será a humidade responsável , por ter a casa com temperaturas na ordem dos 11/ 12 graus, quando a temperatura exterior é de cerca de por exemplo, 15/16. é que a minha casa é muito fria( nao tem aquecimento), não sei se é por ser nova e ainda ter humidades inerentes á contrução, mas também porque tenho metade da casa assente na terra, e nessa parte aprece uma ou outra zona junto ao roda pé com tinta levantada( humidade por capilariedade?) e também uma zona com a tinta com borbulhas e molhada ( humidade por infiltração?) Será a humidade responsavel pela casa ser muito fria? Se for a humidade nestes casos , quais as soluções? Se não for a humidade responsavel, o que poderá ser ?
Não percebo como é que você quer ter uma casa «quente» se não a aquece.
Já experimentou congelar comida num frigorífico DESLIGADO há mais de um mês?
Se a casa tiver algum isolamento, se à noite estiverem 7 / 8 graus e de dia estiverem 15 / 16, o natural é que a temperatura dentro de casa seja precisamente a média 11 / 12.
PS: Vivi 6 anos num país do Norte da Europa. Por lá, durante largos meses do ano, uma das maiores despesas das famílias é com AQUECIMENTO. Gastam mais com aquecimento do que com renda da casa, comida, etc. Cá, ainda há quem pense que as casas se aquecem sozinhas...
Pois mas quer comparar o clima do norte da europa com o nosso!!! Aqui tentamos desenrrascar,não acho que seja pensar que aquecem sozinhas como referiu se tiver algum isolamento e janelas boas tera alguma rentabilidade da temperatura! Pois como deve calcular nem todos terão disponibilidade para colocar estes sistemas de aquecimento!!
Ó Joao Paulo Aqui tentamos desenrascar?!?! Mas nós vivemos em casas ou em grutas? :-)
É precisamente disto que se queixam os nossos emigrantes quando cá voltam no Inverno. Enquanto lá, apesar das temperaturas negativas, as casas são extremamente confortáveis (anda-se em cuecas dentro de casa enquanto neva lá fora), por cá parece que as pessoas gostam de sofrer...
Quando temos um «inverno» em que há 4 meses que a temperatura não chega aos 20º (e até no Sul baixou aos 0º), É PRECISO GASTAR DINHEIRO A AQUECER AS CASAS!
Se o MiguelSilva não liga um aquecimento como é que ele/você quer que a casa não esteja fria? Com isolamento?!? Eu vou repetir-me: Você acha que consegue fazer cubos de gelo num frigorífico desligado há um mês? NEM QUE O FORRE TODO A CORTIÇA!! (LOL!)
Colocado por: joao pauloAqui tentamos desenrrascar,não acho que seja pensar que aquecem sozinhas como referiu se tiver algum isolamento e janelas boas tera alguma rentabilidade da temperatura!
Mas precisa sempre de as aquecer! Um bom isolamento vai fazer com que esse calor se "perca" menos. Mas se não produzir esse calor, como é que a casa pode estar quente? Nem com melhor isolamento do mundo!
Sr Luiz Ok então exprimente se tem uma casa antiga colocar todos esses requesitos e depois diga quanto gastou para a instalação e quanto gasta mensalmente para essa temperatura ideal no interior,pois sei de casos de apartamentos novos com aquecimento central a gaz que apenas funcionaram no primeiro mês??? Porque sera???? Sr Pedro Claro que se não se produzir calor ele não aparece,mas compreenda que essa de gastar mais em aquecimento que em outra despesa parece de extremos assim como comparar climas ? Agora que tivemos temperaturas muito baixas isso tem impacto, mas a maioria das casas não estão minimamente preparadas para a tal eficientes,falta muita coisa e o principal sera o dinheiro para esses melhoramentos
Luis o grande problema em Portugal é que o que ganhamos não dá para essas coisas (pelo menos a grande e esmagadora maioria). Lá fora ganham muito mais, mas o custo de vida deles é quase equiparado ao nosso, de forma que lhes permite gastar esses valores em aquecimento. Diga lá a um casal que ganhe 1.500 € no total, para gastar 500€ mensais só a aquecer a casa. Depois têm mais a renda de casa, seguros, carro, passe social, alimentação, comer fora ou levar a buchita, infantário e atl´s, etc e diga-me como é que quer que eles possam gastar esses valores em aquecimento.
Lá fora as coisas são mais equilibradas, excepto no que toca a almoçar e jantar fora, ir para os bares ou discotecas etc, essas é que fazem mossa nos orçamentos e cá essas apesar de fazerem mossa nos orçamentos são muito mais baratas, porque será que os estrangeiros gostam de vir para cá e é bebedeira dia sim dia sim? Se fosse no país deles dava para 1 por mês e mesmo assim ui ui.
Repare lá no preço da gasolina e gasóleo, somos dos países que menos ganhamos e mais pagamos nisto, quem diz nisto diz no resto. Ou seja temos os preços que se praticam na CEE em quase tudo, e depois continuamos com os ordenados á antiga portuguesa, ups, piores que á antiga portuguesa, porque no tempo dos meus pais bastava um trabalhar para conseguir sustentar a casa, se bem que era á pele mas não faltava nada, hoje trabalham os dois e mesmo assim muitos ao dia 15 estão tesos.
Vêm as conversas da treta para instalarem isto e aquilo, com subsídios do estado, quando a melhor solução seria fazer como em certos países lá fora, e deixarmos de ter em casa esquentadores, caldeiras, ar condicionado, passando a distribuição de águas quentes e de aquecimento a ser feita através de instalações para um determinado nº de fogos (á semelhança da Alemanha, Rússia etc.) de forma a garantir que todos têm acesso a isso a um preço justo e que não dê cabo do orçamento das famílias como actualmente acontece.
Em suma o aquecimento é um luxo em Portugal, pelo que a esmagadora maioria não tem sequer hipótese de equacionar uma coisa dessas.
Não são os estrangeiros que estão bem, nós é que estamos muito mal quando se cede e se está nas mãos dos grandes grupos económicos.
Cumps
Estas pessoas agradeceram este comentário: joao paulo
João, niguem aqui disse que era mau investir em isolamento! É o melhor que se pode fazer. Mas pode ter o melhor isolamneto do mundo, que se não aquecer a casa, ela vai ficar fria como as outras... Vai é gastar bem menos a aquecer, mas tem de aquecer...
Para os prédios de apartamentos, também me parece boa ideia a instalação colectiva de água quente, com um contador para cada fracção. Tal como também sou a favor de lavandaria colectiva.
No entanto, sobretudo nas moradias, sou a favor do INVESTIMENTO na instalação de painéis solares para aquecimento.