Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Tenho projeto de construção aprovado e gostaria de esclarecer quais os passos seguintes para obter licença de construção.
    Tenho um ano para pagar as taxas e submeter alguma documentação.
    O Arquiteto ainda tem alguma responsabilidade, ou futuras comunicações com a câmara podem ser feitas por mim?
    Relativamente ao caderno de encargos, devo recebê-lo do arquiteto?

A fase de projetos foi bastante complicada e a falta de clareza e comunicação por parte do gabinete de arquitetura deixou-me receosa. Quero ter a certeza que tudo é feito dentro dos prazos e sem mais complicações.

Muito obrigada,
    Ana
    Concordam com este comentário: LUNARDIAGONAL
  2.  # 2

Ana, não sei responder-lhe ao que pergunta, só vim mesmo dar-lhe os parabéns pela nova aventura 🙌
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SoAna
  3.  # 3

Colocado por: SoAnaTenho projeto de construção aprovado

Arquitetura e espacialidades?

Colocado por: SoAnaTenho um ano para pagar as taxas e submeter alguma documentação.

Correto!
    Em principio todas a documentação do empreiteiro e Diretor técnico e a documentação do Diretor de fiscalização.
    Com a nova legislação já não necessita de entregar na câmara o Plano de segurança e saúde, contudo este documento tem que existir na mesma e estar presente em obra.

Colocado por: SoAnaO Arquiteto ainda tem alguma responsabilidade,

Não!
    A menos que o processo tenha sido uma Comunicação prévia e o arquiteto tenha assumido a Direção de fiscalização.

Colocado por: SoAnaRelativamente ao caderno de encargos, devo recebê-lo do arquiteto?

Isso foi contratado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmd
  4.  # 4

Colocado por: SoAnaRelativamente ao caderno de encargos, devo recebê-lo do arquiteto?
    só se foi assim previamente contratado. senao tem de pedir que lhe elabore isso.

Colocado por: SoAnae gostaria de esclarecer quais os passos seguintes
    o arquitecto devia saber informar o que deve fazer.

Colocado por: SoAnaO Arquiteto ainda tem alguma responsabilidade
    tem as responsabildades de fornecer assistencia técnica até à conslusão da obra
  5.  # 5

Colocado por: antonylemostem as responsabildades de fornecer assistencia técnica até à conslusão da obra

Atenção que esta assistência mais não é que o esclarecimento de algo que nos projetos não seja entendível.
    Por exemplo uma cota que não se percebe e ele medo nos ficheiros originais.
    Para a falta de impermeabilização das sapatas é respondido:
    "_ Isso só é definido nos projetos de execução. Esss projetos não foram contratados"
    Está a assistência técnica feita.

De referir ainda que esta assistência não obriga o arquiteto a fazer visitas á obra
  6.  # 6

O caderno de encargos foi falado na altura de contratação de serviços mas não está nada escrito. Apenas o arquiteto pode fazê-lo ou há pessoas a prestarem esse serviço?
  7.  # 7

Colocado por: SoAnaO caderno de encargos foi falado na altura de contratação de serviços mas não está nada escrito.

Se foi só de boca e se as relações já estão mais ou menos esquinadas, provavelmente não vai ter nada, ou se tiver vai ter uma resma de papeis que não servem para nada.

Colocado por: SoAnaApenas o arquiteto pode fazê-lo

Por norma até é preferível que não o faça.
    Isso obriga a que outro técnico analise os projetos e possa detetar coisa menos bem resolvidas
  8.  # 8

Colocado por: zedasilva
    Por norma até é preferível que não o faça.
    Isso obriga a que outro técnico analise os projetos e possa detetar coisa menos bem resolvidas

Recomenda alguma empresa que preste esse serviço?
    Falou também de diretor técnico e de fiscalização, são duas entidades diferentes certo?
    Obrigada pela ajuda.
  9.  # 9

Colocado por: SoAnaFalou também de diretor técnico e de fiscalização, são duas entidades diferentes certo?

