Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: 002137É so no meu, por ser RC

Que coisa. Todos os prédios tem RC, não quer dizer que se tenha humidade.
    Tem humidade em toda a casa (apartamento)?
  2.  # 2

Boa tarde
    Estou com um problema semelhante nos meus rodapés. A casa terminou a construção à cerca de 3 semanas. E começou aparecer fungos verdes e brancos nos rodapés, só nos rodapés.
    Já retirei uma peça do rodapé que é em mdf hidrofogo e está assente em cima do pavimento vinilico.
    Essa peça está lacada por cima e de frente e por baixo não tem qualquer tipo de acabamento (está verde apenas) e atrás (que encosta na parede) tem um primário apenas.
    Por baixo também está com fungos verdes e na parte de trás que encosta à parede tem espuma e se tirar a espuma da régua tem fungos também.

A casa é toda térrea e tem desvão sanitário com saídas laterais e para cima.

Acham que pode ser o problema do material do rodapé?
      IMG-20250304-WA0007.jpg
  3.  # 3

Colocado por: Juliana PinheiroAcham que pode ser o problema do material do rodapé?

Do material do rodapé não é de certeza.
    Isso é humidade devida ao desvão sanitário não ter a devida ventilação, ou o desvão tem ventilação e a laje não tem isolamento térmico.
  4.  # 4

Mas nesse caso não devia aparecer estes bolores junto à parede? Porque é que é sempre no meio do rodapé?
    Por baixo do pavimento vinilico tem a devida tela de espuma. A laje tem as vigotas e tem isolamento.

Depois o rodapé está por cima do pavimento vinilico
  5.  # 5

Colocado por: Juliana PinheiroMas nesse caso não devia aparecer estes bolores junto à parede? Porque é que é sempre no meio do rodapé?

E o rodapé não está junto da parede?
    O revestimento da parede deve ser estuque que tem a característica de absorver mais humidade que a madeira.

Colocado por: Juliana PinheiroA laje tem as vigotas e tem isolamento.

Qual é o isolamento?
    E esse isolamento também está por baixo da parede?

Colocado por: Juliana PinheiroDepois o rodapé está por cima do pavimento vinilico

Mas está encostado à parede.
  6.  # 6

O meu palpite é que esse bolor é proveniente do interior do rodapé, deve ter estado exposto (antes da aplicação) a humidades.
    A casa tem ventilação? Em 3 semanas a casa ja arejou devidamente?
    Concordam com este comentário: Juliana Pinheiro
  7.  # 7

Tive algumas zonas assim de rodapés quando fui para a casa nova (em agosto). Depois de lá estar apareceu mais uma vez e nunca mais apareceu até hoje, poderia ser humidade acumulada nas paredes ou humidade no ambiente uma vez que a casa estava fechada e não estava habitada (fase de acabamentos ainda demorou).

Aparecia em rodapés interior do 2º piso por isso humidades ascendentes não se colocam.

7 meses depois nunca mais apareceu, nem mesmo nos rodapés de canto de paredes que dão para o exterior. (6cm capoto, tijolo térmico de 30cm, reboco)
    Concordam com este comentário: setaevra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Juliana Pinheiro
  8.  # 8

Colocado por: Juliana PinheiroBoa tarde
    Estou com um problema semelhante nos meus rodapés. A casa terminou a construção à cerca de 3 semanas. E começou aparecer fungos verdes e brancos nos rodapés, só nos rodapés.
    Já retirei uma peça do rodapé que é em mdf hidrofogo e está assente em cima do pavimento vinilico.
    Essa peça está lacada por cima e de frente e por baixo não tem qualquer tipo de acabamento (está verde apenas) e atrás (que encosta na parede) tem um primário apenas.
    Por baixo também está com fungos verdes e na parte de trás que encosta à parede tem espuma e se tirar a espuma da régua tem fungos também.

A casa é toda térrea e tem desvão sanitário com saídas laterais e para cima.

Acham que pode ser o problema do material do rodapé?
      IMG-20250304-WA0007.jpg

Basta ser humidades da construcção , a casa ainda e demasiadamente nova para tirar conclusões.
    Concordam com este comentário: Juliana Pinheiro
  9.  # 9

Obrigada pelas respostas.
    Hoje esteve cá o fiscal de obra e depois de analisar a parede que estava seca e hoje choveu muito, reparamos que o rodapé em mdf hidrofogo por baixo não tinha qualquer acabamento.
    E com a limpeza de obra pode ter ficado humidade acomulada que começou a subir pelo rodapé.
    Vão trocar os rodapés todos e irão abrir mais duas ventilações para o desvão.

0.0227 seg. NEW