Tenho estas portas centenárias que foram reabilitadas há cerca de 5 anos e que já estão a precisar de nova intervenção. Elas estão viradas a norte o que faz com que estejam mais expostas as chuvas e com menos sol. Reparo que este problema acontece com todas as portas deste lado da rua, no lado oposto as portas vão tendo um pouco melhor aspecto. Questiono se existe alguma coisa que se possa fazer para ficarem com bom aspecto por mais tempo, ou é lidar e ir pintado de forma frequente? Obrigado a quem conseguir ajudar!
Olá boog, Também tenho porta um portão de madeira de exterior. Quantos anos têm as suas, a madeira é "da boa" ? Se sim, aconselho a recuperar/restaurar, mas profissionalmente, por profissional. Fazem um trabalho mais completo do que apenas pintar, e assim, o restauro durará mais tempo, com as portas com bom aspecto. É a minha sugestão.
a casa tem mais de 130 anos, registada em 1937 e recuperada por mim em 2018. Não sei se as portas são as originais :) não faço ideia quantos anos terão....
Diz que são centenárias (..) Se as portas estiverem em bom estado (com a madeira "estável", e não apodrecida) (consegue perceber que madeira é ?), perfeito, a meu ver, seria serem recuperadas/restauradas por um carpinteiro. Pintar apenas, sem tratar a madeira, dura o que tiver que durar a tinta (na minha opinião). Lixar, para tirar a tinta, tratar a madeira, para receber nova pintura com a base tratada, seria a minha escolha. Tenho um portão de madeira que substituí há uns 7 anos, vou ter que mandar fazer novo (a madeira deste não aprova), e tenho uma porta de exterior, (não de origem, mas tem 50 anos) que essa nunca substituí e está capaz de durar mais 50, pelo aspecto, só via o restauro.
p.s. em carpintaria, eles recuperam/restauram com preenchimento das fendas que tem à vista na madeira, por exemplo. Nem que faça uma de cada vez, acho que seria uma boa opção. Pode demorar um pouco mais, mas, afinal, estas casas são também um hobby para quem delas tem o grato prazer de usufruir.