Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.
    Pretendo colocar um termoacumulador em casa, mas o espaço que tenho é reduzido (junto ao fogão e chaminé, onde tenho, ainda, o esquentador).
    Já estive a ver muitas marcas e modelos mas não consigo encontrar nada que se encaixe aqui.
    Embora tenha altura e até profundidade, o problema é que só tenho 41cm de largura.
    Alguém sabe de um destes equipamentos que tenha dimensões reduzidas, e dê para 4 pessoas?

Disseram-me que o melhor seria um de 100 litros, com cuba de inox.

Cumprimentos.
  2.  # 2

André,

1) não pode eliminar o esquentador?

2) as 4 pessoas têm de obrigatoriamente fazer uso em horários semelhantes?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andre.luciano
  3.  # 3

Vou fugir um pouco ao tópico e perguntar: Tem mesmo de se livrar do esquentador? São aparelhos fenomenais. A duração, fiabilidade, custo e flexibilidade de uso deixam a maioria dos termoacumuladores a um canto.

Se tiver mesmo-mesmo de trocar para um termo, não é boa prática mas às vezes consegue-se desviar para cima de um móvel da cozinha, para dentro da própria casa de banho ou coisa assim. Não é lindo mas pode ser uma boa opção.
  4.  # 4

De facto, com um esquentador não faz muito sentido um termoacumulador, acabando normalmente por um substituir o outro. Quer dar mais informações?
    Concordam com este comentário: marize
  5.  # 5

Com 41 cm não vai encontrar , o minimo que encontrei foram 47cm

não dá para colocar um horizontal ?
  6.  # 6

Boa tarde a todos e obrigado pelas respostas.
    O objetivo é mesmo substituir o esquentador, porque pretendo deixar de ter gás em casa. Tenho tido problemas na instalação e, após falar com algumas pessoas, pretendia passar tudo para elétrico.
    Pretendia colocar o termoacumulador no lugar do esquentador, mas não tenho largura suficiente. No máximo teria 41cm, mas como já foi respondido, será muito difícil arranjar um dessa dimensão.

Ouvi dizer que os horizontais eram piores e davam mais problemas de fuga de água. Não sei se será assim, porque nunca tive termoacumulador.

Neste caso teria de o colocar na varanda (está fechada com janelas).

Precisaria de um de 100 litros porque somos 4 pessoas.

Só por curiosidade, seria possível ter o termoacumulador e o esquentador na mesma rede de água, só para o caso de, haver falha de um, ter o outro?

Obrigado.
  7.  # 7

Colocado por: andre.lucianoBoa tarde a todos e obrigado pelas respostas.
    O objetivo é mesmo substituir o esquentador, porque pretendo deixar de ter gás em casa. Tenho tido problemas na instalação e, após falar com algumas pessoas, pretendia passar tudo para elétrico.
    Pretendia colocar o termoacumulador no lugar do esquentador, mas não tenho largura suficiente. No máximo teria 41cm, mas como já foi respondido, será muito difícil arranjar um dessa dimensão.

Ouvi dizer que os horizontais eram piores e davam mais problemas de fuga de água. Não sei se será assim, porque nunca tive termoacumulador.

Neste caso teria de o colocar na varanda (está fechada com janelas).

Precisaria de um de 100 litros porque somos 4 pessoas.

Só por curiosidade, seria possível ter o termoacumulador e o esquentador na mesma rede de água, só para o caso de, haver falha de um, ter o outro?

Obrigado.

E 100L é alguma coisa para 4 pessoas, mínimo 150L e não podem cantar opera.

E como aqueles que tem tudo elétrico e gastam 100kwh mês.
    • Fome
    • 7 agosto 2024

# 8

Existem termoacumuladores com essa dimensão, mas, com capacidades muito reduzidas, tipo(existem outros);
    https://www.aristonshop.pt/producto/blu-evo-rs/?srsltid=AfmBOooem0rkX-6-JtIcTQGLLswawAqzh-hIANjW3mlAcf9NenO_1nL5
    MEDIDAS (comprimento x largura x altura):
    10L: 36×27,6×36
    15L: 36×32.4×36
    30L: 36×38,9×36

Também tem a opção de "Esquentador elétricos", são de pequena dimensão, alto consumo elétrico, mas só consomem quando está a utilizar porque aquecem instantaneamente a água e não fazem qualquer tipo de acumulação. Os de "baixa potencia/monofásicos" servem bem para 1 ponto de consumo, ou seja, por baixo de uma banca ou um lavatório, servindo exclusivamente aquele ponto. Também é uma boa solução para quem não tem água quente num determinado ponto e não quer fazer obras para criar rede de água quente.
  8.  # 9

Você é que sabe da sua vida claro, não se sinta obrigado a responder-me em tudo. Mas, já considerou que além da despesa de comprar e instalar esse termo, ainda vai facilmente duplicar a quantidade de dinheiro que gasta a aquecer água? Não valerá mais fazer qualquer reparação necessária à instalação de gás? Terá mesmo sido bem aconselhado?

