Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho uma habitação de herança, junto á Serra da Estrela e pretendo substituir o telhado existente (telha de canudo+barrotes e ripa em madeira), por telha cerâmica "tipo" Lusa assente numa estrutura pré-esforçada em betão (vigota e ripa), ou voltar a aplicar nova estrutura em Madeira.
    Uma vez que a habitação tem 8,00x8,00m e configura-se em 2 águas, julgo que se torna muito dispendioso trabalhar o telhado para vigotas e ripas, devido á viga de cume e ao esforço que a mesma estrutura vai fazer sobre as paredes (preciso executar uma viga de lintel corrida com 32,00m).

    Pessoalmente gosto da ideia de ver toda a graciosidade do madeiramento pelo interior, tambem porque penso em fazer a forra em onducober (acab/isol/acabamento madeira).

    A minha decisão passa pelo preço entre as duas opções (á partida julgo que a solução em madeira será mais cara) mas tambem pela complexidade do trabalho e polivalência funcional.

    Gostaria de receber algumas opiniões e advertências.

    Se estiver algo confuso, agradeço que me questionem.

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Se for uma planta rectangular ou quadrada, use uma estrutura de asnas em madeiras que pode comprar pré-fabricadas e sendo montadas no local, ficam bastante económicas.

    Com 3 madres pode apoiar os painéis onducober e se usar um painél revestido a madeira na face inferior fica com uma cobertura lindissima e se quisermos fazer contas, não sairá mais cara que uma estrutura de vigotas, porque nesse caso terá de aplicar isoalmentos e rebocos pintados
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NunoCarvalho
  3.  # 3

    no caso que descreve talvez opta-se por barrotes de madeira na mesma e deixa-se o betão de lado.
    pode depois isolar abaixo dos barrotes e aplicar um tecto forra em madeira contraplacados que podem logo ter isolamento incorporados a eles.
    se quer evitar esforços nas paredes laterais faça assim, troque o existente por madeira na mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NunoCarvalho
  4.  # 4

    sabem onde posso encontrar as asnas de madeira, secção quadrada, em forma de "cabide" com o reforço central em forma de Y e respectivos acessórios metálicos de reforço?

    Quando sugerem 3 asnas, fico na dúvida...será 1 ao centro e as outas 2 em cada empena?certo?!

    Acham que 5.000€ chegam para retirar a cobertura existente e fazer uma estrutura nova em madeira, com painies onducober+isolamento boltherm+telha? falo no isolamento boltherm porque não quero gastar dinheiro em subtelha??? vale a pena inventar (leia-se:compensa)?
  5.  # 5

    e utilize de novo as telhas de canudo velhas... pois terá sempre que ter uma sub-telha para garantir a estanquidade...
  6.  # 6

    Colocado por: NunoCarvalhosabem onde posso encontrar as asnas de madeira, secção quadrada, em forma de "cabide" com o reforço central em forma de Y e respectivos acessórios metálicos de reforço?

    terá mesmo de ser um carpinteiro a fazer isso não é muito dificil.

    Colocado por: NunoCarvalhoQuando sugerem 3 asnas, fico na dúvida...será 1 ao centro e as outas 2 em cada empena?certo?!

    a casa tem 8x8 certo? com duas águas cumeeira ao meio certo? pode utilizar uma asna de 2 em 2 metros ou seja, fica com três sim, uma ao meio.
    mas atenção que 8 metros de comprimentos para vencer o vão ainda é bastante, talvez seja melhor colocar ai uma parede de suporte a meio, senão tem de fazer umas asnas muito largas e com mais travessões apoios. tesoura mais elaborada.
  7.  # 7

    Colocado por: Fernando Gabrielmas atenção que 8 metros de comprimentos para vencer o vão ainda é bastante, talvez seja melhor colocar ai uma parede de suporte a meio, senão tem de fazer umas asnas muito largas e com mais travessões apoios. tesoura mais elaborada.

    Custam +/- 1000€ (material) cada asna para essa envergadura.

    Colocado por: NunoCarvalho? falo no isolamento boltherm

    Esqueça. muito caro

    Colocado por: NunoCarvalhoAcham que 5.000€ chegam para retirar a cobertura existente e fazer uma estrutura nova em madeira, com painies onducober+isolamento boltherm+telha?

    Não, deve de precisar do dobro. Só os paineís onducober custam perto de 40€/m2 * 64m2 = 2500€
    Subtelha + telha = 30€/m2 * 64m2= 1900€
    Estrutura= 4000€
    Lintel= 60€/ml * 32 =1800€
  8.  # 8

    vou optar por não colocar asnas e aplicar uma viga I em todo o comprimento 8,00m apoiada 0,50m em cada parede (7+1) , assim permite-me retirar maior proveito do pé direito, coloco isolamento rf40 entre vigotas e aplico forro de madeira na parte inferior.

    È um trabalho para casa de férias e para poucos recursos, por isso não quero gastar metade do orçamento que o PauloCorreia sugere.

    Depois coloco mas fotos aqui no final do trabalho.
 
0.0098 seg. NEW