Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde. O vizinho dos meus pais tem uma piscina
    Acontece que os filhos já sairam de casa, casaram etc e agora ele foi deixando de tratar da piscina até ao ponto que aquilo agora é um tanque com água verde em que agora anda cheio de mosquitos. O meu pai já falou com ele mas ele não quer saber.

Quem é que se pode contactar para denunciar isto?
    Isto claramente é um problema de saude.
  2.  # 2

Infelizmente para si, não pode fazer nada. O vizinho tem o direito de a deixar cheia de lodo ou água limpa, independentemente de a usar ou não.

Da mesma maneira que se o vizinho tivesse uma charca com peixes ou tartarugas, onde também proliferassem mosquitos, também não poderia fazer nada.
  3.  # 3

Colocado por: NostradamusInfelizmente para si, não pode fazer nada. O vizinho tem o direito de a deixar cheia de lodo ou água limpa, independentemente de a usar ou não.
    Isso não é bem assim. Eu faria queixa na câmara. Essa situação potencia legionella, que é real e bem perigosa.
  4.  # 4

Legionella não se desenvolve assim numa piscina com água estagnada (ao abandono).

O meu município deixa as suas diversas piscinas nesse estado, maior parte do ano.

Muitas pessoas à minha volta tem tanques de água de rega com água estagnada, ou porque ficaram ao abandono ou já não as usam. Aquilo sim é um harém de mosquitos interminável.

Eu não posso agora simplesmente mandar drenar tudo o que é reservatório com água da vizinhança, seja piscinas, lagos ou tanques, porque simplesmente não quero mosquitos à minha volta.
    Concordam com este comentário: zed
  5.  # 5

A surpreendente importância dos mosquitos
    https://myplanet.pt/a-surpreendente-importancia-dos-mosquitos/
  6.  # 6

Colocado por: NostradamusLegionella não se desenvolve assim numa piscina com água estagnada (ao abandono).
    Porque diz que não?
  7.  # 7

A ventilação constante do ar circundante de uma piscina, a grande amplitudes de temperatura do dia/noite, a baixa taxa de humidade no ar não são factores que favorizam o seu desenvolvimento.
  8.  # 8

Colocado por: NostradamusLegionella não se desenvolve assim numa piscina com água estagnada (ao abandono).

Claro que se desenvolve. Não será é tão fácil o seu contágio por inalação de gotículas suspensas no ar, comparativamente a outro locais que associamos à presença da bactéria, como torres de arrefecimento por ex.
  9.  # 9

Colocado por: BelhinhoPorque diz que não?

Porque o ambiente para isso requer aguas estagnadas entre os 35 e os 46ºC.
  10.  # 10

Reclame com a câmara, existem muitas piscinas não licenciadas ...
    • Soliva
    • 24 julho 2024 editado

# 11

Não acredito que dê em algo , mas não perde nada em efectuar uma denúncia na junta / câmara ( polícia municipal !? ), não mencionando a legionella. ( que de facto não será um problema nessa situação ) mas alegando para um vector de propagação do Aedes.

Se terá resolução é outro assunto.
  11.  # 12

Se o seu município tiver Serviços municipais de proteção civil é aqui que deve fazer a participação
    Se não tiver faça junto da Autoridade de saúde publica da sua zona (Delegada/o de saúde)
  12.  # 13

Em relação à queixa na câmara, antes de mandar pedras ao telhado do vizinho, aconselho que confirme se não tem vidro no telhado.
  13.  # 14

jonny_mm, como é que está a situação ?

0.0142 seg. NEW