Colocado por: antonylemosdireito do quê… quando eu detenho total posse e propriedade no meu terrenoo terreno pode ser ser e a água não. nao entendo a dificuldade
Colocado por: SolivaNa sua casa há torneiras … a água não é sua … posso entrar em sua casa para ir buscar água ?
Colocado por: antonylemosa água é sua?
Colocado por: antonylemoso terreno pode ser ser e a água não. nao entendo a dificuldade
Colocado por: NunosoaresNão entendo nada de construção e muito menos das leis do urbanismo.
Mas uma coisa que faz confusão é o uso da água á vontade do freguês só porque fez um poço no seu terreno.
A água é de todos. E por muito difícil que seja controlar, quem usa poço deveria pagar como quem tem água da rede pública, não o mesmo valor claro.
É graças a este facilitismo no acesso á água, que depois uns gastam-na toda a encher a piscina/tanques todas as semanas, e outros querem um bocadinho para a horta de subsistência e não têm.
Colocado por: ricardoantunesEu construi um poço no meu terreno e tive de pagar à APA cerca de 180€.
Tenho direito à agua ou é de todos na mesma?
Colocado por: Vítor Magalhães
E fazer o poço, quanto custou?
Colocado por: Camões🎯
Quase aposto que uma boa porção dos nossos contemporâneos tinha já engendrado um estratagema para fazer definhar as lenhosas e antecipar o termo da sua existência, mas as pessoas com honra respeitam estes direitos, mesmo em casos em que por motivos de alguma contenda, estão de candeias às avessas.
Colocado por: ricardoantunesEu construi um poço no meu terreno e tive de pagar à APA cerca de 180€.
Tenho direito à agua ou é de todos na mesma?
Colocado por: Camões
Penso que apesar de pagar para construir o poço e pagar 180€ à APA, a água continua a não ser sua. Unicamente tem o direito ao uso da água mas não é sua pertença.
Creio que a água em Portugal é um bem público e o seu uso é regulamentado pelo Estado.
Se por algum motivo de força maior o Estado necessitar da água do seu poço, não terá maneira de o impedir.
E mesmo com toda a despesa e trabalho que teve para explorar a água, não tem o direito de „usar e abusar“ desse recurso, se o Estado verificar que a extração de água no seu poço está a afetar os recursos hídricos adjacentes, pode facilmente limitar ou até proibir-lhe o uso da água.
Por isso é que é necessário registrar poços e furos, e julgo até que é obrigatório instalar contadores para que seja possível gerir este recurso público e tão valioso com equilíbrio e bom senso.
Não percebo muito de leis e posso estar redondamente enganado neste comentário. Quiçá aparece por aqui alguém perito na matemática que nos possa elucidar um pouco sobre esta matéria.
(Quando me refiro a si no comentário, é simplesmente por tratar-se de uma resposta ao seu post. Naturalmente que se aplica o mesmo a mim ou qualquer outro cidadão).
Colocado por: CamõesEm nenhum sítio está escrito este direito dos outros proprietários ao usufruto da água na época seca (não me recordo agora das datas em que começa e termina esse direito, mas tenho isso escrito nos meus documentos).
Colocado por: CamõesA manutenção das nascentes, charcas e levadas é garantida por todos os usufrutuários, normalmente antes do início do período de seca.
Colocado por: CamõesMesmo que alguma das propriedades que beneficiam da água mude de proprietário (o que já aconteceu por herança), este usufruto transitará também para o novo proprietário
Colocado por: CamõesTambém conheço casos de árvores que estão situadas em terrenos alheios. Um exemplo disso são oliveiras ou outras árvores de fruto que estão em terrenos que são pertença de outrem.