Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia
    Precisava de ajuda com uma instalação que pretendo fazer na minha garagem.

Tenho como objetivo puxar fiação nova para uma tomada que vou instalar do outro lado da garagem. Mas não estou a encontrar uma solução "decente" para fazer. A garagem tem esse quadro eletrico, que leva fio para uma cx de derivação superior que depois alimenta uma lampada e em baixo um interruptor.
    E para baixo vai para uma tomada.
    Como posso fazer para fazer uma isntalação à vista, puxo o cabo de onde?

Nota: as fotos tem 2 cabos que eu experimentei passar pelo tubo que alimenta a cx de derivação, mas já fica bastante apertado e com certeza é contra as normas.

Obrigado
      WhatsApp Image 2024-08-07 at 05.37.10(2).jpeg
      WhatsApp Image 2024-08-07 at 05.37.10.jpeg
      WhatsApp Image 2024-08-07 at 05.37.08 - Cópia.jpeg
  2.  # 2

Não sabendo bem os obstáculos da sua garagem nem o que pretende alimentar com ela, posso dar duas sugestões que valem o que valem.

1 - derivar da tomada existente para nova tomada. Fura e instala com cabo elétrico.

2 - No quadro, o disjuntor marcado com C16 é o que alimenta a tomada. Mais uma vez, a solução passa por furar e instalar cabo elétrico.

Todas estas soluções são de instalar do género como tem a lâmpada da garagem.

Como as tomadas elétricas são instaladas em paralelo, talvez faça sentido instalar mais do que uma para usos futuros e/ou até instalar um bloco de 2 tomadas onde só quer uma agora, para quaisquer usos pontuais.

Se quiser pode sempre abrir roço e embeber, mas não me parece necessário.

Da maneira como está feito esse quadro, isso não dá para grandes cavalarias. Se quiser ligar um carregador para carro elétrico ou assim, vai ser difícil sem rever isso decentemente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  3.  # 3

Só acrescento o meu agradecimento a todos os profissionais e experientes do forum, que dão respostas como a anterior e que permitiram ao meu esposo tirar várias duvidas por consultar os posts antigos, de como ligar, trocar, resolver, coisinhas no mundo da eletricidade.

Bem hajam e que nunca vos falte trabalho bem remunerado 🙌
  4.  # 4

Colocado por: CaravelleNão sabendo bem os obstáculos da sua garagem nem o que pretende alimentar com ela, posso dar duas sugestões que valem o que valem.

1 - derivar da tomada existente para nova tomada. Fura e instala com cabo elétrico.

2 - No quadro, o disjuntor marcado com C16 é o que alimenta a tomada. Mais uma vez, a solução passa por furar e instalar cabo elétrico.

Todas estas soluções são de instalar do género como tem a lâmpada da garagem.

Como as tomadas elétricas são instaladas em paralelo, talvez faça sentido instalar mais do que uma para usos futuros e/ou até instalar um bloco de 2 tomadas onde só quer uma agora, para quaisquer usos pontuais.

Se quiser pode sempre abrir roço e embeber, mas não me parece necessário.

Da maneira como está feito esse quadro, isso não dá para grandes cavalarias. Se quiser ligar um carregador para carro elétrico ou assim, vai ser difícil sem rever isso decentemente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize

Obrigado pela resposta, sim eu já comprei uma tomada dupla, e é para alimentar um frigorifico na garagem e qualquer ferramenta que queria ligar na outra tomada.
    Mas como é que eu furo e instalo o cabo eletrico na prática? é essa a parte que eu tenho duvida como fazer
  5.  # 5

Colocado por: solferntc

Obrigado pela resposta, sim eu já comprei uma tomada dupla, e é para alimentar um frigorifico na garagem e qualquer ferramenta que queria ligar na outra tomada.
    Mas como é que eu furo e instalo o cabo eletrico na prática? é essa a parte que eu tenho duvida como fazer

Sinceramente, esqueça o quadro, da forma como fala aparenta conhecer pouco de eletricidade. Compre 1 cabo de 3 condutores de 2.5mm com a distancia que você quer, abre a tomada, põe 3 ligadores Wago de 3 vias, num dos ligadores liga a fase que vem do quadro, a fase que vai para a tomada que já existe e a fase que vai para a nova, repete o processo para terra e neutro. Se não tiver espaço suficiente liga com ligadores como tem aí na caixa da iluminação, ou então liga a fase que vem do quadro e a que vai para a nova tomada juntas na tomada antiga. Depois põe 1 calha técnica até ás novas tomadas. Encaixa a tomada velha de forma a ficar o melhor possível com o cabo para as tomadas novas, se precisar de cortar 1 bocadito o espelho tb não é grave, é 1 garagem.

