # 4

Colocado por: fernandoFerreirao preço por m2 depende do tamanho da obra

uma obra grande normalmente tem um preço m/2 mais baixo

se for um "biscate" de meia duzia de metros de tecto, num décimo andar, numa zona urbana onde é dificil ter um carro estacionado... os preços disparam...

valores ditos "normais"...
    gesso cartonado 18 / 30 € /m2
    xps 40 mm 6 / 10 €/m2
    focos??? não sei que focos são, nem quantos são, mas facilmente arranja preços na internet pra se orientar
    depois será necessário instalação electrica
    barramento
    pintura
    ...

Isto já me ajuda bastante. Isto é para um apartamento com 117m2.
    Mas por exemplo em relação ao gesso, como é que eu sei se um gesso é básico (18€) ou é do bom que custa 30€?
    No meu orçamento (que tem zero descrições de quantidades ou qualidades), o custo é de:
    1 - Placa de gesso: 36,96€ / m2 (valor sem IVA)
    2 - Painel Isolante XPS 40 mm: 9,10€ / m2 (valor sem IVA)
    3 - Focos de luz (não indica sequer quantos são) e por isso não interessa sequer discutir. Pelo vi eles custam cada entre 15€ a 20€ cada e assim sendo este orçamento no fundo teria entre 50 a 64 focos para 117m2
  5.  # 5

Xps em tecto falso? Nunca vi
  6.  # 6

Colocado por: VarejoteQue interessa dizer que está caro ou barato, vai dizer que no fórum da casa disseram que está caro sem ver as condicionantes e que que façam mais barato?

Independentemente do preço, se não forem bons profissionais, Independentemente do material vai ficar uma borrada.

Eu não vou dizer nada. Todos os preços devem ter uma razão de ser. Eu no fundo quero perceber mais ou menos valores "normais" ou um intervalo desses valores tal como o fernandoFerreira me indicou e ajudou. Com essas opiniões eu consigo perceber melhor o que estou aqui a receber de orçamentos. Tal como disse em cima, quero perceber se não estou a pagar premium e a receber material banal e um trabalho banal. É disso que se trata, não se é caro ou barato. Eu sei perfeitamente porque é que estou a pagar 3000€ por um computador ao invés de pagar 500€ e é nesse sentido que não tendo qualquer experiência neste assunto venho perguntar quais são os intervalos de valores normais...
  7.  # 7

Qual é a dimensão da obra?
  8.  # 8

Colocado por: RicardoPortoXps em tecto falso? Nunca vi

Sobre isso também estranhei à primeira vista, mas até vi aqui pelo forum que se usa. Daquilo que percebi (talvez erradamente) não existe um diferença assim tão grande entre os 2, tirando o preço do XPS ser maior e com menor capacidade de isolamento sonoro.
    Concordam com este comentário: Na_mouch
  9.  # 9

Pelo preço de 4xps mete 10cm de lá mineral
  10.  # 10

Colocado por: bettencourtQual é a dimensão da obra?

117m2
  11.  # 11

Eu não vejo problema nenhum em receber um valor global para a execução da obra (ao invés de preços/m2). Estar a comparar preços de mundo real com preços indicados na net, principalmente fornecidos pelos sites fantasia do costume (se for o caso) não me parece uma boa ideia. Esses preços indicativos da net estão altamente desfasados da realidade.
    Se quer comparar preços, recomendo-lhe que peça mais orçamentos de profissionais na sua zona. É a única forma de comparar seja o que for, pois calculo que não irá confrontar essa empresa com os preço que viu na net, certo?
    Se tem medo de pagar camarão e receber tremoço, pergunte à empresa se existe possibilidade de ir ver algum trabalho deles em execução e principalmente acabado. Se a resistência for grande, já começa a perceber como vai correr essa relação.
    Pode saber o que está a comprar no computador de 3000€, mas o trabalho de alguém não se mede assim. Até pode fazer um cálculo de materiais, mas na mão de obra e no tempo, o profissional cobra aquilo que acha justo pelo seu trabalho. Pode pagar barato e ficar com um serviço miserável. Pode pagar caro e ficar com um serviço miserável. É assim, por isso convém ver os trabalhos realizados, ou na impossibilidade disso, é ter referências sérias de quem já teve trabalhos realizados pela empresa em questão.
    Como já foi dito, xps enfiado num tecto falso deve ser uma linda coisa. É nos detalhes que está o diabo (relativamente a apreciar um orçamento).
  12.  # 12

Colocado por: mneves23Não deveria ser usual indicar os m2 da obra, com um valor por m2?

