Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva.

Numa obra de reabilitação de um prédio antigo, a cobertura vai ser integralmente mudada. O prédio é pequeno, tem apenas 30 m2 de área de implantação.

No orçamento adjudicado está incluída a instalação de duas janelas Velux com 47x98 cm e vidro triplo (GGL 2066- BK04 47x98).

A minha dúvida é se o vidro triplo faz, na prática, alguma diferença que justifique o seu preço muito mais elevado? O seu coeficiente Uw é de 1.0 W/m2 K, comparativamente a 1.3 para as com vidro duplo (laminado 3mm +árgon 16mm + temperado 4mm).

É que pelo mesmo preço das de 47x98 cm com vidro triplo, poderiam ser aplicadas as Velux 94x118 cm com vidro duplo.
  2.  # 2

Não o consigo ajudar, mas também tenho a mesma questão relativamente ao vidro. No meu caso, será uma janela fixa (cobertura plana), e está prevista a colocação com vidro curvo triplo. Pretende-se não só o controlo térmico como alguma ajuda extra a reduzir um pouco o barulho da chuva. Na prática, se calhar só saberei ao certo o resultado depois de aplicar e comprovar...
  3.  # 3

Alguém feedback na utilização de vidro triplo em janelas de sótão? ajuda nas condensações e barulhos de chuva? supostamente sendo na cobertura a mais valia deverá ser maior do que nas fachadas...
  4.  # 4

Colocado por: manelvcAlguém feedback na utilização de vidro triplo em janelas de sótão? ajuda nas condensações e barulhos de chuva? supostamente sendo na cobertura a mais valia deverá ser maior do que nas fachadas...

Tenho vidro quadruplo, zero condensação (e a minha casa está sempre a 23ºC no interior) e barulho não noto (tem estore).
  5.  # 5

Isso são as fakro u8 certo? Essas no catálogo nem aparecem preço 😅

Já alguma vez teve VELUX? Como compara as 2?

Na fakro o registo de ventilação e regulada/automática ou é direta como as VELUX?
  6.  # 6

A minha não tem ventilação, por causa da certificação passivhaus. N casa dos meus pais tenho velux, mas não consigo comparar. A minha tem as dimensões máximas do catálogo, com estore foi uns 3k€.
  7.  # 7

Estive agora numa situação idêntica. 2 viradas a sul e 2 viradas a norte 78x118, modelo mk06 da velux. Estive na indecisão se compensaria o vidro triplo ou duplo. Optei por dois modelos 0070 e 0076, ou seja as viradas a sul irão ter uma maior proteção solar e as a norte serão as standart. Em vez de investir no vidro triplo irei optar por colocar estore exterior posteriormente, já que morando na zona da charneca da caparica, almada, o meu maior problema será o calor. Agora se morasse no norte do pais com temperaturas mínimas mais baixas, o vidro triplo fazia-me todo o sentido.
    O que poupei no vidro, investi no tipo de revestimento interior, o modelo GPU, ou seja a madeira protegia com poliuretano. As 4 janelas mais os rufos ficou me por 3.9k.

Estou a espera que me venham montar, atualmente tenho 4 claus mais antigas.
  8.  # 8

Tenho velux com vidro duplo , Temperatura casa interior a 22º

parece que chove debaixo delas , tenho uma a norte uma a nordeste e uma a sul , idêntico nas três

O vidro triplo deve valer muito a pena...
  9.  # 9

A mim também me parece que quem as instala não costuma fazer o remate na parte de cima completamente horizontal como eles recomendam e fazem sempre perpendicular á janela, o que acaba por criar ali um nicho onde a janela não ventila
  10.  # 10

A não ser em sítios com temperaturas exteriores extremas, colocava duplo com o de melhor protecção solar e investia no estore exterior.
    Eu comprei as minhas com esse vidro, e com o acabamento em poliuretano em branco
    Entretanto já encomendei os estores interiores blackout da velux (diretamente do site).

Queria (mais tarde) colocar os estores exteriores, pena eles custarem tanto como a velux.
  11.  # 11

Colocado por: manelvcA mim também me parece que quem as instala não costuma fazer o remate na parte de cima completamente horizontal como eles recomendam e fazem sempre perpendicular á janela, o que acaba por criar ali um nicho onde a janela não ventila

Ventilar eu acho que acaba sempre, o efeito de chaminé do ar quente mais leve acaba por sair por ali.

