Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: antonylemosteria de procurar saber da chave, e possivelmente arranjar o forno antes de o usar

Mas não existe ninguém responsável pela conservação do mesmo, estando numa propriedade privada?
  2.  # 42

Obrigado a todos pelas respostas!

Entretanto, fiquem a saber:
    - o forno não é usado há 70 anos
    - sabíamos que havia lá um forno, que nunca foi usado
    - sabemos agora que há uns anos, um familiar do antigo proprietario foi à JF falar sobre a situação, o presidente atual disse que iria confirmar a situação; caso fosse privado, tudo óptimo, caso a JF fosse proprietária, então iriam vender o dito cujo ao antigo proprietário por uma bagatela...
    - a JF nunca mais se preocupou com o assunto, até agora, que a casa foi vendida a nós e estamos a iniciar reconstrução
    - vamos amanhã consultar a JF para averiguar se realmente existe algum forno registado
    - na caderneta predial não temos qualquer menção de forno, temos apenas confrontações com ruas, uma delas sendo o Beco do Forno

Não sei o que faça. Estou com vontade de colocar a casa à venda e comprar outra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  3.  # 43

Uma questão, sendo a JF/comunidade proprietários do forno, sobre quem recai a manutenção do mesmo?

Em que estado se encontrava o dito forno?
  4.  # 44

Panda, se gosta da casa e este é o único senão, tente adiar a decisão de venda.
    Naturalmente que é frustrante, mas cada imóvel terá sempre as suas frustrações.

Há alguma possibilidade do vendedor ter agido de má fé? Ou já sabia o que estava a comprar?!

A lei portuguesa não protege a ausência de conhecimento para perdoar actos, no entanto tendo de ser responsabilizado, e se foi o caso, pode identificar a má fé de quem lha vendeu. Mesmo que esteja só a empurrar com a barriga, pode dar-lhe tempo para decidir.

Os terrenos, os acessos, as casas, os fornos e pelos vistos até as árvores, têm uma história e negá-la pode trazer acontecimentos futuros menos simpáticos. É como se houvesse uma não autorização do passado, para a sua vida prosperar.

O que o fez querer morar nessa casa?
    Se calhar o que lhe está a ser apresentado, é um convite para se abrir a essa comunidade de maneira diferente.
  5.  # 45

Colocado por: Pandauma delas sendo o Beco do Forno

Não sei o que faça. Estou com vontade de colocar a casa à venda e comprar outra.
    à conta do forno? nao faça isso. está stressar sem necessidade porque tudo se resolve havendo vontade. Não deve estar classificado como patrimómio senão seria a junta e o IPPAr a contacta-lo.

se a junta insistir e afinal você tiver mesmo de o reconstruir mete-se numa extrema do terreno onde nao estorve (junto à rua do forno por exemplo e virado para a rua). nao tem de ficar necessariamente no mesmo sítio.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, argo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
    • AMG1
    • 7 agosto 2024

# 46

Panda:
    Ja experimentou falar com o presidente da JF, mas num tom amigável de quem não sabia da situação e que a demolição foi fruto desse desconhecimento?
    Provavelmente a JF só quer uma compensação qualquer, que até pode ser a tal bagatela que tinha sido acordada com o anterior proprietário.
    De qualquer modo pode ir sempre adiando a solução, até porque no próximo ano há eleições autárquicas e até pode ser que a JF mude de atitude.
    Em desespero de causa, proponha suportar um qualquer melhoramento na freguesia, em vez da reconstrução do forno que já não servia para nada. Vai ver que ainda acaba por arranjar um amigo na pessoa do presidente da junta.
    Concordam com este comentário: marize
  6.  # 47

E por estas coisas que eu fico satisfeito por ter conseguido comprar um terreno num loteamento, com plano de detalhe e sem nenhuma surpresa negativa.
    So de imaginar de me sair uma 'surpresa' destas ate fico com os cabelos em pe
  7.  # 48

dmanteigas, são realidades diferentes.

Em um loteamento perde a natureza do terreno, foi totalmente anulada e programada ao mm por homens.