Quem tem que fornecer os m2 da obra é o dono de obra, você forneceu a quantidade a quem lhe deu orçamento?
    E os focus, quantidade e qualidade, quem decidiu?
    E o isolamento quem escolheu o material e a espessura?
    Concordam com este comentário: marize
  13.  # 13

Colocado por: mneves23
    117m2

Qual é o valor total da obra
  14.  # 14

Colocado por: bettencourt

117x55.47
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mneves23
  15.  # 15

Colocado por: RuikodeEu não vejo problema nenhum em receber um valor global para a execução da obra (ao invés de preços/m2). Estar a comparar preços de mundo real com preços indicados na net, principalmente fornecidos pelos sites fantasia do costume (se for o caso) não me parece uma boa ideia. Esses preços indicativos da net estão altamente desfasados da realidade.
    Se quer comparar preços, recomendo-lhe que peça mais orçamentos de profissionais na sua zona. É a única forma de comparar seja o que for, pois calculo que não irá confrontar essa empresa com os preço que viu na net, certo?
    Se tem medo de pagar camarão e receber tremoço, pergunte à empresa se existe possibilidade de ir ver algum trabalho deles em execução e principalmente acabado. Se a resistência for grande, já começa a perceber como vai correr essa relação.
    Pode saber o que está a comprar no computador de 3000€, mas o trabalho de alguém não se mede assim. Até pode fazer um cálculo de materiais, mas na mão de obra e no tempo, o profissional cobra aquilo que acha justo pelo seu trabalho. Pode pagar barato e ficar com um serviço miserável. Pode pagar caro e ficar com um serviço miserável. É assim, por isso convém ver os trabalhos realizados, ou na impossibilidade disso, é ter referências sérias de quem já teve trabalhos realizados pela empresa em questão.
    Como já foi dito, xps enfiado num tecto falso deve ser uma linda coisa. É nos detalhes que está o diabo (relativamente a apreciar um orçamento).

Medir o trabalho de alguém é dificil, concordo, mas não estamos aqui a falar de algo que seja uma agulha no palheiro. Não estou a pedir a um cientista que me crie algo que nunca foi feito. Estamos aqui a falar de um trabalho, que como todos os outros tem preços normais e preços mais altos. Eu só queria perceber se o meu preço é normal ou alto, ponto final. Não estou aqui sequer a criticar a possibilidade de pagar alto. Eu não quero pagar pouco. Eu quero pagar pela qualidade e sendo difícil adivinhar se o trabalho será de qualidade ou não, tenho pelo menos analisar o orçamento tendo em conta os materiais que me estão a oferecer.
    Obviamente que estou a pedir mais orçamentos e isso vai ajudar. E tal como diz no final sobre o XPS, esse detalhe já me levanta várias dúvidas. Eu nunca me vou importar de pagar caro se sentir confiança no que me é apresentado e a verdade é que não senti essa confiança e vim pedir opiniões e intervalos de preços. Neste mercado não parece ser fácil ter confiança e garantias de nada e para mim, essa questão que diz que é normal (apresentar um preço global sem qualquer descrição) não deveria de todo ser normal, em nenhuma área. Se assim o é, nesta área, ou em Portugal, está tudo errado, porque as pessoas devem sempre saber o que estão a pagar.
  16.  # 16

Cerca de 6500€ sem IVA
  17.  # 17

Colocado por: Pickaxe
    Quem tem que fornecer os m2 da obra é o dono de obra, você forneceu a quantidade a quem lhe deu orçamento?
    E os focus, quantidade e qualidade, quem decidiu?
    E o isolamento quem escolheu o material e a espessura?

Eu forneci e também tiraram medidas.
    Quanto ao isolamento eu apenas pedi para incluir isolamento e foi proposto esse(na realidade esse é único ponto que foi "mais explicito" indicando o material e a espessura)
  18.  # 18

Colocado por: mneves23tenho pelo menos analisar o orçamento tendo em conta os materiais que me estão a oferecer.

Acredite, para esse tipo de trabalho especificamente os materiais são a menor das preocupações. Podem aplicar bons materiais, e o resultado final ser muito mau (há por aí um tópico recente de alguém que se queixa com esse problema, gesso mal barrado, uniões visíveis, etc.).

Colocado por: mneves23essa questão que diz que é normal (apresentar um preço global sem qualquer descrição) não deveria de todo ser normal, em nenhuma área.

Não deveria, mas... É obvio que quanto mais claro e detalhado for um orçamento, melhor. Para algo de maior relevo, naturalmente que se pretende outro rigor. Mas para o trabalho em questão, não existindo grandes variáveis, muito do que lhe possam dizer é encher chouriço. Sim, seria correto especificarem as marcas e gamas dos materiais. Mas muito do que se vê é do tipo "placa de gesso cartonado de 13mm, barramento com massa própria para o efeito, aplicação de primário de marca X ou "equivalente" de qualidade...", ou seja, muita escrita e ficamos na mesma.

Como lhe disse, tente puxar a questão para a possibilidade de ver trabalhos feitos.

Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mneves23
  19.  # 19

Colocado por: mneves23

Cerca de 6500€ sem IVA

Então a obra é só fazer tectos? E as pinturas? Apartamento ou moradia?
    Concordam com este comentário: Iko
  20.  # 20

Então a obra é só fazer tectos? E as pinturas? Apartamento ou moradia?
    Concordam com este comentário:Iko

Apenas tetos, sem pintura. Apartamento

0.0174 seg. NEW