Uma outra vantagem do topo na horizontal e também o baixo na vertical permitem a velux ficar mais aberta estéticamente e também de espalhar melhor a luz.
    Num caso de telhado com laje em betão armado, a velux, mesmo tendo um tecto falso diminuto, acaba por ter umas laterais com 40cm no mínimo. Ou seja, fica com aspecto de caixote.
    Nos telhado em madeira acredito que o aspecto final seja bem mais simpático.
  12.  # 12

Aproveitando o tema, estou com uma dúvida sobre a montagem de uma Velux no meu sotão.
    Actualmente tenho uma Roto que está com problemas e necessita ser substituida.
    O telhado do prédio é em telha e por baixo telas cruzadas.
    Iria substituir a Roto por Velux com as mesmas dimensões. No entanto estou com muito receio que ao retirar a estrutura da original venha a ter problemas de entrada de agua/humidades.
    Isto é um receio infundado ?
    O RicardoAVD está nesta situação ? já substituiu as suas ? Correu bem ? Pode/Podem dar pormenores ?
    Ricardo, de que zona é ?
  13.  # 13

Zona da charneca da caparica, almada. Ainda estou à espera que me venham instalar a janela. Pelo que percebi coloca-se os rufos, depois a janela e à volta da janela por dentro expuma. Desde que seja um instalador competente acho que não tem como correr mal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elnunes
    • manelvc
    • 12 fevereiro 2025 editado

# 14

Os rufos é a última coisa a colocar, pelo menos pela parte de cima.

Por acaso criei um tópico onde falo da existência de rufos diferentes consoante o tipo de instalação da janela...
    https://forumdacasa.com/discussion/101297/velux-em-telhado-de-baixa-inclinacao/#Item_1
  14.  # 15

Colocado por: elnunesAproveitando o tema, estou com uma dúvida sobre a montagem de uma Velux no meu sotão.
    Actualmente tenho uma Roto que está com problemas e necessita ser substituida.
    O telhado do prédio é em telha e por baixo telas cruzadas.
    Iria substituir a Roto por Velux com as mesmas dimensões. No entanto estou com muito receio que ao retirar a estrutura da original venha a ter problemas de entrada de agua/humidades.
    Isto é um receio infundado ?
    O RicardoAVD está nesta situação ? já substituiu as suas ? Correu bem ? Pode/Podem dar pormenores ?
    Ricardo, de que zona é ?

Troquei hoje as janelas, noto maior isolamento, a única coisa que achava que poderia ser melhor era o isolamento ao som da chuva. Parece me que só com extore exterior vou ficar satisfeito.

Em relação à troca, com os rufos, a espuma, fica muito bem isolado. Até acaba por se atualizar os vedantes, não me parece que vá ter qualquer peoblema, desde que seja feito por um bom profissional. Mais alguma dúvida ou queira algum vídeo só dizer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elnunes
  15.  # 16

Colocado por: RicardoAVD

Troquei hoje as janelas, noto maior isolamento, a única coisa que achava que poderia ser melhor era o isolamento ao som da chuva. Parece me que só com extore exterior vou ficar satisfeito.

Em relação à troca, com os rufos, a espuma, fica muito bem isolado. Até acaba por se atualizar os vedantes, não me parece que vá ter qualquer peoblema, desde que seja feito por um bom profissional. Mais alguma dúvida ou queira algum vídeo só dizer.

Pode partilhar algumas imagens? :)
  16.  # 17

Estou com alguma dificuldade em colocar aqui as fotografias, para já tenho 2 montadas, por causa do tempo só segunda devo ter as outras duas. Em termos acústicos noto uma diferença enorme. Ao nível termico ainda é cedo para tirar conclusões,em termos de infiltrações ficou muito bem selado. Estas ultimas chuvas foram uma boa experiência. Notei foi os profissionais muito pouco cuidadosos com o lixo no telhado, tive hoje a limpar eu o telhado, ate um tubo de espuma vazio tinha na caleira...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabsil
  17.  # 18

Como atualização posso dizer que ja tenho as 4 janelas instaladas, não tenho qualquer condensação no interior dos vidros de manhã, gostei bastante da instalação. A mão de obra ficou me em 820 euros c/iva. Ainda foi um investimento de 5k, mas valeu cada cêntimo. Agora é poupar para ver se metia os extores exteriores para reduzir ainda mais do barulho da chuva e do calor.
  18.  # 19

Consegue por fotos? Foi com o rufo normal? Sabe a inclinação do telhado?
  19.  # 20

O meu email é [email protected], se me mandar email é mais facil enviar lhe as fotografias, porque coloca-las aqui não estou a conseguir. Em relação aos rufos foram os 1000S Velux EDW. A inclinação do telhado deve andar pelos 25 graus.

0.0209 seg. NEW