Colocado por: Bragas VMas vai fazer borda infinita porque?
O terreno tem um declive?
Colocado por: marco1pela planta não estou a ver a necessidade de borda infinita, mais valia fazer o enchimento do terreno á volta da piscina até á rampa automovel, está a limitar a vivencia exterior apenas ao deck da piscina e a criar uma zona verde mais abaixo pelo menos é o que dá a entender.
Colocado por: RUIOLIVou dar o meu exemplo, espero que ajude.
A piscina tem 2,6 * 5,5 * 1,45 (repense os 1,6 de profundidade, não dá para estar com os pés no chao e a cabeça de fora, a não ser que tenha 2m :).
A queda de água é no lado dos 5,5 e cai diretamente para o tanque de compensação.
A casa das máquinas é ao lado da piscina.
Tenho 3 injetores. O número de injetores, bomba, ralo de fundo e filtro devem ter um caudal compatível entre si, por no meu caso anda tudo a volta dos 13 a 15 m3/h. Não vale ter uma bomba com muito caudal e injetores a debitar pouco caudal.
Eu dimensionei a bomba, segundo um vídeo que vi no YouTube, da seguinte forma: comprimento da borda x 2 cm de altura x uma velocidade que não me recordo, mas vou procurar o vídeo.
O tanque de compensação penso que dimensionei para 10% do volume da piscina.
Para essa piscina é melhor ter dois ralos de fundo na piscina e mais dois no tanque de compensação.
Boca de aspiração na zona onde seja mais fácil fazer a aspiração.
Pode meter a água "nova" num injetor dedicado ou ligar ao coletor dos injetores que vêm da bomba, eu optei pela primeira solução.
Não esquecer da válvula de retenção na linha que vem do tanque de compensação. Por segurança coloquei outra entre a bomba e o filtro.
Meto filtro de 600 com vidro AFM, supostamente é melhor e podemos ter a bomba a trabalhar metade das horas.
A bomba meti de 1 CV, se tivesse mais € tinha metido de velocidade variável.
Para gerir o tanque de compensação ter de ter um quadro de sondas, consegui em Espanha que me fizessem um quadro específico para a minha piscina, para comandar luzes, bomba e sondas do tanque de compensação. Neste caso também tem de meter uma eletrovalvula para o enchimento automático. Numa versão mais simples pode gerir o enchimento com sistema de boia, mas como a minha água é comunitária, as vezes funciona e outras não, preferi assim, com água da "companhia" como o fornecimento é mais fiável, pode por com boia que é mais simples e mais barato. No tanque de compensação deixar dois tubos ladrão para evitar o sobre enchimento.
Com exceção da tela, fui eu que fiz tudo na minha, mas sabendo o que sei hoje, sendo eu a fazer não fazia de bordo infinito, fazia de skimer, se for um profissional, tem obrigação de fazer os dois tipos bem, embora a de transbordo fique uns 20 % mais cara, tem mais equipamentos e a execução é mais difícil.
Se quiser comprar os equipamentos diretamente, posso dar-lhe o contacto de uma loja. Se for na zona de Lisboa, também posso dar o contacto do rapaz da tela.