Quando investe em uma propriedade com história, investe em uma propriedade com história; mesmo que ela só nos seja contada mais tarde 😉
  8.  # 49

Colocado por: marizeQuando investe em uma propriedade com história, investe em uma propriedade com história; mesmo que ela só nos seja contada mais tarde 😉

hahahaha

Pois o problema para mim era mesmo essa... uma historia mal contada de inicio e que so conheco o fim mais tarde!
  9.  # 50

Não são só os promotores imobiliários e os vendedores que omitem informação.
    Acredito (mesmo!) que as propriedades, as casas, os animais, "falam" no tempo certo, uma determinada linguagem.
    Estejamos atentos (e disponíveis!) para ouvir.
  10.  # 51

Colocado por: dmanteigase sem nenhuma surpresa negativa.
    teve sorte.. até loteamentos podem ter surpresas
  11.  # 52

Colocado por: antonylemosteve sorte.. até loteamentos podem ter surpresas

Este aqui tenho a certeza que nao porque fiz questao de ir a camara fazer consulta presencial de PDM para confirmar... e pelo caminho acabei a dar gracas de nao ter caido no engodo de algumas imobiliarias com as promessas de 'aqui pode fazer X, Y ou Z' e depois na realidade nao se podia fazer grande coisa.
  12.  # 53

Colocado por: dmanteigas

Foi investigar o loteamento à CM e não podia fazer o mesmo para outro terreno?
  13.  # 54

Isto sem fotografiads do tal forno, como estava quando o comprou, é uma discussão demasiado "no ar".
    Pode colocar fotografias?
  14.  # 55

Mantenho o que disse com o seu comentário, acima de tudo calma e diálogo no sítio certo tem sempre a possibilidade de falar na câmara...
  15.  # 56

Este comentário era para mim?! 🤔

Colocado por: rjmsilva

Foi investigar o loteamento à CM e não podia fazer o mesmo para outro terreno?
    Concordam com este comentário: Rmpa
  16.  # 57

Colocado por: rjmsilvaFoi investigar o loteamento à CM e não podia fazer o mesmo para outro terreno?

Obviamente que iria sempre fazer.

O que disse foi que dei gracas a deus de nao ter sequer considerado essas outras opcoes em detrimento da que tomei. Ate porque ir a camara para consulta publica de PDM nao se consegue hoje para ir amanha.
    • argo
    • 7 agosto 2024

# 58

Se tiver de fazer, faça na extrema junto ã rua do forno e use você ja que nunca foi usado.
  17.  # 59

Duvido que forno tenha algum registo, isso de ser comunitário tem que se lhe diga, o que provavelmente aconteceu é foi utilizado pela restante família que já não habitava a casa por acordo em partilhas e alguns indivíduos dessa família autorizou que outras pessoas também o prendessem utilizar, era comum nas aldeias essas situações e com o passar dos anos muito julgam que o forno ou a utilização era o bem comunitário ou havia um direito adquirido.

Quem alega que é comunitário que provê, mas eu já tinha esquecido esse assunto, ninguém o pode obrigar a manter o forno se estiver dentro da sua propriedade, já agora quem seria responsável pela manutenção?

Tire fotos para memória futura e fica sempre o argumento que o forno estava degradado por falta de manutenção durante décadas, assim como as paredes junto ao forno estavam em risco de derrocada, não sei se será o caso. Mas esse forno além de não ser utilizado não estava "visitável" já que estava tapado, portanto ninguém sabe se já não estava destruído
    Curioso querem que conserve e faça a manutenção de uma coisa comunitária.

Provavelmente com essa compra e com a remodelação que pretende fazer arranjou alguns vizinhos invejosos!!

Tive um poço dentro de uma propriedade que herdei, os proprietários vizinhos alegaram que tinha direito à água do poço que está dentro da minha propriedade para regarem os seus terrenos, porque sempre o fizeram, já que o terreno onde está o poço assim como os seus terrenos antes já fizeram parte da mesma propriedade.
    Mas a manutenção, a limpeza do mato e a vedação de segurança era tudo à minha conta.
    Neste caso foi fácil resolver o assunto, bastou enchê-lo com terra, e acabou-se as regas, assim já não há o poço, já não necessita de manutenção e é seguro.
    Querem usar poço de borla, façam um no seu terreno
    Concordam com este comentário: Moradiacoimbra, zemvpferreira
    • marize
    • 7 agosto 2024 editado

# 60

Ftavares, se um dia abrir uma empresa, registe-a como "levo tudo à frente" 🙄

0.0256 seg. NEW