Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos, estou a construir uma moradia e estou a ponderar construir uma piscina de borda infinita.
    Já tenho a localizaçao da mesma, uma vez que no projeto de arquitetura já pedimos com e sem piscina.
    Queriamos aproveirar que o empreiteiro ainda não concluiu os trabalhos e fazer a estrutura e pre instalaçao das tubagens e outros afins necessários.
    Gostava de saber se algum colega aqui do forum faz esse tipo de projeto ou tem disponibildade para dar umas dicas de quais as melhores praticas, fico desde já muito agradecido.

As dimensoes da piscina seriam 7,70 x 4,00 e 1,60 de profundidade, sendo que a borda infinita ficaria do dado dos 7,7 mt
    Estou a pensar colocar a casa das maquinas por baixo da piscina uma vez que tenho cota para isso
    o tanque de conpensação estava a pensar em misto, alguma agua na calha e um reservatorio com cerca de 1000lt (não sei se é a melhor opção)
    nao sei se é possivel colocar o dreno imediatamente em cima da casa das maquinas ou exite algum problema
    nao sei quantos pontos de retorno colocar na parede oposta a borda infinita, se 2 ou 3 para ficar uma queda mais uniforme.

Agradeço qualquer ajuda possivel
    • RUIOLI
    • 26 julho 2024 editado

# 2

Vou dar o meu exemplo, espero que ajude.

A piscina tem 2,6 * 5,5 * 1,45 (repense os 1,6 de profundidade, não dá para estar com os pés no chao e a cabeça de fora, a não ser que tenha 2m :).

A queda de água é no lado dos 5,5 e cai diretamente para o tanque de compensação.

A casa das máquinas é ao lado da piscina.

Tenho 3 injetores. O número de injetores, bomba, ralo de fundo e filtro devem ter um caudal compatível entre si, por no meu caso anda tudo a volta dos 13 a 15 m3/h. Não vale ter uma bomba com muito caudal e injetores a debitar pouco caudal.

Eu dimensionei a bomba, segundo um vídeo que vi no YouTube, da seguinte forma: comprimento da borda x 2 cm de altura x uma velocidade que não me recordo, mas vou procurar o vídeo.

O tanque de compensação penso que dimensionei para 10% do volume da piscina.

Para essa piscina é melhor ter dois ralos de fundo na piscina e mais dois no tanque de compensação.

Boca de aspiração na zona onde seja mais fácil fazer a aspiração.

Pode meter a água "nova" num injetor dedicado ou ligar ao coletor dos injetores que vêm da bomba, eu optei pela primeira solução.

Não esquecer da válvula de retenção na linha que vem do tanque de compensação. Por segurança coloquei outra entre a bomba e o filtro.

Meto filtro de 600 com vidro AFM, supostamente é melhor e podemos ter a bomba a trabalhar metade das horas.

A bomba meti de 1 CV, se tivesse mais € tinha metido de velocidade variável.

Para gerir o tanque de compensação ter de ter um quadro de sondas, consegui em Espanha que me fizessem um quadro específico para a minha piscina, para comandar luzes, bomba e sondas do tanque de compensação. Neste caso também tem de meter uma eletrovalvula para o enchimento automático. Numa versão mais simples pode gerir o enchimento com sistema de boia, mas como a minha água é comunitária, as vezes funciona e outras não, preferi assim, com água da "companhia" como o fornecimento é mais fiável, pode por com boia que é mais simples e mais barato. No tanque de compensação deixar dois tubos ladrão para evitar o sobre enchimento.

Com exceção da tela, fui eu que fiz tudo na minha, mas sabendo o que sei hoje, sendo eu a fazer não fazia de bordo infinito, fazia de skimer, se for um profissional, tem obrigação de fazer os dois tipos bem, embora a de transbordo fique uns 20 % mais cara, tem mais equipamentos e a execução é mais difícil.

Se quiser comprar os equipamentos diretamente, posso dar-lhe o contacto de uma loja. Se for na zona de Lisboa, também posso dar o contacto do rapaz da tela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josemvelho
  2.  # 3

Mas vai fazer borda infinita porque?

