Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, tal como o titulo do topico diz pretendo alugar um t4 completo + garagem de 35m2 fechada ou alugar 4 quartos + garagem.

O que sai mais vantajoso financeiramente e apos um estudo sobre preço de alugueres na minha zona será os quartos individualmente + a garagem.
    O apartamento é central em uma cidade media com dois polos universitarios a 5min a pé, e escolas primarias e secundárias perto, bem como todos os serviços que uma cidade tem, tudo em um raio de 1km.

Queria saber de alguem com experiencia os prós e contras de cada uma das situações.

Para ja encontro o aluguer individual das "5 "parcelas" mais vantajoso, continuo com acesso ao apartamento é a principal, a par de um rendimento na ordem do dobro também.

Como me pode estar a falhar algo peço a ajuda de quem tem mais experiencia.

Aluguer individual ronda os 350 cada quarto acrescido de 100/150 a garagem.

Aluguer completo ronda os 850euros.

Desde já Obg.
    • FFAD
    • 25 julho 2024

# 2

Acho que as contas são fáceis de fazer:

alugar quartos tem maior rendimentos, mas provavelmente mais chatices e trabalho.
  2.  # 3

quartos, mas com contratos registados na AT e devidamente identificados. mas vai dar trabalho a dividir água luz internet e queixas dos arrendatários, tem a vantagem de ter sempre acesso ao imóvel o que em determinadas situações é muito vantajoso.
  3.  # 4

Colocado por: canario12quartos, mas com contratos registados na AT e devidamente identificados. mas vai dar trabalho a dividir água luz internet e queixas dos arrendatários, tem a vantagem de ter sempre acesso ao imóvel o que em determinadas situações é muito vantajoso.

Queixas dos arrendatários, refere-se problemas em coabitar?

Em relação a agua luz (é tudo eletrico) a ideia era estar incluindo na renda, mas é dificil de aferir quem deixou a torneira aberta ou a luz smp ligada... como gerir estas situações?

Mas ainda assim estou mais inclinado para os quartos, tendencialmente sao "estadias" de duração mais curta...edit há mais facilidade na triagem dos inquilinos ao longo dos anos.
    Vou aguardar mais feedback
  4.  # 5

Colocado por: danielbargeQueixas dos arrendatários, refere-se problemas em coabitar?

Em relação a agua luz (é tudo eletrico) a ideia era estar incluindo na renda, mas é dificil de aferir quem deixou a torneira aberta ou a luz smp ligada... como gerir estas situações?

Mas ainda assim estou mais inclinado para os quartos, tendencialmente sao "estadias" de duração maiscurta...edit há mais facilidade na triagem dos inquilinos ao longo dos anos.

Já tive 4 quatos arrendados com água e luz incluidos, luz- €350 mensal , água - €120 mensal. Actualmente luz e água dividida pelos utentes, luz baixou para €125 mensal e água baixou para €60 mensal, alem de que o que pagava de edp e água como estava incluido no recibo ainda pagava 28€ ás finanças (penso que por erro meu) na elaboração do contrato.Qunando é á descrição niguem se preocupa em poupar.
    • size
    • 25 julho 2024

# 6

Colocado por: danielbarge

Queixas dos arrendatários, refere-se problemas em coabitar?

Mas ainda assim estou mais inclinado para os quartos, tendencialmente sao "estadias" de duração maiscurta...edit há mais facilidade na triagem dos inquilinos ao longo dos anos.

Procure arrendar a um grupo de estudantes que, previamente, se juntem para arrendar a habitação. A partida serão amigos.
    Formalizar contrato único para o conjunto dos 4 arrendatários. Possibilitar o beneficio fiscal a estudante deslocado.
    Nunca aglutinar no valor da renda o valor estimado dos consumos. Estabeleça no contrato que os consumos serão a cargos dos arrendatários mediante a apresentação de cópias das facturas, sendo liquidados juntamente com a renda que se vencer a seguir.
  5.  # 7

Quem quer problemas na vida, não pode querer arrendar 4 quartos individualmente... mas sim arrendar o T4 no seu todo.
  6.  # 8

Colocado por: master_chiefQuem quer problemas na vida, não pode querer arrendar 4 quartos individualmente... mas sim arrendar o T4 no seu todo.

Deixe ver se entendi, acha que terei mais problemas se arrendar um T4 completo do que individualmente os os 4 quartos?
  7.  # 9

Colocado por: master_chiefQuem quer problemas na vida, não pode querer arrendar 4 quartos individualmente... mas sim arrendar o T4 no seu todo.

Discordo.

Ao alugar a totalidade da casa, se deixarem de pagar, é logo a totalidade da renda que vai para o galheiro.

Enquanto que se alugar individualmente cada quarto, acaba por ser mais fácil expulsar e resolver o problema de um individuo parasita, que uma família parasita.
  8.  # 10

A configuraçao é esta.
      IMG_20240726_091027.jpg
  9.  # 11

Basicamente um T3 que transformaram em T4... 1WC para 3 quartos e 1 Suite.
    • FFAD
    • 26 julho 2024 editado

# 12

a questão é que os quartos é um entra e sai, estragam tudo. se fosse eu, se estivesse perto, arrendava a quartos. acho que a diferença de rendibilidade justifica o trabalho adicional, mas depende de cada um.

não ponha as contas incluídas que depois é um descalabro...
  10.  # 13

Colocado por: pedrodmsousaBasicamente um T3 que transformaram em T4... 1WC para 3 quartos e 1 Suite.

Sim é isso, agora tem mais uma casa de banho na area comum no lugar daqueles dois roupeiros.

Colocado por: FFADa questão é que os quartos é um entra e sai, estragam tudo. se fosse eu, se estivesse perto, arrendava a quartos. acho que a diferença de rendibilidade justifica o trabalho adicional, mas depende de cada um.

não ponha as contas incluídas que depois é um descalabro...

O trabalho adicional nao me faz confusão, e a dica de dividirem as contas foi preciosa, ja ia meter os pés pelas mãos.

Obrigado

0.0171 seg. NEW