Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.
    Comprei uma casa e não fui alertada da existência de um poço. O poço está no chão fechado com uma tampa de saneamento. Ao abrir verifiquei que tem um grande diâmetro e é bastante profundo. Gostava de perceber se tem a devida segurança, pois está situado no pátio onde convivemos com crianças e adultos. Existe alguma empresa/técnico que me possa fazer uma verificação de segurança?
  2.  # 2

Um poço largo, fundo e com água pode ser uma benção. Mas claro, quando há crianças a segurança é a única preocupação. Tenho 2 no meu terreno e desde que coloquei tampas de betão com caixas de visita, que só um adulto com força consegue levantar, fiquei tranquilo.

Sem uma foto não dá para perceber tão bem, mas se tem apenas uma tampa de esgoto tradicional (de ferro), não me deixava descansado.

Qualquer construtor saberá ajudá-la, estão habituados a lidar com poços. Alguns até os fazem.
    Concordam com este comentário: Dias12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carla T Monteiro
  3.  # 3

Colocado por: Casa da Hortamas se tem apenas uma tampa de esgoto tradicional (de ferro), não me deixava descansado.
    Assumindo que a tampa é em ferro, pode ver com um serralheiro se há a possibilidade de adaptar um cadeado para impossibilitar a abertura sem a chave.

Ainda assim se for uma tampa em ferro fundido do género das fucoli, aquilo parece ser bem pesado para uma criança.
    Concordam com este comentário: Dias12
  4.  # 4

Desde já agradeço o feedback. A tampa é de ferro pesada, daquelas quadradas comuns de saneamento, cerca de 50*50. Em redor pode-se ver no pavimento uma rachadura redonda mais ou menos do diâmetro do poço. O pavimento é revestido com pedaços de mármore e cimento. A questão é que não sei o que estará por baixo a cobrir a dimensão do buraco, se é apenas cimento ou alguma tampa em betão. Esta rachadura deixa-me com receio que possa haver algum desabamento, até porque essa zona do pátio, esse diâmetro nota-se que está ligeiramente rebaixado em relação à restante zona de lazer.
  5.  # 5

Colocado por: Carla T MonteiroEsta rachadura deixa-me com receio que possa haver algum desabamento, até porque essa zona do pátio, esse diâmetro nota-se que está ligeiramente rebaixado em relação à restante zona de lazer.
    Ui...Isso já é diferente.

Em principio terá pelo menos uma placa aligeirada. Mas o ideal é contratar um engenheiro civil para ir ao local avaliar a situação.
  6.  # 6

Apontaria para ser uma tampa de betão redonda, que apoia nos anéis de betão do mesmo diâmetro. Se for esse o caso é do mais seguro que há, mas pode também pedir a um construtor que meta mais 2 aneis (1 metro total) e a tampa em cima. Fica com um mono visualmente mas muito mais tranquila.

Tampa pesada o suficiente para me deixar descansado, não é levantável por uma mulher. As duas dos meus poços, a minha mulher nem as mexe. Portanto, se a Catarina consegue levantar essa de ferro já não seria suficientemente pesada para minha tranquilidade.
      20220210_020201_tampas.png
  7.  # 7

Falei com um vizinho que conhece a casa e disse-me que o poço está assim há muitos anos e acha que tem uma tampa em cimento por todo o diâmetro, mas que posteriormente foi colocado um pavimento em todo o piso do pátio, inclusive por cima da tampa. A rachadura que se vê deixa me desconfortável.
    Mas sim, deixaria-me mais descansada uma tampa visível mesmo que torne o pátio visivelmente mais desagradável.
  8.  # 8

O poço que mandei fazer está assim, com anéis acima da terra e uma tampa de betão. Estou tão descansado que deixo os garotos brincar e saltar em cima.

A tal tampa de visita dá para ver na foto. É um maciço de betão pesadíssimo que não é um adulto qq que levanta.
      IMG20240531210449_copy_1350x3000.jpg
      IMG20240531210553_copy_3000x1350.jpg

0.0130 seg. NEW