Iniciar sessão ou registar-se
    • baxe
    • 26 julho 2024

# 1

olá a todos,

tenho uma questão relativamente a instalações fotovoltaicas.

No no passado foram instalados 6 painéis - 3kw, por uma entidade certificada, e instalado o inversor da huawei mas, o inversor está ligado diretamente ao quadro principal.

Tenho lido que é aconselhado instalar um quadro parcial entre o inversor e o quadro principal.

A minha questão é: isto é obrigatório? Posso responsabilizar o instalador por não ter colocado este quadro?
    há alguma lei que os obrigue a que a instalação seja feita dessa maneira?

Segundo percebi, e o que me faz sentido, serve para caso haja alguma descarga elétrica esta não afetar o quadro principal.

Obrigado
  1.  # 2

Se é aconselhado então não é obrigatório.
    Você pagou o contratualizado, logo não pode exigir mais.

Se quem fez a instalação é alguém credenciado, então acredito que tenha feito como mandam as regras.
  2.  # 3

Que proteções foram instaladas no quadro?
  3.  # 4

Para muitos o lucro fala mais alto

Colocado por: nielskySe quem fez a instalação é alguém credenciado, então acredito que tenha feito como mandam as regras.
  4.  # 5

Se pagou x não pode ter xx
    As grandes diferenças dos orçamentos são estas “pequenas “ grandes coisas. Garantia da marca chapéu e rendimentos… Mas o que interessa é o preço mesmo que seja para fazer mal…
  5.  # 6

Os clientes hoje em dia, com a informação online, pedem 10 ou mais orçamentos e entregam ao mais barato e ficam todos contentes que fizeram um grande negócio, quando na realidade levaram um barrete.

Não estou a dizer que neste caso seja isso.
    Concordam com este comentário: Ruikode, jorgealves
  6.  # 7

Colocado por: VarejoteOs clientes hoje em dia, com a informação online, pedem 10 ou mais orçamentos e entregam ao mais barato e ficam todos contentes que fizeram um grande negócio, quando na realidade levaram um barrete.

Verdade. Hoje procura-se sobretudo preço, e é válido para tudo desde um pequeno serviço até à construção total de uma casa.
    Poucas são as vezes que não obtêm um serviço a condizer com esse preço, qualidade inferior, problemas e dramas.
    Ok, o dinheiro custa a ganhar, mas acho que custa mais enfiar o dinheiro no lixo... o barato muitas vezes sai caro, seja em euros ou em stress e dor de cabeça.
    • baxe
    • 31 julho 2024

# 8

Senhores, entre diversos orçamentos digo-vos que nenhum incluiu um quadro adicional. pelo menos na minha zona. Adicionalmente, embora nao tenham orçamentado nem colocado la o quadro, colocaram-no no esquema tecnico para ser submetido para o fundo ambiental...
    • baxe
    • 31 julho 2024

# 9

Falaram num tema válido - condicoes de garantia. E isso não tenho como saber. alguem que tenha experiencia com a marca Huawei que possa indicar se a marca obriga a este quadro?
    Até agora nao tive nenhum problema, mesmo em dias de trovoadas... mas nunca de sabe
  7.  # 10

Huawei, como as outras, tem uma política de garantia restrita. Quando tiver um problema devem enviar um técnico para verificar as condições do seu equipamento e terá as suas conclusões. Mas a sua garantia é dada pelo instalador que forneceu e montou o sistema

0.0085 seg. NEW