Ex calha tecnica
    https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=302-1244&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=shopping_catalog_pt_011&utm_content=feed&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwtsy1BhD7ARIsAHOi4xavCxl4oZl2Kd6WU-SFB08G71hEYWSqCFJsPqD_JQj45WhbFejI1ccaAqcjEALw_wcB

Ligadores wago
    https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=302-2132&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=shopping_catalog_pt_011&utm_content=feed&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwtsy1BhD7ARIsAHOi4xb5HkJioNCWTTuartYciAKkpi4DmwzT-8F5KC7gGtm627T9Rh4kUrIaAhFGEALw_wcB

Cabo 3x2.5mm
    https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=016-0972&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=shopping_catalog_pt_011&utm_content=feed&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwtsy1BhD7ARIsAHOi4xbRe2EZArL2Z13dsdn7r5KBM4Q082x3P4eXfjq3B9iDb2icMaeTBpQaAvxGEALw_wcB
  6.  # 6

Colocado por: Pereira_89

Sinceramente, esqueça o quadro, da forma como fala aparenta conhecer pouco de eletricidade. Compre 1 cabo de 3 condutores de 2.5mm com a distancia que você quer, abre a tomada, põe 3 ligadores Wago de 3 vias, num dos ligadores liga a fase que vem do quadro, a fase que vai para a tomada que já existe e a fase que vai para a nova, repete o processo para terra e neutro. Se não tiver espaço suficiente liga com ligadores como tem aí na caixa da iluminação, ou então liga a fase que vem do quadro e a que vai para a nova tomada juntas na tomada antiga. Depois põe 1 calha técnica até ás novas tomadas. Encaixa a tomada velha de forma a ficar o melhor possível com o cabo para as tomadas novas, se precisar de cortar 1 bocadito o espelho tb não é grave, é 1 garagem.

Ex calha tecnica
    https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=302-1244&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=shopping_catalog_pt_011&utm_content=feed&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwtsy1BhD7ARIsAHOi4xavCxl4oZl2Kd6WU-SFB08G71hEYWSqCFJsPqD_JQj45WhbFejI1ccaAqcjEALw_wcB

Ligadores wago
    https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=302-2132&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=shopping_catalog_pt_011&utm_content=feed&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwtsy1BhD7ARIsAHOi4xb5HkJioNCWTTuartYciAKkpi4DmwzT-8F5KC7gGtm627T9Rh4kUrIaAhFGEALw_wcB

Cabo 3x2.5mm
    https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=016-0972&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=shopping_catalog_pt_011&utm_content=feed&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwtsy1BhD7ARIsAHOi4xbRe2EZArL2Z13dsdn7r5KBM4Q082x3P4eXfjq3B9iDb2icMaeTBpQaAvxGEALw_wcB

obrigado pela ajuda. eu já tenho o cabo comprado e também já tenho esses ligadores. só que não queria fazer assim, pois não fica "tão bem". mas se calhar é a unica hipotese...
    eu estava aqui a pensar, e se abrisse um furo no tijolo ao lado do quadro eletrico, e depois um furo no quadro, e passava um tubo fléxivel por dentro do tijolo, para copiar a ligação que tenho para o ponto de luz no teto? era mais dificil, pois não sei a que altura está a parte vazada/oca do tijolo mas....
    Eu percebo um pouco de eletricidade, a parte eletrica não é a dificuldade, é mesmo a prática de como puxar os cabos como deve de ser. gostava de fazer uma ligação à vista, de acordo com as normas, como tubo de diametro adequado etc..
    se tiver uma ideia com o quadro eletrico, por favor diga
    obrigado
  7.  # 7

Colocado por: Pereira_89

Ex calha tecnica

Ligadores wago

Cabo 3x2.5mm

abri a tomada e aquilo tem o minimo de espaço. não sei como vou fazer passar isto
      WhatsApp Image 2024-08-08 at 20.27.43.jpeg
  8.  # 8

addas
  9.  # 9

Se a ideia é passar o cabo por fora da parede, remove o isolante branco desse cabo e deixa só os três fios à mostra, com isso já deve conseguir passar melhor os 3 cabos por um dos lados do espelho da tomada cortando um pouco do espelho.
    Concordam com este comentário: Pereira_89
  10.  # 10

Com um ponteiro, faz uma abertura, partindo o suficiente para passar o cabo. É importante não remover a baínha para continuar com proteção mecânica. Para não colocar tantas abraçadeiras no cabo, pode usar um tubo suportado com algumas e passar o cabo pelo mesmo como tem na sua lâmpada.

0.0159 seg. NEW