Tenho um sistema de aquecimento de água constituído por 2 painéis térmicos e um depósito de 300 l.
A válvula que assinalo na imagem abre sempre que a água atinge 90 graus ou é atingida a pressão de 6 bar. Nesse momento, o sistema desperdiça água quente e volta a encher com água fria.
Quando estou em casa, não há problema pois tenho um depósito de 300 l que recebe essa água desperdiçada que reutilizo para rega.
O problema surge sempre que me ausento por mais de 3 dias. Em dias de verão e céu aberto são desperdiçados mais de 150 l diariamente, ou seja, em dois dias tenho o depósito que recebe o desperdício cheio e o resto vai para o escoamento.
Em anos anteriores, em períodos de férias, tapei os painéis. Neste momento, porque coloquei painéis fotovoltaicos, fiquei com o telhado mais "cheio" e não me sinto seguro para fazer a cobertura.
A minha questão é a seguinte:
Penso que existe uma torneira junto da traseira do depósito que me permite fechar a água (aqui chego em segurança). Se fechar a água, quando no interior do depósito a temperatura atingir os 90 graus ou os 6 bar de pressão haverá desperdício mas não será reposto o nível dos 300 l. Não corro o risco de avariar o sistema? A dada altura, a pouca água que lá estiver irá entrar em ebulição...
Essa válvula de segurança serve precisamente para quando o sistema atingir estas temperaturas no Verão abrir senão imagine o que pode acontecer não feche essa torneira serve para repor agua fria e é assim que tem que funcionar.
Agora não tem uma válvula termostática porque duvido que consiga tomar banho com temperatura a 90 graus o ideal seria tapar um painel no Verão ou então substituir a válvula de segurança para 7 bar.