Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Talvez me consigam ajudar nisto.
    Concluí em abril as obras da casa e solicitei ao banco os elementos para ser efetuada a libertação dos últimos 5% do crédito.
    Informaram-me que era necessário:
    - Licença utilização;
    - Certidão predial atualizada;
    Solicitei a "licença", que agora já não tem essa designação, à câmara e foi dado parecer favorável. Tratei do modelo 1 do IMI e desloquei-me á conservatória com o mesmo e com a "licença" da câmara e atualizaram a certidão predial. Até aqui tudo OK.
    Submeti os elementos ao banco e agora recebo a resposta de que precisam da certidão predial com o averbamento da licença de utilização.
    A conservatória diz que a licença de utilização é algo que já não existe desde 4 de marcço de 2024, como tal não há averbamento de algo inexistente, a câmara municipal diz que não pode passar uma coisa que não existe e ando nisto às voltas.

Entretanto encontrei o Decreto-Lei n.º 10/2024, de 8 de janeiro, que legisla essa matéria e refere a eliminação da "licença de utilização".

Alguem daqui finalizou a construção de habitação depois de 4 de março de 2024 e tenha tido estes problemas?
  2.  # 2

Tem que dizer ao pessoal do banco para estudarem a lei e que deixem de ser ignorantes.
    Leve-lhes uma cópia do DL 10/2024.
  3.  # 3

Colocado por: PickaxeTem que dizer ao pessoal do banco para estudarem a lei e que deixem de ser ignorantes.
    Leve-lhes uma cópia do DL 10/2024.

o que me dizem é que é uma normativa interna da CGD e que precisam mesmo da certidão predial com o averbamento da utilização.
  4.  # 4

O que diz o contrato que fez com o banco?
  5.  # 5

essa é uma das cláusulas.
      Captura de ecrã 2024-07-24 213311.png
  6.  # 6

Colocado por: DiogoJ1992essa é uma das cláusulas.

Essa cláusula diz apenas que tem que casa tem que estar registada na conservatória, normal.

Não diz nada sobre a autorização de utilização, mas mesmo que dissesse eles não podem exigir um documento que agora já não existe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DiogoJ1992
  7.  # 7

Colocado por: Pickaxe
    Essa cláusula diz apenas que tem que casa tem que estar registada na conservatória, normal.

Não diz nada sobre a autorização de utilização, mas mesmo que dissesse eles não podem exigir um documento que agora já não existe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DiogoJ1992

pois... mas o banco diz o contrario e ando nisto ha 1 semana. preciso do €€ para pagar a fornecedores
  8.  # 8

É o "simplex" a funcionar...
    Enfim.
  9.  # 9

Colocado por: DiogoJ1992pois... mas o banco diz o contrario e ando nisto ha 1 semana. preciso do €€ para pagar a fornecedores

Mas você já disse ao pessoal do banco que eles são uns burros ignorantes?
  10.  # 10

Colocado por: Pickaxe
    Mas você já disse ao pessoal do banco que eles são uns burros ignorantes?

Por palavras meigas, sim. A gestora de conta descarta-se e diz que só submete a documentação para uma entidade e eles dão a resposta.
  11.  # 11

Colocado por: DiogoJ1992Por palavras meigas, sim.

Pois, era dessa forma que eu estava a sugerir :-))
  12.  # 12

Incrível a incompetência das instituições bancárias.

Peça para falar com o Gerente do Banco, pode ser que assim as coisas possam ir avante.
  13.  # 13

Colocado por: pedrodmsousaIncrível a incompetência das instituições bancárias.

Se fossem só esses, nas finanças ainda há gente a pedir licenças de construção, não sabem o que é uma comunicação prévia.
    Ainda quero ver, como é que o pessoal vai pedir dinheiro aos bancos, para construir casas sem nenhum documento emitido pela Câmara.
  14.  # 14

Não vai, mesmo para grande promoção está a suceder que a Banca se está a colocar de fora do financiamento a projetos entregues nos novos moldes.

E atenção tal é compreensível pois não há nenhum documento legal que valide aquele desenvolvimento urbanistico e com a possibilidade de fiscalização sucessiva durante 10 anos pode a banca meter X milhões em algo que poderá vir a ser demolido total ou parcialmente.

O Simplex é que foi feito sem pés nem cabeça.
  15.  # 15

Eu quero ver como vai ser agora com o meu apartamento em que já foi submetido pedido de PH, mas já está há 1 mês, processo parado.
  16.  # 16

Pelo que li ontem julgo que vão sair novas leis (aperfeiçoamentos) em agosto.
  17.  # 17

Colocado por: MS_11Não vai, mesmo para grande promoção está a suceder que a Banca se está a colocar de fora do financiamento a projetos entregues nos novos moldes.

E atenção tal é compreensível pois não há nenhum documento legal que valide aquele desenvolvimento urbanistico e com a possibilidade de fiscalização sucessiva durante 10 anos pode a banca meter X milhões em algo que poderá vir a ser demolido total ou parcialmente.

O Simplex é que foi feito sem pés nem cabeça.

o Simplex está correto se a banca não se quiser sobrepor à lei. Se existe uma comunicação prévia da Câmara a dizer que a habitação se encontra concluída tal como estava nos projetos porque raio há-de ser a banca a exigir uma licença?
    Antes a licença era passada após vistoria da Câmara, atualmente não é necessário vistoria, o ónus da responsabilidade passa a estar do lado do fiscal ou do diretor de obra.
  18.  # 18

Porque o mesmo SImples permite a fiscalização sucessiva no período de 10 ANOS, o que pode levar a que a BANCA financie algo que acabe por se aferir como ilegal com todas as consequências conexas.
  19.  # 19

Fiscalização sucessiva de 10 anos é rídiculo. Parece o Licenciamento 0. Façam... assumam... Depois vai-se a ver e está tudo mal e têm de deitar abaixo.
  20.  # 20

Colocado por: pedrodmsousaFiscalização sucessiva de 10 anos é rídiculo.

Porquê?

Colocado por: pedrodmsousaFaçam... assumam.

A câmara não faz nada, limita-se a aceitar o termo de um técnico que garante que está tudo bem.

Colocado por: pedrodmsousaDepois vai-se a ver e está tudo mal e têm de deitar abaixo.

Acho muito bem!
    Talvez assim acabem as assinaturas de favor e os técnicos que enchem os bolsos enganando os seu clientes

0.0204 seg. NEW