Certo.
    Direto técnico é um técnico da responsabilidade do empreiteiro, Diretor de fiscalização é da responsabilidade do Dono de obra

Colocado por: SoAnaRecomenda alguma empresa que preste esse serviço?

https://exatus-eng.pt/coordenacao-e-revisao-de-projetos/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SoAna
  10.  # 10

Colocado por: zedasilvaAtenção que esta assistência mais não é que o esclarecimento de algo que nos projetos não seja entendível.
    depende da vontade e brio do técnico contratado. como em tudo
    Colocado por: zedasilvaDe referir ainda que esta assistência não obriga o arquiteto a fazer visitas á obra
    nao, mas obriga-o a pegar no telefone e responder a questões que se possam levantar.. mais que nao seja para responder que seria definido no projecto de execução que nao foi contratado.

as pessoas continuam a pensar que um projecto de licenciamento é o necessário para construir quando não passa de papeis para licenciar a obra
    Concordam com este comentário: zedasilva
  11.  # 11

Colocado por: SoAnaO caderno de encargos foi falado na altura de contratação de serviços mas não está nada escrito. Apenas o arquiteto pode fazê-lo ou há pessoas a prestarem esse serviço?

Não consegue fazer a obra sem caderno de encargos? Eu não pedi CE e com o empreiteiro vamos fazendo e tendo reuniões desde o 1o dia… tem corrido bem e está quase a terminar!
    Boa sorte
  12.  # 12

Bruno, como conseguiu comparar orçamentos sem caderno de encargos?
    A fase de projeto já foi tão complicada, que quero evitar ao maximo complicações e atrasos na construção.
  13.  # 13

é tb bom que não ande a fazer alterações durante o decorrer da obra, porque se o fizer alguem vai ter de as refletir nas telas finais.
  14.  # 14

Colocado por: SoAnacomo conseguiu comparar orçamentos sem caderno de encargos?

Mais do que um CE, o fundamental é ter um mapa de quantidades com os materiais definidos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 15

Colocado por: SoAnaBruno, como conseguiu comparar orçamentos sem caderno de encargos?
    A fase de projeto já foi tão complicada, que quero evitar ao maximo complicações e atrasos na construção.

No meu caso nem comparei… conversou-se do que se pretendia e elaborou-se um plano … o empreiteiro foi referenciado por um amigo que fez obra também com ele e com reuniões, ele elaborou o orçamento.. há sempre mudanças e eventuais derrapagens .. desde que haja consciência.. o que se paga a mais em CE ou MQ será que se justifica no valor global da sua obra? Para uns sim, para outros não..
    se quiser visitar a minha obra, estejam à vontade…
    Boa sorte
  16.  # 16

Colocado por: BrunoFrancoo que se paga a mais em CE ou MQ será que se justifica no valor global da sua obra?
    sim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  17.  # 17

Colocado por: antonylemossim.

Aceito a sua resposta.. cada caso é um caso… eu não precisei…
    Se lhe der mais garantias, mais segurança, então sim… uma questão de ver o valor que o arquitecto pede para esse serviço!
  18.  # 18

Colocado por: BrunoFrancoeu não precisei…

Cada caso é um caso.
    A grande maioria dos nossos projetos são muitos omissos nos pormenores mais básicos.
    Por vezes essa falha é colmatada com um MQ e um CE.
    Não existindo isso, o DO estará sempre dependente do maior ou menor profissionalismo do empreiteiro.
  19.  # 19

Colocado por: zedasilva
    Cada caso é um caso.
    A grande maioria dos nossos projetos são muitos omissos nos pormenores mais básicos.
    Por vezes essa falha é colmatada com um MQ e um CE.
    Não existindo isso, o DO estará sempre dependente do maior ou menor profissionalismo do empreiteiro.

Verdade…
    É um pau de dois bicos… eu prefiro não ter e ir decidindo as coisas .. o que eu quero hoje,, pode ser o mesmo que amanhã.. são opções.. ter um bom profissional é muito importante!
  20.  # 20

Colocado por: BrunoFrancoeu prefiro não ter e ir decidindo as coisas .. o que eu quero hoje,, pode ser o mesmo que amanhã..

Num processo tão complexo como é a construção de uma casa, a capacidade de fechar assuntos é fundamental.
    Deve haver um período de explicação das soluções, de reflexão e de posterior decisão. Após isso aquele assunto está definitivamente fechado e passamos ao seguinte.
    A indefinição e o "depois em obra vê-se" é o habitat ideal para os "já agora" e as derrapagens financeiras que raramente trazem valor acrescentado.
    Concordam com este comentário: marco1, N Miguel Oliveira, Dias12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, SoAna

0.0223 seg. NEW