Colocado por: JCoimbraBoa tarde.
Então é assim: a minha futura moradia tem proj elétrico e a potência será de 13.8kva monofásico.
Ao dar os elementos ao empreiteiro para orçamentar, forneci o projeto elétrico e foi retificado o orçamento por esse facto.
Dito isto, recebi agora da e-redes (pedido do ramal, por parte do empreiteiro/eletricista que trabalha com ele) um doc para pagar cerca de 50€, e aparece lá: potência requisitada 20.7.
Ora o que quero saber.
Se o ramal for executado tendo em conta a potência requisitada, o ramal aguentará os 13.8kva monofásico? Terei problemas quanto a isso?
O eletricista disse que não.
O arquiteto disse que poderei ter, dependendo se no ramal é logo colocado o cabo necessário para colocar os 13.8kva, mas se não colocarem a quando da execução do ramal, poderei ter que no fim fazer novo ramal (+ custos para mim claro).
Alguém passou pelo mesmo?
Alguém entendido pode dar uma ajuda?
Cumprimentos e obrigado a todos
Colocado por: fredcunhaProvavelmente o seu empreiteiro pediu 20.7kVa (trifásico) porque quer instalar uma grua, e quer garantir potência suficiente para a mesma. Mas esse é o pedido de ramal de obra, que alimenta o contador de obra.
Quando finalizar a obra o seu empreiteiro vai desativar o contador de obra e pedir o ramal definitivo de acordo com o projeto elétrico, que como indicou são 13,8kVa (monofásico).
Caso seja possível, coloque o contador de obra no mesmo local que ficará o contador da casa, assim pode usar o mesmo ramal e não paga a execução de dois ramais diferentes. Um ramal que alimenta um contador a 20,7kVa serve perfeitamente para alimentar um contador a 13,8kVa.
Colocado por: RicardoPortoQue pode não ser o mesmo cabo.. daí colocar logo o cabo definitivo
Colocado por: JCoimbra
Mas para colocar o cabo definitivo, a e-redes tem que saber que o ramal terá que estar preparado para 13.8 monofásico. Isso é o que o meu arquiteto diz
Colocado por: PJ2022
Isso é normal(julgo eu).
Estou neste momento a construir e quando trataram do pedido, foi solicitado ramal obra com 20.7 trifásico devido a ser necessário para certas máquinas durante a construção, mas isso no final é feito o pedido conforme acordo com o projeto elétrico, os tais 13.8 monofásico
Colocado por: RicardoPortoDevia pedir para obras 41.4 kVA e não 20.7kva.. pois aí o cabo já dava para os 60A
Colocado por: JCoimbra
Também acho. Mas o eletricista contratado pelo empreiteiro diz que depois dá. Por isso não me preocupo. Se no fim não der, alguém vai receber menos do que está acordado para pagar o novo ramal. Já deixei escrito preto no branco, e avisei antes da execução do ramal. Se me dizem que dá, os entendidos são eles, mas depois... O proj elétrico dos 13.8 mono é para cumprir.
O ramal foi pedido pelo empreiteiro/eletricista sabendo que no fim será para certificar os 13.8 mono...
Colocado por: RicardoPortoE eles assinaram um papel a dizer que dá??
Deixe 2000eur por pagar até ter os 13.8kva contratados...
Colocado por: RicardoPortoEles não estão a mentir.. certificam 13.8 kVA monofásico.. você ter baixada para isso e a E-redes aprovar é outra
Colocado por: RicardoPortoEles não estão a mentir.. certificam 13.8 kVA monofásico.. você ter baixada para isso e a E-redes aprovar é outra