Sem falar de que um termo gama média é coisa para durar uns 5 anos e toca a gastar dinheiro em peças e manutenção. São aparelhos terríveis, comparados com esquentadores a gás básicos. Arrependi-me quase sempre que fiz essa troca. O único termo que mantenho a trabalhar é em casa dos meus velhos pais, que já são velhos demais para andar a acartar botijas. Se tivessem gás canalizado, nem pensava duas vezes.

(Se quiser manter os dois aparelhos não é impossível, mas vai obrigar a complicações extra no circuito)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  9.  # 10

andré, deparei-me recentemente com a mesma questão porque queria deixar de ter bilhas de gás em casa. um termoacumulador de 100L de pequenas dimensões não vai encontrar. no meu caso, para duas pessoas, tive que optar por um de 50L porque não tinha espaço para um de 80L no mesmo local onde tinha o esquentador. mesmo assim ainda tive que escavar um pouco da parede para dar margem para a ligação às torneiras. o mais pequeno que vai encontrar é cilíndrico, terá 47cm de diâmetro e estes são de 50L. eu tinha pouca profundidade, optei por um Ariston Velis Wifi com 27cm de profundidade, 79cm de altura e 51 de largura.

para 4 pessoas os esquentadores eléctricos não são uma boa opção. como já foi referido, servem apenas para um lavatório ou lava-loiça. para banhos, no máximo pode considerar um trifásico. se não tiver um quadro trifásico, volta à estaca zero. ou investe na reparação da sua ligação a gás, ou se não tiver possibilidade de aumentar o espaço onde está o esquentador, terá que optar por colocá-lo noutro lugar.

no meu caso não era viável, mas quando andei a investigar sugeriram-me colocar o termoacumulador por cima do tecto falso, se tiver um. atenção ao peso (do termocumular + depósito de água).
  10.  # 11

Temos um TE de 50 litros, somos duas pessoas durante a semana (2 banhos diários) e 4 ao fim de semana (6 banhos), é tudo uma questão de gestão de horários.
    Para além disso tenho um temporizador na tomada em que o TE só está ligado umas 3 horas de manhã e umas 4 horas à tarde, e desligo ao fim de semana. Primeiro estranha-se, depois entranha-se.
    Banhos de duche são uns 5-6 minutos no máximo.
    Concordam com este comentário: marize
  11.  # 12

Obrigado pelas respostas de todos.
    Efetivamente também tem a ver com o facto de ter de acartar bilhas de gás.
    Moro num 5.º andar num prédio sem gás canalizado e cujos elevadores estão quase sempre avariados. As costas e a idade já pesam para isto. Até porque é cada vez mais difícil arranjar alguém para acartar as bilhas até cá acima.
    Daí terem-me aconselhado um termoacumulador.
    Não sabia que duravam tão pouco tempo (5 anos com manutenções).
    Cumprimentos a todos.
  12.  # 13

ui, bilhas de gás num 5º andar sem elevador. eu moro num 1º com escadas muito a pique e já não conseguia lidar com ir buscar as bilhas, deixar de ter gás a meio de um banho etc. também sem possiblidade de ter gás canalizado, a melhor coisa que fiz foi mudar. se a casa for sua e tiver a possibilidade de fazer algumas obras no local do esquentador de forma a caber um de 80L ou de 100L, vale muito a pena o investimento e é um descanso.

quanto à manutenção, tem que trocar o ânodo a cada 2 anos o que não fica barato, mas com algumas marcas pode fazer a extensão de garantia e eles trocam-lhe o termo mesmo que não tenha feito a manutenção (Ariston, por ex). a duração do aparelho é conforme. a minha mãe tem um de 100L e é o mesmo há 25 anos :)
    • smst
    • 9 agosto 2024

# 14

Veja os da Termobrasa, acho que consegue um de 75L a caber no espaço que pretende:
    https://termobrasa.com/wp-content/uploads/2022/12/Catalogo_Termobrasa_2023.pdf

O gás de botija está carissimo, além de todo o trabalho que dá andar sempre a trocar a botija, eu já teria trocado para um termoacumulador há muito tempo.Quanto lhe custa actualmente uma botija de gás? e dura em média quanto tempo?
    No apartamento onde moro (arrendado) tenho a situação contrária à sua, tenho termoacumulador num prédio com gás canalizado.
    • marize
    • 9 agosto 2024 editado

# 15

Colocado por: smst além de todo o trabalho que dá andar sempre a trocar a botija
    que trabalho?! Rodar uma cavilha de uma botija para a outra? Ou carregar uns kgs de e para o carro?