O terreno tem um declive?
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  3.  # 4

Colocado por: Bragas VMas vai fazer borda infinita porque?

O terreno tem um declive?
    Concordam com este comentário:RUIOLI

boa tarde, sim o terreno é desnivelado e piscina fica mais ou menos a cota do piso 1

Cumprimentos
      Captura de ecrã 2024-07-26 121855.png
  4.  # 5

pela planta não estou a ver a necessidade de borda infinita, mais valia fazer o enchimento do terreno á volta da piscina até á rampa automovel, está a limitar a vivencia exterior apenas ao deck da piscina e a criar uma zona verde mais abaixo pelo menos é o que dá a entender.
  5.  # 6

Colocado por: marco1pela planta não estou a ver a necessidade de borda infinita, mais valia fazer o enchimento do terreno á volta da piscina até á rampa automovel, está a limitar a vivencia exterior apenas ao deck da piscina e a criar uma zona verde mais abaixo pelo menos é o que dá a entender.

Boa tarde, sim a zona verde a aproveitar seria apenas a do lado da estrada começando a baixar ate ao lado oposto mantendo a inclinação em relação a rampa.

Obrigado pela opinião
  6.  # 7

Colocado por: RUIOLIVou dar o meu exemplo, espero que ajude.

A piscina tem 2,6 * 5,5 * 1,45 (repense os 1,6 de profundidade, não dá para estar com os pés no chao e a cabeça de fora, a não ser que tenha 2m :).

A queda de água é no lado dos 5,5 e cai diretamente para o tanque de compensação.

A casa das máquinas é ao lado da piscina.

Tenho 3 injetores. O número de injetores, bomba, ralo de fundo e filtro devem ter um caudal compatível entre si, por no meu caso anda tudo a volta dos 13 a 15 m3/h. Não vale ter uma bomba com muito caudal e injetores a debitar pouco caudal.

Eu dimensionei a bomba, segundo um vídeo que vi no YouTube, da seguinte forma: comprimento da borda x 2 cm de altura x uma velocidade que não me recordo, mas vou procurar o vídeo.

O tanque de compensação penso que dimensionei para 10% do volume da piscina.

Para essa piscina é melhor ter dois ralos de fundo na piscina e mais dois no tanque de compensação.

Boca de aspiração na zona onde seja mais fácil fazer a aspiração.

Pode meter a água "nova" num injetor dedicado ou ligar ao coletor dos injetores que vêm da bomba, eu optei pela primeira solução.

Não esquecer da válvula de retenção na linha que vem do tanque de compensação. Por segurança coloquei outra entre a bomba e o filtro.

Meto filtro de 600 com vidro AFM, supostamente é melhor e podemos ter a bomba a trabalhar metade das horas.

A bomba meti de 1 CV, se tivesse mais € tinha metido de velocidade variável.

Para gerir o tanque de compensação ter de ter um quadro de sondas, consegui em Espanha que me fizessem um quadro específico para a minha piscina, para comandar luzes, bomba e sondas do tanque de compensação. Neste caso também tem de meter uma eletrovalvula para o enchimento automático. Numa versão mais simples pode gerir o enchimento com sistema de boia, mas como a minha água é comunitária, as vezes funciona e outras não, preferi assim, com água da "companhia" como o fornecimento é mais fiável, pode por com boia que é mais simples e mais barato. No tanque de compensação deixar dois tubos ladrão para evitar o sobre enchimento.

Com exceção da tela, fui eu que fiz tudo na minha, mas sabendo o que sei hoje, sendo eu a fazer não fazia de bordo infinito, fazia de skimer, se for um profissional, tem obrigação de fazer os dois tipos bem, embora a de transbordo fique uns 20 % mais cara, tem mais equipamentos e a execução é mais difícil.

Se quiser comprar os equipamentos diretamente, posso dar-lhe o contacto de uma loja. Se for na zona de Lisboa, também posso dar o contacto do rapaz da tela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:josemvelho

Olá.
    Por acaso não pode colocar imagens da parte da borda+tanque compensação?

Obrigado

0.0123 seg. NEW