Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos.

Gostava de mudar o chão do meu apartamento mas como sou um zero neste assunto venho a vocês pedir conselhos.
    Tenho este tipo de chão pela casa quase toda, menos na cozinha e casas de banho, a minha ideia é colocar algo por todo o apartamento igual.

1: que tipo de chão é que eu tenho?
    2: posso colocar o novo chão em cima?
    3: qual o melhor chão neste momento para um apartamento?

Obrigada
  2.  # 2

Aqui vai a foto do meu atual chão.
      IMG_9729.jpeg
  3.  # 3

Parece um lamparket em madeira exotica maciça... vai estragar isso?
  4.  # 4

Colocado por: Pedro BarradasParece um lamparket em madeira exotica maciça... vai estragar isso?

Estou a pensar ainda ☺️
    Não gosto da cor. Gostava de ter tudo da mesma cor. E este nota se logo o pó logo após ser aspirado. Faz barulho a noite.
  5.  # 5

Fogo... se desse pra tirar inteiro eu ficava com ele :(
    Concordam com este comentário: marize, Eugenia Matos
  6.  # 6

Tirar real, para colocar fake.
    Concordam com este comentário: Ruikode, Eugenia Matos
  7.  # 7

O mal é que também tá todo riscado. Já é um apartamento de 2006.
  8.  # 8

Colocado por: Marlene32O mal é que também tá todo riscado. Já é um apartamento de 2006.

Dá para afagar e envernizar de novo.

O João Dias pode opinar melhor.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marize, Eugenia Matos
  9.  # 9

Esse soalho, se bem restaurado por uma equipa preocupada, ficará simplesmente divinal, como novo e muitíssimo mais claro.
    Será sem dúvida a melhor opção.
    Retirar esse soalho para colocar um laminado ou um vinil, que me pareceu ser a ideia inicial, seria simplesmente uma péssima opção.
    Retira conforto e sobretudo muito valor á habitação.
    Just my two cents
    • Iko
    • 30 julho 2024

# 10

Eu não percebo nada disto, mas tenho ideia que se arrancar esse pavimento dai vai ter de nivelar isso, e aliado à diferença de altura que um pavimento de madeira para se vinil, irá ficar super carro e até ter de substituir os rodapés e aduelas das portas, armários, etc…

Acho que restaurar esse chão que é muitíssimo bom, pode ficar mais barato que substituir isso por uma imitação da treta.
  10.  # 11

Epa nao digam isso que se a Marlene remover talvez eu possa aproveitar uns restos para uma zona que tenho em falta ;)

Colocado por: Marlene32
    1: que tipo de chão é que eu tenho?

Parece igual ao que tenho numa casa e que envio numa foto. Se for, segundo o meu Pai, o material deveria ser Sucupira.
    @Joao Dias, consegue confirmar?

2: posso colocar o novo chão em cima?

Acho que nao convem colocar algo por cima porque depois essa madeira nao vai respirar e pode apodrecer.
    Se quiser mudar o chao penso que tera de remover (Se nao remover como é que eu iria aproveitar os restos?)

3: qual o melhor chão neste momento para um apartamento?

Isso é muito dificil de responder. Depende de cada pessoa e de como é tratado.
    Se tiver cuidado com ele: Madeira.
    Se esta sempre a por-lhe agua: Ceramico.
    Se quer mudar de aspecto de 5 em 5 anos: Flutuante barato num chao bem regularizado.

Eu nao sou grande fa de madeiras escuras. Por isso também ja pensei em remover o soalho da foto em anexo.
    Mas a cor original que o soalho tinha e que ainda esta presente em zonas que nao apanharam luz solar é muito mais clara.

Na segunda foto a cor esta longe de ser exacta. Tenho de la ir com uma maquina e um cartao cinzento para tentar captar a cor real.
    Mas da para ver o Joao Dias estava a referir. Ha uma grande diferença de cor entre o verniz queimado e a cor original que ficou de alguma forma preservada debaixo de um tapete.

Se acha que vai gostar de ver a textura dessa madeira num tom mais claro, então a melhor opção, sem qualquer duvida, é afagar o chao e clarear isso.

Se avançar nesse sentido e for de proximo de Coimbra, quem sabe, combinamos ao mesmo tempo com o Joáo para vir até ca e tratar do chao do seu apartamento. Pode ser que reduza nos custos das deslocações. :)

Se mesmo assim decidir trocar o chao, entao depois diga qualquer coisa. Pode ser que aproveite alguns desses restos.
      Soalho.jpg
      Cor.jpg
  11.  # 12

Colocado por: Marlene32E este nota se logo o pó logo após ser aspirado.

Acho que num outro topico disseram que era um "assasinato" ter verniz neste tipo de soalho. :)
    Que o que deveria era ter um oleo.
    Se calhar com um acabamento mate nao vai ter esse problema

Colocado por: Marlene32Faz barulho a noite.

O que quer dizer com faz barulho a noite? Quando anda por cima dele?
    Em todo o lado ou em alguns sitios especificos?

Faz demasiado barulho para os vizinhos?
    Concordam com este comentário: Eugenia Matos
  12.  # 13

UM crime remover este pavimento

0.0146 seg. NEW