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  1.  # 1

    Viva,

    Não sei se este é o forum mais adequado mas no condominio em que vivo temos uma repação do elevador para fazer e queremos tentar perceber se não estamos a ser "aldrabados".
    O condominio onde vivo é gerido por uma empresa externa.

    Contexto:
    O elevador do condominio já tem mais de 20 anos e foi inspecionado em Julho tendo passado na inspeção.
    Uns dias após a inspeção o elevador começou a dar problemas. Basicamente o elevador pode estar a funcionar normalmente mas de repente pára e não funciona mais esteja onde estiver. Os botões em cada piso continuam acesos mas não fazem nada. Pode se carregar que o elevador não mexe.

    Uma das vezes a empresa que faz a manutenção veio cá e indicou-nos que o problema do elevador seria que o elevador estaria a selecionar mal os pisos. Ou seja, pode estar parado no -1 mas no quadro principal do elevador o que está selecionado é o piso 5 (???). O prédio vai do -1 ao 4º andar.
    Fizeram o que tinham a fazer e ficou a funcionar durante uns dias. Uns dias de depois voltaram os mesmos problemas.

    Fizeram entretanto mais 2 manutenções mas o elevador volta sempre à mesma situação.

    Entretanto a empresa que faz a manutenção esta semana esteve cá a informar que o elevador precisa de uma grande reparação.
    Segundo a empresa da manutenção o "autómato" do elevador está avariado e não recebe corrente o que impossibilita o elevador de funcionar.
    Segundo eles na inspeção podem ter feito testes com demasiada carga o que pode ter avariado o "autómato".
    Segundo eles também "manualmente" o elevador funciona.

    Para esta reparação a empresa apresentou-nos um orçamento de 9 135.21 € já com IVA e mão de obra.
    O orçamento basicamente resume-se a:

    - Quadro de comando Simplex VVVF 7.5 KW-12A com respetiva instalação elétrica -> 5 200 €
    - Botoneira de piso principal -> 276 €
    - Botoneira de cabina -> 1 196 €
    - Botoneira de patamar (1 por piso) -> 755 €

    A empresa justificou o orçamento com:

    - O elevador é um "protótipo" antigo e já não existem peças no mercado nem reparação possivel;
    - A botoneira dentro da cabine precisa de ser mudada porque a nova lei obriga a que os elevadores na cabine tenham ligação direta à central de ocorrências;
    - Não é possivel mudar apenas alguns componentes porque corre-se o risco de não serem compativeis com os que ficam;

    Com isto, para quem possa perceber mais do assunto:

    - É um orçamento realista ?
    - É de facto necessário mudar tanta coisa ?

    Muitos de nós ficamos de "pé atrás" devido ao valor e à quantidade de reparações.
    Uma coisa que nos chamou a atenção foi o facto da pessoa da empresa ter indicado que se aceitassem o orçamento poderiam começar de imediato as reparações porque têm o material em stock. É normal terem todo o material logo assim em stock?

    Estamos com receio que a empresa que faz a manutenção dos elevadores bem como a empresa externa que gere o condominio que estejam como se diz em bom português "a colocarem dinheiro ao bolso".

    Obrigado.
  2.  # 2

    Pode ser necessario tudo isso...

    A melhor solução será pedir mais um ou dois orçamentos a outras empresas .
  3.  # 3

    Se tiver contrato de manutenção em vigor, não pode colocar outra empresa a fazer o trabalho.
  4.  # 4

    De facto nós sabemos que havendo contrato de manutenção não podemos colocar outra empresa.
    Esta empresa é o 2º ano que temos contrato de manutenção. A que tinhamos anteriormente quis aumentar muito o valor do contrato e decidiu-se mudar.
    Mesmo que pudessemos pedir outros orçamentos a empresa limitou o acesso à casa das máquinas com fechadura com código. O que impossibilitaria qualquer outra empresa de verificar.

    Achamos que é muita coincidência que só após a inspeção é que começaram todos estes problemas.
    E inclusivé estando todos os botões a funcionar achamos exagerado estar a mudar tudo. Mas até de facto pode ser necessário.

    Algumas pessoas do condominio até já começam a achar que ou foi negligência da empresa ou então que estão a arranjar forma de colocarem o elevador ao jeito deles à custa do condominio.
  5.  # 5

    Só digo isto: No meu prédio foram apanhados a trocar placas circuito eletrônico para o prédio ao lado, porque o nosso condomínio pagava sempre a tempo e horas :)

    EMAs é mais uma empresa sanguessuga dos condomínios e ninguém os pára.

