Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Na minha construção estou com uma limitação no espaço disponível no teto falso, que nao pode exceder 10cm.

Vão ser passadas algumas tubagens de eletricidade, água e AC. Utilizando tubo antibacteriano de 75 para o VMC... não é impossível, mas também não será fácil (as próprias calhas do teto falso roubam uns centimetros.

Há problema passar as tubagens de ventilação pelo piso? Vai aguentar bem com o contrapiso?

Obrigado, desde já.
    • SrR
    • 3 agosto 2024

# 2

Tem tambem tubagem rectangular que pode ser uma opção no seu caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaoreis
  2.  # 3

Colocado por: SrRTem tambem tubagem rectangular que pode ser uma opção no seu caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joaoreis

Por uma questão de preferência estou muito inclinado para os tubos.

E mesmo equacionado a opção retangular, a colocação também será desafiante, dada a arquitetura da casa.

A minha dúvida é se é seguro passar pelo betão do piso
  3.  # 4

O betão foi calculado para ter lá essa tubagem??
    Duvido
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaoreis
  4.  # 5

Colocado por: jorgealvesO betão foi calculado para ter lá essa tubagem??
    Duvido

Acertou, Jorge. Não foi calculado, tal como ainda não foi executado. Neste momento está tudo em aberto.

Mas estou a concluir que pode não ser uma boa opção e terei que arranjar forma de passar tudo pelo teto falso.

Entretanto descobri que a Eurobuild tem um sistema interessante, que elimina as calhas na aplicação do teto falso (já deve minimizar algum constrangimento)

Obrigado

5.  # 6

Tecnicamente não existe qualquer impedimento de colocar condutas no piso mas têm que ser recalculada a estrutura.

Outra opção mais simples é usar tubo dn50 com os devidos cálculos

0.0125 seg. NEW