Cá em casa usamos gás na cozinha e no wc exterior. Ambos os locais têm uma botija a uso e uma de reserva. Cozinhamos todos os dias e mais do que uma vez, umas vezes para 2, outras vezes para 15 e não dá trabalho nenhum trocar 🤔 tomamos banho todos os dias, às vezes mais do que um (novamente por vezes só eu e o João, outras vezes os amigos que ficam por cá) e desde há 2 meses que estamos na mesma botija.

Entendo que seja conveniente para certas rotinas ter outra realidade, mas não considero que "esta" dê trabalho nenhum.

Quando uma botija acaba, trocamos e levamos para a vazia para o carro quando nos for conveniente (em 10 meses ainda só comprámos 3x gás)
  13.  # 16

marize.
    quem use gas para cozinhar e banhos, normalmente numa familia de 3 pax, num apartamento, uma botija dura 1 mes, no inverno, e no verão muda a cada 1.5mês
    Concordam com este comentário: Dias12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jblxmora
  14.  # 17

Colocado por: Pedro Barradasmarize.
    quem use gas para cozinhar e banhos, normalmente numa familia de 3 pax, num apartamento, uma botija dura 1 mes, no inverno, e no verão muda a cada 1.5mês
    Concordam com este comentário:Dias12

Confirmo. Familia de 3 em que eu era o unico a tomar banho todos os dias e era 1 botija por mês. Agora com termossifão é 1 botija a cada 3 meses.
    • marize
    • 10 agosto 2024 editado

# 18

Cada família sua realidade e tempo na água provavelmente.
    Na cozinha não usamos para lavar a louça, é só mesmo para cozinhar (todos os dias e por vezes 2x ao dia 😅, sendo que no Inverno o sr meu marido além do tempo de cozinha habitual ainda faz chá 1 a 2x; e até fui ver os registos.

Então, primeira botija na cozinha quando nos mudámos em outubro e nessa fase gastávamos muito gás porque tinhamos de ferver a água para tomar banho (ainda nao tinhamos jarro elétrico), trocámos a botija a 11.janeiro, novamente a 16 de Julho e ainda não voltámos a trocar.

No chuveiro, terá sido talvez a meio de Junho que instalámos o esquentador e nunca trocámos a botija..

Falando pessoalmente, para mim tomar banho não é uma questão de prazer (porque sei que há pessoas que adoram estar debaixo do chuveiro), entro no banho, faço o que tenho a fazer e saio; na cozinha não consigo perceber 😅 cozinhamos bastante e à moda antiga, panelas de pressão, compotas ao lume por horas, não sei... será do fogáo?!
    • smst
    • 12 agosto 2024

# 19

Colocado por: marizeCada família sua realidade e tempo na água provavelmente.
    Na cozinha não usamos para lavar a louça, é só mesmo para cozinhar (todos os dias e por vezes 2x ao dia 😅, sendo que no Inverno o sr meu marido além do tempo de cozinha habitual ainda faz chá 1 a 2x; e até fui ver os registos.

Então, primeira botija na cozinha quando nos mudámos em outubro e nessa fase gastávamos muito gás porque tinhamos de ferver a água para tomar banho (ainda nao tinhamos jarro elétrico), trocámos a botija a 11.janeiro, novamente a 16 de Julho e ainda não voltámos a trocar.

No chuveiro, terá sido talvez a meio de Junho que instalámos o esquentador e nunca trocámos a botija..

Falando pessoalmente, para mim tomar banho não é uma questão de prazer (porque sei que há pessoas que adoram estar debaixo do chuveiro), entro no banho, faço o que tenho a fazer e saio; na cozinha não consigo perceber 😅 cozinhamos bastante e à moda antiga, panelas de pressão, compotas ao lume por horas, não sei... será do fogáo?!

O fogão gasta pouco gás, onde se gasta mais gás é no esquentador. Como a Marize só instalou esquentador a meio de Junho (Verão) e muito provavelmente a água que usa para tomar banho está em algum depósito no exterior (ao sol) pouco uso tem dado ao esquentador fazendo com que tenha gastado pouco gás, deixe chegar o Inverno e veremos se mantém a mesma opinião quanto ao gás que vai gastar no esquentador.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  15.  # 20

smst> a água que usamos para tomar banho vem do furo para o vaso de expansão, e na verdade eu nem tenho opinião para manter, se é um gasto elevado ou normal, só estava mesmo a partilhar os consumos 🩷
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira

0.0208 seg. NEW