Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou interessado em arrendar um espaço para instalação de restaurante, no entanto, na caderneta predial a afetação especifíca "comércio".
    O agente imobiliário que me apresentou o espaço garante que não existe nada que impeça de instalar um restaurante num imóvel destinado a comércio, eu tenho as minhas dúvidas. Pedia a vossa ajuda a esclarecerem-me este tema.

Adicionalmente, aproveito para perguntar, caso seja necessário mudar a afetação, é possível faze-lo como arrendatário? Qual deveria ser para poder operar um restaurante? É sempre necessário a autorização de 100% do condomínio?

Muito obrigado
    • size
    • 31 julho 2024

# 2

Dependerá de tipo de restaurante que pretende instalar.

Com ou sem o fabrico das refeições no local ?
    Pode ser complicado, se tiver que implementar uma cozinha e ruído num imóvel habitacional
  2.  # 3

O imóvel atualmente já é comercial.

Com fabrico de refeições no local, no entanto nenhuma das paredes dá para um imóveis habitacionais, apenas de serviços.
  3.  # 4

Mudar de comércio, para restauração, snack-bar, etc. carece de licenciamento.
    Concordam com este comentário: André Cordeiro
  4.  # 5

Sim, precisa de licença da Câmara. Há muitos anos atrás um amigo meu tinha uma loja em Lisboa e quis mudar para um snack bar. Meteu os papeis necessários na Câmara. Passados poucos dias recebeu a visita de 2 fiscais que lhe pediram 50 contos para ter a licença em 15 dias. Não aceitou e esperou 2 anos pela licença com a loja fechada e a pagar rendas.
  5.  # 6

Já tem saída de fumos?
    • size
    • 31 julho 2024

# 7

Colocado por: JoaomFO imóvel atualmente já é comercial.

Com fabrico de refeições no local, no entanto nenhuma das paredes dá para um imóveis habitacionais, apenas de serviços.

Sendo comércio, já está ilegal o fabrico de refeições.
  6.  # 8

Então o que deve constar na descrição do restaurante nos documentos?

Em última análise é um comércio.
  7.  # 9

https://www.makro.pt/inspiracao-conhecimento/como-abrir-restaurante/encontrar-localizacao-restaurante?itm_pm=cookie_consent_accept_button

Este artigo é interessante mas tecnicamente falha um bocado na parte da documentação.

Talvez seja importante consultar o livro de obra do imóvel na Câmara Municipal para verificar as licenças.
  8.  # 10

Colocado por: JoaomFO agente imobiliário que me apresentou o espaço garante que não existe nada que impeça de instalar um restaurante num imóvel destinado a comércio

Isto vale ZERO.
    Concordam com este comentário: JoaomF
  9.  # 11

Efectivamente muita gente tem actividades abertas sem as respectivas licenças.
  10.  # 12

Colocado por: PalhavaJá tem saída de fumos?

Ainda não. Qualquer tipo de estabelecimento com fabrico de refeições no local necessita de saída de fumos correto?
  11.  # 13

Colocado por: PalhavaEntão o que deve constar na descrição do restaurante nos documentos?

Em última análise é um comércio.

Esta é questão que não consigo ver esclarecida de forma clara em nenhum lado. Para exercer a atividade de restauração deverá ter afetação de "indústria"?
    • size
    • 31 julho 2024

# 14

Colocado por: JoaomF

Esta é questão que não consigo ver esclarecida de forma clara em nenhum lado. Para exercer a atividade de restauração deverá ter afetação de "indústria"?

Simples. É indevido transformar uma loja comercial para industria sem o respectivo licenciamento,
    Talvez, nada possa impedir que essa loja possa vender/forneçer em mesa refeições fabricadas noutro local apropriado (industria), desde que consiga licenciamento para tal, relativamente quanto ao ruído que um restaurante produz. .

Agora, utilizar esse espaço de loja para implementar uma cozinha
  12.  # 15

Colocado por: sizelicenciamento

Normalmente implica projetos de arquitetura, engenharia...
    Obras.
    E também a autorização do senhorio e do condomínio do prédio?
  13.  # 16

Colocado por: JoaomFver esclarecida de forma clara em nenhum lado.

É ir ao departamento de licenciamento de estabelecimentos da Câmara municipal respetiva.
  14.  # 17

Colocado por: JoaomF

Adicionalmente, aproveito para perguntar, caso seja necessário mudar a afetação, é possível faze-lo como arrendatário? Qual deveria ser para poder operar um restaurante? É sempre necessário a autorização de 100% do condomínio?

Muito obrigado

Bom dia, fiz um trabalho semelhante, no qual o espaço estava registrado como comercio e teve que ser alterado a actividade para restauração.

O meu cliente também era arrendatário.

Você vai precisar de uma declaração do proprietário do espaço em como autoriza a mudança e obras decorrentes da alteração.

Projecto de arquitectura, e especialidades (caso seja necessário).

O resto da documentação dependerá do que a camara municipal solicitar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava, JoaomF

0.0195 seg. NEW