    Tentem arranjar plano de manutenção completa em que eles sejam obrigados a trocar as peças às sustas custas... Claro que o valor a pagar mensalmente também será 2x ou 3x mais, mas assim os elevadores nunca mais se avariam, do que se tiveres o pack básico...
  6.  # 6

    Colocado por: sjbs123- É um orçamento realista ?

    É um orçamento realista, considerando o modo de trabalhar (e preços praticados) dessas empresas. Todo o material utilizado por empresas de instalação / manutenção de elevadores é extremamente inflacionado relativamente ao seu real custo, isso é sabido. Ainda assim, pouco haverá a fazer contra isso, porque eles cobram o que querem cobrar, quem precisa do equipamento a funcionar é o cliente.

    Colocado por: sjbs123- É de facto necessário mudar tanta coisa ?

    Poderá ser. Muitas vezes vão misturando tecnologias e empurrando os problemas com a barriga até se tornar insustentável e ser necessário modernizar grande parte da eletrónica. Portanto, poderá fazer sentido aplicar muito material, importa saber é se fica tudo atualizado e a funcionar em perfeitas condições.

    Colocado por: sjbs123É normal terem todo o material logo assim em stock?

    Deverá ser normal. Se vão fazer uma atualização, é expectável que apliquem material standard que utilizem em várias instalações, e por isso será normal ter sempre stock disponível para esse tipo de intervenção (a não ser que seja uma empresa tão miserável que não faça stocks de nada).

    Colocado por: sjbs123E inclusivé estando todos os botões a funcionar achamos exagerado estar a mudar tudo. Mas até de facto pode ser necessário.

    Poderá ser efetivamente necessário mudar muita coisa, o padrão de comunicação pode ser diferente, lógica e níveis de sinais diferentes, etc. Não será muito fora do normal a necessidade de mudar várias partes do sistema.

    Colocado por: sjbs123Algumas pessoas do condominio até já começam a achar que ou foi negligência da empresa ou então que estão a arranjar forma de colocarem o elevador ao jeito deles à custa do condominio.

    Pois, no mundo das reparações / manutenções de elevadores (e não só) passam-se coisas muito "interessantes", portanto é normal a dificuldade em digerir este tipo de situações. Lamentavelmente para quem precisa do equipamento, pouco há a fazer, é esperar que o serviço fique realmente em condições, e exigir a garantia possível sobre o mesmo.
    Concordam com este comentário: Caravelle
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sjbs123
  7.  # 7

    Colocado por: pedrodmsousaTentem arranjar plano de manutenção completa em que eles sejam obrigados a trocar as peças às sustas custas... Claro que o valor a pagar mensalmente também será 2x ou 3x mais, mas assim os elevadores nunca mais se avariam, do que se tiveres o pack básico...


    Por cá é assim que temos há já alguns anos e no fim de contas acho que compensa. Primeiro faz com que a empresa de manutenção tenha interesse em vir cá com muito mais frequência e venha realmente fazer manutenção (e não apenas dar uma olhadela rápida para picar o ponto). Segundo, que me recorde não houve mais despesas extra inesperadas.
    Concordam com este comentário: pedrodmsousa
  8.  # 8

    Quanto ao orçamento é o que é.
    Em relação à avaria não comento pq efetivamente pode ser problema na placa de comando.

    Aproveite para pedir qual o decreto que obriga a " botoneira dentro da cabine precisa de ser mudada porque a nova lei obriga a que os elevadores na cabine tenham ligação direta à central de ocorrências"
    Em elevadores antigos acho que não podem obrigar que passem a ter tecnologia nova, isso é como os cintos nos lugares atrás dos carros mais antigos ou como a caixa negra , a lei só se aplica a carros novos após uma determinada data.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sjbs123
  9.  # 9

    Boas,

    Por causa de um autómato avariado querem mudar uma carrada de coisas num elevador...

    Por isso é que eu adoro o mundo industrial. Só existe uma Diretiva a reger todo o tipo de máquinas e umas quantas normas (tipo A, B e C).

    No máximo, no fim do processo de certificação de uma máquina intervém um Organismo de Inspeção e está o assunto arrumado.

