Colocado por: SoAnaTenho projeto de construção aprovado
Colocado por: SoAnaTenho um ano para pagar as taxas e submeter alguma documentação.
Colocado por: SoAnaO Arquiteto ainda tem alguma responsabilidade,
Colocado por: SoAnaRelativamente ao caderno de encargos, devo recebê-lo do arquiteto?
Colocado por: SoAnaRelativamente ao caderno de encargos, devo recebê-lo do arquiteto?só se foi assim previamente contratado. senao tem de pedir que lhe elabore isso.
Colocado por: SoAnae gostaria de esclarecer quais os passos seguinteso arquitecto devia saber informar o que deve fazer.
Colocado por: SoAnaO Arquiteto ainda tem alguma responsabilidadetem as responsabildades de fornecer assistencia técnica até à conslusão da obra
Colocado por: antonylemostem as responsabildades de fornecer assistencia técnica até à conslusão da obra
Colocado por: SoAnaO caderno de encargos foi falado na altura de contratação de serviços mas não está nada escrito.
Colocado por: SoAnaApenas o arquiteto pode fazê-lo
Colocado por: zedasilva
Por norma até é preferível que não o faça.
Isso obriga a que outro técnico analise os projetos e possa detetar coisa menos bem resolvidas
Colocado por: SoAnaFalou também de diretor técnico e de fiscalização, são duas entidades diferentes certo?
Colocado por: SoAnaRecomenda alguma empresa que preste esse serviço?
Colocado por: zedasilvaAtenção que esta assistência mais não é que o esclarecimento de algo que nos projetos não seja entendível.depende da vontade e brio do técnico contratado. como em tudo
Colocado por: zedasilvaDe referir ainda que esta assistência não obriga o arquiteto a fazer visitas á obranao, mas obriga-o a pegar no telefone e responder a questões que se possam levantar.. mais que nao seja para responder que seria definido no projecto de execução que nao foi contratado.
Colocado por: SoAnaO caderno de encargos foi falado na altura de contratação de serviços mas não está nada escrito. Apenas o arquiteto pode fazê-lo ou há pessoas a prestarem esse serviço?
Colocado por: SoAnacomo conseguiu comparar orçamentos sem caderno de encargos?
Colocado por: SoAnaBruno, como conseguiu comparar orçamentos sem caderno de encargos?
A fase de projeto já foi tão complicada, que quero evitar ao maximo complicações e atrasos na construção.
Colocado por: BrunoFrancoo que se paga a mais em CE ou MQ será que se justifica no valor global da sua obra?sim.
Colocado por: antonylemossim.
Colocado por: BrunoFrancoeu não precisei…
Colocado por: zedasilva
Cada caso é um caso.
A grande maioria dos nossos projetos são muitos omissos nos pormenores mais básicos.
Por vezes essa falha é colmatada com um MQ e um CE.
Não existindo isso, o DO estará sempre dependente do maior ou menor profissionalismo do empreiteiro.
Colocado por: BrunoFrancoeu prefiro não ter e ir decidindo as coisas .. o que eu quero hoje,, pode ser o mesmo que amanhã..