Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho uma moradia na zona de Braga (periferia) e pretendo fechar uma varanda nas traseiras da mesma com caixilharia e vidro temperado com proteção de calor (não sei o termo correto).

A ideia é criar um espaço isolado nesta zona onde possam ficar alojados os gatos que cá habitam (são 4).

Deixo aqui uma imagem ilustrativa que fiz na zona da casa em questão.

IMG-8626

Para explicar um bocado melhor a ideia,
    Esta zona ficaria fechada pela varanda do piso superior. Nas laterais, pelas linhas indicadas a cor azul a intenção era ter janelas basculantes com ventilação para circulação de ar, o restante espaço seria vidro.
    Na frente, seria tudo fixo, com a excepção da área em frente às escadas em que teria de ser uma área de vidro deslizante.
    As existentes guardas da varanda seriam eliminadas.

Deixo aqui as questões que tenho atualmente:

1 - É necessário licença para efetuar isto? Qual o possível custo?
    2 - Serralharias em Braga para fazer isto bem feito sem que custe um rim?
    3 - Estará bem idealizado a nível de circulação de ar ou estrutura geral? Se tiverem sugestões digam por favor.

Obrigado.
  2.  # 2

mesmo com ventilação duvido que vá ficar muito pouco agradável o ambiente nessas divisões lá dentro de casa.
    por outro lado ainda se isso levar sol direto no verão vai ficar muito desagradável
    acho que talvez fosse melhor deixar assim e fazer uma porta de gatos ( na porta que é visível) e deixá-los andar por onde quisessem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardofcorreia
  3.  # 3

A pergunta mais importante, o que é que os gatos disseram face a esta possibilidade?!?!? 🐈‍⬛🐈🐱
    Concordam com este comentário: LrLisboa
  4.  # 4

Creio que isso possa ser contornado com o tipo de vidro certo? Acaba por tornar o ambiente mais confortável.
    Esta zona apenas apanha sol ao início do dia.

Os gatos não têm grande opinião sobre este tipo de decisão, felizmente 😅
    O intuito é efetivamente ter uma zona fora da casa capaz de ter as coisas deles (caixas de areia, etc.) e onde possam ficar durante a noite. Durante o dia andam livremente no interior da casa, mas como à noite se transformam em máquinas de destruição, precisam de ficar num espaço isolado.
  5.  # 5

Ricardo, a sua senhora já tem um de cada cor ou corre o risco de aumentar a colecção?! 😅
  6.  # 6

Colocado por: marizeRicardo, a sua senhora já tem um de cada cor ou corre o risco de aumentar a colecção?! 😅

Já fechamos a conta! Felizmente.
  7.  # 7

Colocado por: ricardofcorreia precisam de ficar num espaço isolado.

Hum... tenho sérias duvidas que isso vá resultar, isto é, se aceitam ficar confinados num espaço tão reduzido, e falo com conhecimento de causa uma vez que temos aqui em casa uma gata que circula livremente pela casa, mas se tiver que ficar confinada num espaço mais reduzido é capaz de passar uma hora seguida a arranhar a porta e a miar como se lhe estivessem a fazer uma histerotomia com uma faca de barrar manteiga e sem anestesia 🙃
  8.  # 8

Vamos então analisar a fundo.

De quem foi a ideia de fazer essa intervenção maioritariamente por causa dos felpudos? É uma questão comum à família, ou é um de vocês que está mais dedicado a encontrar uma opção?
  9.  # 9

É uma questão comum.
    Gostava mais de esclarecer pormenores técnicos referente à ideia.
  10.  # 10

Eu sei Ricardo, e não o estou a empatar! Na verdade de cada vez que um de nós fala da cor dos seus gatos o post sobe e tem maior probabilidade de que alguém que o veja o possa ajudar.

A questão pode ser mesmo deixar de ter uma zona que parece ser super agradável para todos, em detrimento dos felinos e de um investimento brutal... desejo-lhe toda a sorte e que se resolva de maneira suave!
  11.  # 11

Obrigado!
    De facto a varanda acaba por ser um bocado apertada, e está neste momento a ser construído um terraço nessa zona para ter uma área de colocação de uma mesa de refeição, sofás, etc.

A principal questão aqui creio que seja mesmo o facto de ser preciso ou não licença para a execução deste tipo de modificação.
  12.  # 12

A menos que a lei tenha mudado, tenho quase a certeza de que se encaixa em mudança de fachada, logo "sim"..
  13.  # 13

O gato é um bicho livre, não deveria ser obrigado a estar fechado!
  14.  # 14

Colocado por: luisrdsO gato é um bicho livre, não deveria ser obrigado a estar fechado!

Concordo, mas antes "fechado" dentro de toda a a casa do que livre para ser atropelado, envenenado, etc..
  15.  # 15

luisrds> o ser humano também não deveria estar a morar e trabalhar fechado em caixas, mas veja bem onde a inteligência humana nos está a levar.
  16.  # 16

Tinha um gato que morreu à dias, atropelado. Mas enquanto viveu foi livre e feliz. Acontece, é a vida.
  17.  # 17

O seu gato estava castrado? Ou viveu a vida feliz e livre a aumentar as colónias?

Enfim... este post é sobre marquises e o conselho do meu avô de que não se discute muito tempo com quem só vê para um lado, aplica-se perfeitamente aqui (não era bem assim que ele dizia, mas a ideia está lá)
  18.  # 18

Colocado por: marizeO seu gato estava castrado? Ou viveu a vida feliz e livre a aumentar as colónias?

Enfim... este post é sobre marquises e o conselho do meu avô de que não se discute muito tempo com quem só vê para um lado, aplica-se perfeitamente aqui (não era bem assim que ele dizia, mas a ideia está lá)

Por acaso, contra a minha vontade, até estava. Mas se é sobre marquises, fica porreiro, uma gaiola envidraçada. Minha opinião.
  19.  # 19

Colocado por: luisrds
    Por acaso, contra a minha vontade, até estava. Mas se é sobre marquises, fica porreiro, uma gaiola envidraçada. Minha opinião.

Obrigado pelo excelente contributo.
    Se o objetivo da "gaiola envidraçada" for para meter roupa a secar, muda alguma coisa?
    Concordam com este comentário: marize

0.0209 seg. NEW