    As empresas de manutenção de elevadores aproveitam-se de todo o excesso de regulamentos, projetos, registos prévios, alvarás, termos de responsabilidade etc, para cobrarem o que quiserem.

    Um bom técnico de automação resolvia esse problema por muito menos... mas ia faltar o papelinho da "manutenção certificada"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sjbs123
  10.  # 10

    Colocado por: harsousaBoas,

    Por causa de um autómato avariado querem mudar uma carrada de coisas num elevador...

    Por isso é que eu adoro o mundo industrial. Só existe uma Diretiva a reger todo o tipo de máquinas e umas quantas normas (tipo A, B e C).

    No máximo, no fim do processo de certificação de uma máquina intervém um Organismo de Inspeção e está o assunto arrumado.

    As empresas de manutenção de elevadores aproveitam-se de todo o excesso de regulamentos, projetos, registos prévios, alvarás, termos de responsabilidade etc, para cobrarem o que quiserem.

    Um bom técnico de automação resolvia esse problema por muito menos... mas ia faltar o papelinho da "manutenção certificada"


    De facto empresas como estas aproveitam-se da ignorância e da necessidade das pessoas para cobrarem o que quiserem...

    Eu não sou entendido no assunto mas não vejo relação entre um automáto e os botões nos andares do prédio nem na botoneira dentro da cabine.

    A única explicação que deram foi mesmo a do autómato não estar a receber corrente. Nem se dignaram a apresentar relatórios nem a tentar perceber a origem do problema.

    A empresa que estava cá anteriormente que até é uma das grandes empresas no mercado para uma avaria nunca nos entregou um orçamento para modernizar o elevador...

    Mas pronto é o que é... A administração já marcou reunião extraordinária para se discutir o orçamento e pelo que já percebi a maioria como quer urgência no assunto nem está preocupada se a empresa nos está a enganar ou não ou até mesmo se não é a administração (empresa externa) que nos está a cobrar a mais...
  11.  # 11

    O que é necessário para poderem rescindir contrato com essa empresa?
  12.  # 12

    Colocado por: marizeO que é necessário para poderem rescindir contrato com essa empresa?


    Desde que o condominio passou para administração externa que não conhecemos os contratos.
    Será sempre um questão de pedir o contrato e verificar. Certamente que existirão clausulas e regras para rescindir o contrato.

    A menos que haja alguma "justa causa" por negligência ou assim (o que não me espantaria...) só verificando no contrato.
    Concordam com este comentário: Dominus
    • marize
    • 8 agosto 2024 editado

     # 13

    Era aí que queria chegar, porque chateia-me um bocadinho esta treta do "ah e tal não se pode chamar outra empresa porque temos um contrato de exclusividade".

    Eu juntava-me aí com dois ou três vizinhos de confiança e custeava o pedido de orçamento a outras duas empresas, com emissão de relatório.

    Se ambas mantivessem o diganóstico da anterior, muito bem.
    Caso contrário avançava com reunião extraordinária de condomínio, pedido de rescisão com termo imediato junto da actual empresa e contratação de serviços à nova.

    É que presumo que enquanto falamos, há pessoas que moram no quinto andar e têm de o fazer de escadas. Aparentemente querendo resolver rápido, alguns vizinhos querem é resolver não colocando a hipótese de burla descarada.

    Colocado por: sjbs123A menos que haja alguma "justa causa" por negligência ou assim (o que não me espantaria...) só verificando no contrato.
  13.  # 14

    Colocado por: marizeO que é necessário para poderem rescindir contrato com essa empresa?

    Normalmente, pagarem as prestações vincendas até final do contrato.
  14.  # 15

    Varejote, até esperava que alguém com a sua experiência puxasse dos seus óculos escuros e capa e dissesse como dar a volta a algo assim.

    Não é possível que não haja como desvincular!
  15.  # 16

    Colocado por: marizeVarejote, até esperava que alguém com a sua experiência puxasse dos seus óculos escuros e capa e dissesse como dar a volta a algo assim.

    Não é possível que não haja como desvincular!


    Só se andarem com advogados ao barulho, do que tenho conhecimento, depois de terminar a fidelização é que se muda para outra empresa.

    Que por vezes tem mensalidades mais baratas, mas depois compensam nas reparações, como parece ser este o caso.
    Concordam com este comentário: sjbs123
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
 
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