Iniciar sessão ou registar-se
    • PLP
    • 3 agosto 2024 editado

# 1

Boa noite.

Tenho um sistema de aquecimento de água constituído por 2 painéis térmicos e um depósito de 300 l.

A válvula que assinalo na imagem abre sempre que a água atinge 90 graus ou é atingida a pressão de 6 bar. Nesse momento, o sistema desperdiça água quente e volta a encher com água fria.

Quando estou em casa, não há problema pois tenho um depósito de 300 l que recebe essa água desperdiçada que reutilizo para rega.

O problema surge sempre que me ausento por mais de 3 dias. Em dias de verão e céu aberto são desperdiçados mais de 150 l diariamente, ou seja, em dois dias tenho o depósito que recebe o desperdício cheio e o resto vai para o escoamento.

Em anos anteriores, em períodos de férias, tapei os painéis. Neste momento, porque coloquei painéis fotovoltaicos, fiquei com o telhado mais "cheio" e não me sinto seguro para fazer a cobertura.

A minha questão é a seguinte:

Penso que existe uma torneira junto da traseira do depósito que me permite fechar a água (aqui chego em segurança). Se fechar a água, quando no interior do depósito a temperatura atingir os 90 graus ou os 6 bar de pressão haverá desperdício mas não será reposto o nível dos 300 l.
    Não corro o risco de avariar o sistema?
    A dada altura, a pouca água que lá estiver irá entrar em ebulição...

É seguro fechar a água?

Obrigado!
      IMG_20240803_213222 (1).jpeg
  1.  # 2

Essa válvula de segurança serve precisamente para quando o sistema atingir estas temperaturas no Verão abrir senão imagine o que pode acontecer não feche essa torneira serve para repor agua fria e é assim que tem que funcionar.

Agora não tem uma válvula termostática porque duvido que consiga tomar banho com temperatura a 90 graus o ideal seria tapar um painel no Verão ou então substituir a válvula de segurança para 7 bar.

0.0059 seg. NEW