Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos, estamos a avaliar compra de casa de adobe construída em 1950, Aveiro. Percebo que o adobo tem muitos desafios, o que mais me preocupa são as humidades e a falta de resistência sísmica. Por isso, tentamos desviar nos destas casas (embora goste muito mais da estética destas), mas o mercado está tão díficil que ponderamos neste momento adquirir uma. Gostava de saber a vossa opinião em relação a algumas coisas, vou tentar anexar fotos.

1. A casa tem 70 m2 úteis, T3. Tem sido remodelada ao longo dos anos, e infelizmente removeram o telhado em telha marselha para o substituir por ''sandwich''a imitar telha, o que eu achei um crime, mas adiante. Ao removerem o telhado, terão comprometido a casa estruturalmente? Feito isto, a estrutura do telhado devia ter sido feita em lsf ou ripas de madeira? Irá piorar a tendência a humidades?

2. Li no fórum que este tipo de alterações do telhado provavelmente não terão carecido de autorização camarária pois mantiveram o aspecto(se é que é possível) e aumentaram a eficiência energética... será mesmo assim? Sendo isenta de licença de utilização umas vez que é anterior a 1951, anteveêm problemas com aprovação de crédito ou com a Câmara Municipal devido à alteração do telhado?

3. Colocaram também ETICS, isto também me pareceu uma escolha errada para lidar com as humidades em adobo... o que acham?

4. Comprariam uma casa destas? Li que há soluções para fortificar as paredes e que não se deve usar cimento mas sim cal, mas como a casa está revestida a pladur, não faço ideia do que foi feito por baixo. É adequada a utilização de lsf nestes casos, e isso melhoraria de todo a segurança estrutural das paredes?

5. Recomendações de profissionais da região de Aveiro que possam fazer avaliação/ inspecção?

Obrigado desde já a quem possa ajudar
      telhado .jpg
      pormenor .jpg
      colocação do telhado .jpg
  2.  # 2

Colocado por: apexcordisLi no fórum que este tipo de alterações do telhado provavelmente não terão carecido de autorização camarária pois mantiveram o aspecto

Mantiveram o aspeto mas mudaram o material. Carece de licenciamento.

Colocado por: apexcordisAo removerem o telhado, terão comprometido a casa estruturalmente?

Só analisando no local.

Colocado por: apexcordisaumentaram a eficiência energética... será mesmo assim?

Ainda que tenham melhorada e eficiência térmica, certamente que foram criar outros problemas.

Colocado por: apexcordiscom a Câmara Municipal devido à alteração do telhado?

Todas as obras que sejam ilegais, a responsabilidade passa para o futuro comprador.
    Pode a câmara daqui a 3 ou 4 anos vir-lhe pedir satisfações.

Colocado por: apexcordisColocaram também ETICS, isto também me pareceu uma escolha errada para lidar com as humidades em adobo

Não necessariamente.

Colocado por: apexcordisRecomendações de profissionais da região de Aveiro que possam fazer avaliação/ inspecção?

https://exatus-eng.pt/diagnostico-de-patologias-construtivas/
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, apexcordis
  3.  # 3

zedasilva Muito obrigado pelas respostas e pelo seu tempo. Obrigada também pela recomendação. Não sei se a empresa é sua mas provavelmente terá um contacto meu em breve, dependendo de como corre este processo.

0.0099 seg. NEW